segunda-feira, 20 de junho de 2011

A PROVA VIVA

Se alguma vez na vida, já pensou em ferir alguém, eu tenho algumas dicas. Pegue um machado, uma faca ou qualquer coisa suficientemente cortante e decepe-lhe a cabeça ou mutile um membro. Misture dezenas de venenos diferentes nem que isso lhe custe ir atrás de cobras peçonhentas e aranhas nojentas e ponha na bebida preferida dela. Ou, se o ódio for maior ainda, pode experimentar tortura. Há alguns métodos brilhantes, se você quiser saber. Está livre para fazer da forma que quiser, só peço que nunca, mas nunca em sua vida, atinja-lhe seus sonhos.

Pode me prender a uma forca e me suspender no ar ou me lançar em um rio de jacarés, mas não se atreva a encostar um dedo naquele tesouro guardado no peito. Aquele que insiste em se materializar, mas que nem sempre está na hora. Mesmo que ele seja humanamente impossível, deixe-o viver. Que mal há nisso? Que mal há em deixar germinar a esperança de algo melhor, de algo que nascemos para viver?

Nunca, mas nunca mesmo, ouse acertar esse ponto fraco, por mais imenso que seja a raiva, o rancor e tudo aquilo que te impõe-me como um alvo. Por mais que existam armadilhas e caminhos travessos, aposte neste pingo de incerteza, nessa louca improbabilidade. Não deixe que o dinheiro e a sede por consumo lhe façam cego da única certeza de que somos humanos: nós sonhamos!

Somos capazes de imaginar algo que está além da realidade e longe de qualquer preocupação, onde tudo faz sentido e nada mais importa. E melhor que isso, somos capazes de reunir forças para lutar por isso, não importa o quão difícil seja. Lembre-se sempre que somos todos humanos, mas existem dois tipos deles: aqueles dentistas que querem fazer teatro e aqueles atores fazem teatro.


Rafael Neves -estudante

9 comentários:

Alice Rossini disse...

Rafinha, como sempre seus textos me surprendem tanto quanto me emocionam. Sonhar, mais que uma capacidade é um direito, uma necessidade. O que nos tranquiliza é que esta capacidade é ilimitada e muda à medida que amadurecemos. Pergunte ao seu coração quais seus sonhos e aproveite o amparo e a sabedoria de sua familia para realizá-los. Na sua idade pode e deve realizar tudo que sua mente privilegiada continuar gestando.
Obrigada pela generosidade de repartir seus testos com os leitores deste BLOG, tanto quanto, suas inquietações juvenis, que transpiram uma maturidade iminente.
Beijos

Marco Rossini disse...

Rafa, voce, como sempre surpreedente com a densidade dos seus textos, tão cheios de verdades eternas para um garoto da sua idade.
Parabéns

Gloria disse...

RAFA, ME ORGULHO MUITO DE VOCE. A SUA MANEIRA DE ESCREVER E VER A VIDA ME LEMBRA MUITO UMA PESSOA QUE JA SE FOI. PARABENS. CONTINUE SEMPRE E COMO JA DISSE ANTES VOCE SERA UM GRANDE ESCRITOR.
BEIJOS.

Penha disse...

Rafael, pelo que conheço dos seus textos, voce ainda é muito jovem. Saber disto me enche de esperança, porque é o sonho que favorece a evolução humana. Tomara que a vida lhe dê condições de realizar seus sonhos e que eles sejam grandes e engrandecedores. Assim, voce estará fazendo o bem a muito mais pessoas. Seu texto é muito forte e causa muito impacto a quem o lê.
Parabéns!

Aparecida disse...

Puxa, que texto! Voce nem parece que ainda é um adolescente. Já li algumas coisas suas neste blog! Nem se preocupe porque, quando a gente sonha, o Universo conspira à favor. Espero que voce, quando for um homem formado e maduro, mantenha esta mesma cabeça onde, também, caibam sonhos e nunca deixe de lutar por eles. E os que surgirem não façam com que esqueça dos sonhos da juventude, porque são os mais puros e verdadeiros.

AMANDA disse...

Muito lindo seu grito em defesa dos seus sonhos, Rafael. Que bom seria se a juventude de hoje fosse movida pelos sonhos, por mais impossíveis que lhe parecessem. Hoje cada um quer o sucesso a qualquer preço, sem pensar em fazer aquilo para que nasceu, como escreveu voce. Pena que a vida desencoraje os sonhadores e os confronte, todos os dias, com a realidade, seja ela qual for.
Parabéns!

VIC disse...

Adorei ver um jovem falar sonhos com tanta paixão, com tanta garra. Tenha paciência Rafael. Tenho certeza que com a maturidade que já tão evidente nos seus textos, voce terá forças e inteligência de realizar tanos sonhos quantos a vida lhe apresente. Continue escrevendo, colocando para fora este talento, sonhando. Mas, realize. Os sonhos, quando os realizamos fazem felizes a nós e a todos que torcem pelo nosso sucesso.

VIC disse...

É VIC NOVAMENTE! Desculpe alguns erros ortográficos. É que estou no trabalho e não é permitido abrir blogs, faceboocks,etc. Aproveitei a hora do cafezinho (risos)

Anônimo disse...

Muito bom e muito forte seu texto. Voce deve ser uma pessoa de fibra, que tem um ideal. Fiquei impressionado como um jovem estudante, nos dias de hoje, onde todos são pragmáticos, cultua a idéia de sonhar.
Parabéns e continue a escrever!