quarta-feira, 12 de junho de 2013

EDITORIAL


Aquela Instituição Hospitalar, onde os equipamentos e o saber científico refletem a exigência de prolongar a vida do homem, prazos e limites relativizavam-se, curvando-se às duas faces da vida - existir e morrer. Sentimentos vários a preenchem. O medo, a esperança, a ansiedade e, principalmente, a SAUDADE.

O leito que deu o conforto na ausência da saúde foi o mesmo que, no último suspiro acolheu à hora derradeira o homem que foi pai, avô, irmão, filho, marido, tio, padrinho, compadre, cunhado, genro e amigo, através de quem só vinham sorrisos, trocadilhos e brincadeiras, que transcendiam seus lindos olhos verdes carregados de bondade e desprendimento, que aumentavam a gratidão e a ternura de quem, com ele, teve o privilégio da convivência.

A lacuna que deixará na história de todos, sugere que este momento seja de recolhimento e reflexão. Cada um o prateará à sua forma, conforme as marcas por ele impressas.

Certamente, quando estas recentes e dolorosas recordações tornarem-se miragens na poeira do tempo, seu legado de otimismo e amor à vida e às pessoas vai impor sorrisos e gratidão. Porque foi sorrindo e agradecendo à família e aos amigos, que a vida lhe proporcionou que JACKSON VAZ DE ARAUJO enfrentou 10 anos de sofrimentos, sem que um lamento saísse de sua boca. O silêncio foi a forma mais generosa que encontrou para convencer-se que era chegada a hora de mudar-se para outro plano que, certamente, o acolherá melhor que nossos esforços, amorosamente, tentaram conseguir.

Com esta dignidade e resignação, nos deixará a pergunta: Será que somos simples andarilhos que percorrem um caminho, cheio de imprevistos, cujo único destino é a morte? Para alguns pode até ser, mas o caminho que JACKSON escolheu para si, nos responde, pois, mais que matéria com vocação para dispersar-se, podendo, enquanto caminharmos, semear bondade, dignidade e por isto, nos tornar inesquecíveis

12 comentários:

Alice Rossini disse...

Meu tio, meu compadre, meu pai, "Mágico de OZ" da minha infância, cúmplice na adolescência, amigo na maturidade.
Quantas lições tentei aprender com voce em cada etapa da minha vida!

Minha gratidão é tão grande, quanto meu orgulho pela dignidade nas adversidades, pela humildade no exercício do poder,pelos silêncios oportunos, pelo sorriso constante, pela coragem de enfrentar a vida verdadeira.

Você, seguramente, está mais em paz e sereno que muitos de nós, pois, muito poucos conseguem descobrir o caminho dos puros.

Até um dia.
Sua sobrinha e comadre
Alice

Patricia disse...

Tia Alice,

Fiquei muito comovida com o seu telefonema, solicitando meu carinho neste momento tão delicado... Que seu Tio Jackson vá em paz. Estamos aqui de passagem. Esta é a certeza!Deixamos nosso exemplo, impressão e essência para os que ficam...Beijos da sobrinha Pat

Anônimo disse...

Mais que um tio, um amigo, uma pessoa presente e animada em todas as ocasiões... Um presente vindo do céu, e que agora retorna, para fazer alegre àqueles que se encontram tristes, levar bondade àqueles que necessitam e acima de tudo, deixando a imagem de uma pessoa inesquecível!!
Thiago de Araujo.

Ana Clara disse...

Tia,

seu texto me confortou. Não tenho nem mais o que dizer a não ser assinar embaixo e te agradecer por colocar em palavras o que eu sinto por essa pessoa linda que meu tio é.

Vamos aproveitar o momento para celebrarmos a existência dele, mais que relevante em nossas vidas e historias pessoais.
Ele merece ser celebrado.

Até logo, Tio. Você sempre será lembrado com amor.

AMANDA disse...

Querida Alice,

Quando ia parabenizar-lhe pela chegada da sua netinha, deparei-me com a morte de seu tio. ´Nestas horas não temos o que escrever, embora, voce consiga expressar-se tão bem. Mas, pela sua comovente descrição da pessoa especial que ele foi, espero que, saber que já não sofre mais e está mais perto de Deus, lhe conforte

Glória Mattos disse...



ALICE. SINTO MUITO QUE VOCE TENHA PERDIDO MAIS UM ENTE QUERIDO. INFELIZMENTE NÃO PODEMOS IR CONTRA A VONTADE DE DEUS.
UM GRANDE ABRACO.

GLORIA

Aparecida Mattos disse...

Alice, como voce escreveu neste Blog, "a morte é a única certeza que não permite escolha". Portanto, ela é o outro lado da moeda que a vida, sempre sábia, colocou na sua frente. Voce ganhou uma neta e, imediatamente, perdeu um tio. Com seu discernimento e sua lucidez já deve ter percebido as "regras do jogo".
Minha solidariedade e compaixão

Izabel disse...

Irmã,
que lindo e verdadeiro "texto". Sem palavras. Ele é merecedor!

"Eu vou fazer pra Deus um pedido em minha meditação
Pra que ele faça boa viagem nessa passagem!
Ei!
A vida é uma ponte e agora você vai conhecer o outro lado (vai lá)"

Beijos,
Bel

Sonia Castro disse...

Alice, que descrição linda de um ser humano! Seria tão bom que pessoas como estas se multiplicassem, pois,estão num estágio mais avançado na sua espiritualidade e isto, ontagia a humnidade. Foi um privilégio para voce tê-lo como tio e compadre. Conte com minha solidariedade.

Penha Castro disse...

Alice, seus ultimos textos, falam da "verdade", nascemos e morremos. Em nenhum destes fatos temos o poder de decisão. Mas, entre um fato e outro, podemos decidir como faremos nossa caminhada. Sua netinha, o começo, dá aos pais a chance de formá-la para que este caminho espelhe em dignidade, humildade, lucidez e exemplo de comportamento ético que seu tio representou, descrito de forma tão carinhosa e que nos indica o quanto foi, é e será importante para voce e sua familia.
A verdade dos dois textos, com os quais, na maioria do que foi escrito me identifico, serve para quem o lê de uma "especie" de modelo para que o mundo volte a ser um lugar melhor.
Parabéns pela netinha e que seu tio esteja no lugar que fez por merecer

RICARDO disse...

ALICE, QUE AS PERDAS NÃO APAGUEM DO SEU ROSTO O SORRISO QUE NOS CONTAGIA TANTO. QUE A PERDA DE PESSOA TÃO QUERIDA SIRVA PARA MOSTRAR, A VOCE E A TODOS NÓS, AS MUDANÇAS QUE FAZEM PARTE DA VIDA.
VOCE PERDEU SEU TIO, MAS GANHOU UMA NETA. SIGA EM FRENTE

Izabel disse...

Que lindo os sentimentos que meus filhos expressaram a partir deste sue texto tão verdadeiro, minha querida irmã – sim mais que um tio, um amigo que nos animava em todas as horas... Um presente vindo do céu, e que agora retorna, para fazer alegre àqueles que se encontram tristes, levar bondade àqueles que necessitam e acima de tudo, deixando a imagem de uma pessoa inesquecível.

Este é – era o nosso tio Jajá... Ele estará sempre presente!!!

Que saudade!!

Bjss,
Bel