terça-feira, 21 de dezembro de 2010

EDITORIAL

Mais um Natal, quando vemos repetir os mesmos excessos e as mesmas carências. A maioria continua possuindo as faltas e a minoria detendo a fartura. Há mais de dois mil anos é assim. Mas, a cada Natal renovam-se as esperanças de um mundo mais fraterno. Esta esperança é que estimula e sustenta nossa fé na vida.

O mundo está tão desigual e tão cruel que uma parcela da humanidade com alguma lucidez fica cada dia mais constrangida em reclamar do seu cotidiano, já que se sente uma ilha, isolada pela violência, pela insanidade da indiferença e perdida nos limites cada vez mais tênues e relativos entre o certo e o errado, entre o ético e o aético.

Durante o ano que passou, como a maioria dos leitores deste Blog, realizei sonhos, vivenciei momentos difíceis, presenciei tragédias. No ano que chega, a vida continuará o seu fluxo indiferente às nossas lágrimas e aos nossos sonhos, mantendo sua eterna vocação de surpreender.

Portanto, consciente da nossa insignificância diante das teias do Universo e do imenso poder que temos sobre nós mesmos, desejo que alguma coisa se modifique na nossa capacidade de compreender e aceitar o irreversível e fortaleça nossa vontade para transformar a realidade que nos incomoda, nos avilta e nos distancia da nossa condição humana.

10 comentários:

Penha disse...

Seu Editorial está quilibrado, realista e sem pieguices. Temos que que encarar o mundo como ele é e a nós com o relativo poder que temos sobre ele.
Adorei sua objetividade sem perder a leveza.
Que 2010 tenhamos paciência para perceber que nada mudou e até que continuamos os mesmos.
Parabéns e um Natal de paz e um ano novo sem perder a esperança

AMANDA disse...

Voce mais uma vez consegue mudar o tom sem perder a elegância e a perspicácia. Não adianta esperar muito da humanidade mas, não podemos perder a esperança. Entretanto não podemos criar expectativas grandes demais. Enfim, o equilibrio e o realismo marcaram sue texto.
Espero que tenhamos o seu discernimento sem que ele nos tire a fé na vida

Aparecida Matos disse...

Feliz Natal e um 2011 bastante produtivo e com muita paz para voce que, embora tenha nos inquietado neste ano com suas "provocações" mas, garanto-lhe, todas muito uteis.
Obrigada pelos textos nos quais, humildemente, não se isenta mas, chamam atenção para nossas esquisitices, nossos egoísmos e nossa intolerância.
Muita luz para voce e sua familia

Roseane disse...

A sensação de insignificância diante da vida não deve impedir que lutemos para que cada dia seja melhor. Por mais que a vida seja imprevisível, temos o poder sobre nossa vontade. E a vontade quando é forte e bem intencionada é capaz de milagres.
Que muitos milagres aconteçam neste ano novo e que façamos por merecê-los.
Tudo de bom para voce.

Anônimo disse...

Paciência e força é o que todos nós precisamos para viver. Não temos nenhuma ingerência sobre a vida, não temos poder de evitar nada. Portanto, se tivermos compreensão destas verdades já está de bom tamanho.
Muito real seu texto. Parabéns.Se soubesse escrever comentaria mais.
Feliz 2011

IZABEL disse...

Querida irmã,

Verso&Reverso realmente “é o blog” – dá espaço para que possamos “declarar” nossos sentimentos e refletir as nossas “pendências e diferenças” – você por meio deste “instrumento informal de comunicação” deve ter “chocalhado” com muitas cabeças...

Obrigada! Você não sabe o quanto ajudou e interferiu!!! Parabéns - estarei usando seus textos em meus trabalhos.

Beijos e um 2011 ainda mais iluminado,

Bel

PS: que frase linda que vc escolheu para "brindar" o final de ano - Lennon será sempre LENNON!

RICARDO disse...

SE DESLIGAR DO MUNDO TEM VANTAGENS E ALGUMAS DESVANTAGENS.A DESVANTAGEM DESTA VEZ FOI NÃO LER ESTE EDITORIAL TÃO VERDADEIRO, TÃO BONITO E TÃO VÁLIDO POR TODOS OS TODOS OS DIAS DO ANO.
QUE 2011 POSSAMOS CONTAR COM "ESTE" BLOG
FELICIDADES

ZEUS disse...

Que em 2011 voce continue inspirada e atenta aos fatos que enxerga com a sensibilidade sempre a flor da pele.
Parabéns!

Anônimo disse...

Leio seu Blog sempre. A cada dia voce nos surpreende com sua forma original e pessoal de enxergar a vida.
Que 2011 seja cheio de paz e ralizações e que este intrumento que tem nas mãos continue fazendo a diferença na vida de muita gente
Parabéns

Carlos Augusto Vaz disse...

Alice, me considere leitor do seu BLOG. Feliz 2011