quarta-feira, 4 de julho de 2012

"O destino é o desejo que se cumpre"



A frase tema deste texto, Dr. Freud a escreveu e alguém, muito especial, inseriu numa correspondência que me enviou. Neste momento, pode ter sido o mais importante recado que poderia receber: “o destino é o desejo que se cumpre”.

Abstraindo os motivos do meu momento, a frase resume a essência da vida. A eterna busca humana, os espinhosos caminhos que percorremos para sermos o que queremos ser, para fazer o que gostamos, para estar com quem amamos, para chegar onde queremos, para dizer SIM e NÃO sem medos, simplesmente, por ter sido, nossa, a escolha. A complexidade dos caminhos que levam a reconhecer em si o que se é.

Existe uma enorme discussão sobre o que seja destino. Ao seu conceito são agregados conteúdos vários. Quanto a mim, nesta discussão acrescento o conceito do livre arbítrio, relativizado no momento em que, ao tomar uma decisão pretensamente “livre”, sabemos que ela está contaminada pelas decisões, vontades e necessidades de outras pessoas, da aleatoriedade das circunstâncias que se impõem e, muitas vezes, preponderantemente, ditadas pelas razões obscuras do nosso inconsciente.

Quantas vezes temos a dolorosa e inquietante sensação que perdemos o comando das nossas vidas? Coerente com a frase de Freud, isto ocorre porque abandonamos, negligenciamos ou minimizamos, por fraqueza, cansaço, comodismo ou oportunismo, o que nunca deveríamos abdicar nem entregar, o comando de nós mesmos. Como se a desistência deste direito inalienável e desta obrigação irrenunciável fosse tornar a vida mais fácil e cômoda. Que engano! Mais tarde, quando o destino que desenhamos no nosso imaginário não se cumprir, fugir do que idealizamos, o fracasso será o sentimento recorrente. E este destino construído no processo do existir, será levado à categoria de réu, culpado por tudo que pretendíamos e não conseguimos. Álibi que usaremos para nos eximir da responsabilidade que é nossa.

É preferível, então, o embate com a vida e seus caprichos, o discernimento quanto aos momentos de recrudescer ou recuar, a coragem de optar pela justiça, opondo-se ao elogio fácil, a energia capaz de erguer-se das quedas e seguir em frente, a poupar-nos para, mais tarde, enfrentar-nos.

Portanto, este mergulho além de perigoso, é necessário. Apesar disto, há quem se aventure a fazê-lo, como há quem prefira a placidez enganosa de sobreviver na superfície.

Não estou pregando a arrogância do homem diante da vida e seus imprevistos, nem a inflexibilidade diante de fatos que não dominam. Entretanto, não podemos negar que, mesmo diante do imprevisível e das fatalidades que nos espreitam, a forma como reagimos diante de tudo que nos acontece, ”é o desejo que se cumpre”.

Finalizo este texto e a ousadia de escrevê-lo, com um poema de Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa:

Cada Um

Cada um cumpre o destino que lhe cumpre,
E deseja o destino que deseja;
Nem cumpre o que deseja,
Nem deseja o que cumpre.

Como as pedras na orla dos canteiros
O Fado nos dispõe, e ali ficamos;
Que a Sorte nos fez postos
Onde houvemos de sê-lo.

Não tenhamos melhor conhecimento
Do que nos coube que de que nos coube.
Cumpramos o que somos.
Nada mais nos é dado.

ALICE ROSSINI