sexta-feira, 15 de abril de 2011

UM DIA PARA MORRER

Quem nunca pediu a Deus um dia, ou até menos, para ficar morto? Calma! Guardem as forcas e o veneno de barata! Não falo de suicídio, mas de tirar um dia para vegetar por 24 horas. Deitar numa cama e ficar olhando para o teto... Só reparando cada mínima imperfeição do piso, os pequenos detalhes do travesseiro e todas aquelas coisas inúteis que, por motivos óbvios, não prestamos atenção no dia a dia.

É quando a nossa cabeça está prestes a explodir que imploramos aos céus que façam desse dia abençoado um presente de aniversário. Um bocado de gente desconhecida gritando no seu ouvido e cobrando uma pilha de documentos, dezenas de outras marcando horário retoricamente e outras centenas, que nem o nome você sabe, lhe ordenando fazer coisas que você não faz idéia de como foram parar em sua vida... Tem mesmo que ter uma hora de dizer “CHEGA!”. Uma válvula de escape ligeiramente grosseira, mas conveniente

E é ai que, após ter se levantado ao som do despertador, que você volta ao quarto e contempla a sua cama. Aquele travesseiro macio feito uma nuvem, aquele colchão tentador, o ar condicionado ainda ligado... Quase como uma droga, lhe puxando para mais cinco minutinhos que logo se transformarão em sessenta. E mesmo com mil e uma amarras lhe puxando para aquele santuário de panos, algodão e molas, é preciso dar aquele basta. Dizer não e se virar de costas desejando poder ter dito sim.

É por estas e outras que invejamos os cadáveres. Tudo bem que não tem o que fazer, mas às vezes ter o que fazer é justamente o problema! É claro que um caixão pode não ser uma cama, mas se tem quem durma em pé em um ônibus lotado, há quem se ache uma Bela Adormecida em um cantinho debaixo da terra.

RAFAEL NEVES, estudante

9 comentários:

GLORIA disse...

RAFA. GOSTEI MUITO DO SEU MODO DE ENCARAR ESTA VIDA MESMO COM A POUCA IDADE . EU JAMAIS TERIA CAPACIDADE PARA TAL.
ACHEI MUITO LEGAL. PARABENS E CONTINUE ASSIM QUE COM FE EM DEUS VOCE SERA NO FUTURO UM GRANDE ESCRITOR.
GLORIA

Alice Rossini disse...

Rafa,neste texto corajoso e transparente, voce foi porta voz da maioria esmagadora dos jovens, homens e mulheres do seu tempo. A demanda é grande e, como voce diz, muitas vezes não entendemos para que ou para quem serve. Todos nós fantasiamos, um dia, mandar tudo "às favas" e ficar de pernas para o ar olhando para o teto. Nestes momentos, em que esvaziamos nossas mentes para as solicitações do cotidiano, é que surgem as grandes idéias, as inspirações dos poetas, escritores, cientistas. Mas, esta quietude nunca deve perder o olhar atento pois, é no detalhe, que só é visto quando nos permitimos a ociosidade, esta atitude tão carregada de preconceitos pela nossa cultura, onde reside o que a vida tem de melhor.
Na sua idade, em que é prioritário armazenar conhecimentos, momentos de quietude, sem necesariamente deixar de cumprir suas obrigações, escondem um grande um grande potencial de criação para que grandes projetos sejam gestados e, quem sabe, um dia, tornarem-se realidade - a exemplo dos textos brilhantes que escreve. Alguém já escreveu um livro - O ÓCIO CRIATIVO,Domênico De Masio - dizendo que, em parceria com o trabalho, o ócio permitiu que a humanidade avançasse tanto em vários áreas do conhecimento.
Parabéns pela coragem e pelo vanguardismo.

Penha Castro disse...

Rafael,

Como eu gostaria de, pelo menos, um dia por mês ficar em casa, sozinha, deitada, olhando para o teto sem pensar no monte de coisas que tenho que fazer.

Seu texto é verdadeiro e sincero. Voce deve ter estudado em História a origem deste culto ao trabalho. Hoje, o homem moderno vangloria-se de ser assoberbado de afazeres, criticando aqueles que os selecionam por prioridades ou gostos e encaram a vida com mais serenidade.

Parabéns, voce é um cronista leve e divertido

AMANDA disse...

Rafael,

Que bom seria se voce contuasse com esta vontade de "morrer" por um dia! Certamente, voce seria um adulto diferente dos de hoje. Ausentes na educação dos filhos, estressados, neuróticos e que não vem nem sentem a vida passar.

Vou torcer por isto.

Seu texto está super interessante, parabéns

AMANDA disse...

Cometi um erro de ortografia no meu comnetário acima. Onde se lê "contuasse", leia-se "continuasse"

marco rossini disse...

parabens rafa. belo texto. belo desabafo. voce conseguiu dar vida a um momento que achamos que só a ¨morte¨resolve a vida.

Aparecida Matos disse...

Rafael, voce colocou no papel o "sonho do homem moderno". Tirar um dia para "morrer" para as obrigações e os estresses do dia a dia. Como voce é ainda muito jovem, mantenha este desejo e, de vez em quando, coloque-o em prática.É muito saudável.

Lais disse...

Rafael Neves está como eu: doido por um sábado e domingo, seja pra "resolver a vida", que isso você não faz quando trabalha, seja pra não fazer nada, que mais parece ser o caso caso dele.

Essa segunda opção não é muito pra mim...Tendo a querer ocupar todo o meu suposto tempo livre. Só pratico a arte do ócio quando estou em férias...raras ocasiões, pobrezita...

Selene May disse...

rafael neves é show, conte quem é este estudante!!!!