quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MAIS UM ANO


Em 2016 este Blog não celebrará seu aniversário com um Editorial, como sempre o fez. Exerço a prerrogativa de falar na primeira pessoa, pois desejo ser porta voz dos meus sentimentos.

Embora este ano tenha sido igual a todos os outros; grandes alegrias, grandes tristezas, quase perdas, muitos ganhos, muitas saudades, novas e perenes, muitos desencontros e, felizmente, relevantes encontros e reencontros. Entretanto, foi diferente a forma de sentir e perceber fatos tão naturais na vida de qualquer um. Pelas minhas singularidades e através do resultado de um mergulho em mim mesmo, pude descobrir novos vieses por onde enxergar a difícil tarefa de existir.
Resolvi me submeter a um processo analítico e confesso que, além de não está sendo fácil, exigiu uma postura silente e de recolhimento. Embora conduzido por um profissional, a aventura de um mergulho nas nossas profundezas não se esgota no divã. A reflexão é uma postura quase obrigatória, a clausura uma necessidade. Neste momento a exposição pode ser permeada de equívocos, as certezas enfraquecidas ou sucumbir às armadilhas da “arrogância” de descobertas precipitadas.

Há que respeitar-se no caminho.

Como não me isolei do mundo e das pessoas que amo, questões coletivas foram relevantes e, claro, influenciaram minha visão da vida, ratificando ou colocando em dúvida a saudável confiança no futuro.
Este Blog calou durante um longo tempo. Entretanto, calar não significa morrer, ainda que sobreviva de palavras. A perda de um amigo, Luiz Augusto me paralisou, já que ela veio somar-se a outras ausências, meu tio Jackson e da minha amiga KILMA, eterna homenageada pela sua representação na minha vida.

Amada KILMA! O mundo continua o mesmo, tão belo, quanto feio. Ataques terroristas, preconceitos de várias formas, corrupção escancarada. A falta de ética em todos os aspectos das atividades humanas convive com avanços na tecnologia, capitaneada por seres comprometidos, bem intencionados, altruístas. Estadistas se dizendo preocupados com o destino do planeta e uma saudável indignação quanto à indiferença aos diferentes! Lembro da forma amorosa com que acolhia estes últimos. Você sempre tão generosa, tão justa, tão desprendida. Você que colocou o amor como uma meta, fez da sua profissão uma peregrinação em favor dos necessitados. Talvez, este mundo não lhe mereça, ainda que, contraditoriamente, necessite de pessoas com seu perfil.

Minha saudade continua do mesmo tamanho. O que aumenta é minha eterna gratidão por todas as vezes que você me fez sorrir e me sentir amada.

Entre os encontros empresto especial relevância aos nascimentos dos netos. Que pena que não compartilhamos esta felicidade. Certamente compreenderia meus arroubos. Tenho certeza que seu espírito puro e evoluído conecta-se com a criança que tenho dentro de mim formando uma corrente que, mesmo em outra dimensão, você a fortalece. Marina, Pedro, Gustavo e Rafael meus presentes no outono da vida, têm o poder de suavizar minhas perdas e reinventar os mecanismos que me permitem continuar a sonhar e não perder a esperança.

Com estas considerações, este ano de 2016, salvo o imponderável, será igual a todos. Yin e Yang completando-se nas necessárias contradições, brincando com nossos destinos. Haveremos que manter o firme propósito de sentir e compreender, mais que ter. Porque, definitivamente, “o essencial (continua) é invisível para os olhos”

Alice Rossini


6 comentários:

Anônimo disse...


Parabéns Alice! A importancia de qualquer coisa é medida a partir do momento em que ela muda vidas. Tudo que que leva a reflexão provoca mudanças. Da minha parte seu blog é importante a partir do momento que nos ensina a compartilhar emoções e levanta questões de vivem em nossas cabeças, mas precisamos que alguém arrume para podermos pensar sobre elas.
Esta oportunidade é otima para lhe dizer quanto seu blog é importante para mim e deve ser para outras pessoas

Penha Castro

Anônimo disse...


Que bom abrir este blog e encontrar textos! Como tudo que voce escreve é bom e bonito, ler o Verso&Reverso sempre me faz bem!

Certamente Kilma, onde estiver estará sentindo suas vibrações, sua saudade.

Por favor, amiga continue escrevendo!

AMANDA

Anônimo disse...


Li o texto do GUGA (mais um netinho), mas preferi comentar este onde comemora o aniversario do blog e fala de forma super carinhosa de uma amiga chamada Kilma.
Estes tres ultimos texto fala muito de voce, define seu perfil. Voce é uma pessoa apaixonada,que vive tudo com muita paixão.
Esperarei outras crônicas, pois adoro seu estilo. Parabéns. pelos netos e pelo blog
ANAMARIA

Anônimo disse...


Parabéns Verso&REVERSO. Que voce volte e continue nos levando a pensar

Anônimo disse...


Uma convocação realista à esperança, à fé e ao otimismo.
Muito bom!

Anônimo disse...


Alicinha,

Voce como sempre se superando na criatividade, na arte de ligar assuntos e falar de sentimentos.

Parabéns.

Uma eterna leitora