segunda-feira, 7 de março de 2016

ESPERANÇA, seu nome é RAFAEL


Nas Escrituras Sagradas existem controvérsias se Rafael é considerado anjo ou arcanjo. Uma ou outra condição é unânime que “é companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades”.

Na pintura Rafael Sanzio é o pintor das Madonas, tendo como uma das mais admiradas e estudadas por filósofos e poetas, a Madona Sistina, pela simplicidade e singeleza.

Fomos abençoados pela vida por uma criança, cujo nome é tão importante para a religião quanto para a arte, recebendo o nosso Rafael. Tal qual aquela Madona, com igual simbolismo foi representada por Maysa, carregando seu Rafael no colo, perto ao seio, de forma protetora e amorosa. Uma imagem que emociona, não importa as personagens. Entretanto, quando são pessoas, pelas quais nutrimos um enorme afeto, uma onda de gratidão à vida soma-se a infindáveis sentimentos.

Fora das paredes do hospital, cenário aonde Rafael veio ao mundo, a vida seguia com manifestações humanas, as mais variadas. Solidariedade, amor, coragem, indignação, injustiças, justiças... Subjaz a todos eles, tanto dentro como fora da “casa de saúde”, um sentimento de mudança que pululava diante de mais um Rafael, que esperamos nos traga alegrias pela pessoa digna e ética que poderá tornar-se, num contexto de um mundo conturbado, mas permeado da esperança que nunca pode abandonar o ser humano, sob pena de paralisá-lo.

Este 4 de março, dia em que, enfim pudemos anunciar a chegada de Rafael, já está impresso na nossa memória afetiva. Seja êle sempre, o precursor das nossas esperanças!

VOVÓ ALICE