quarta-feira, 22 de abril de 2009

CUIDADO COM O VIZINHO

FERNANDO RODRIGUES

No inicio do Século XX, uma rebelião bolchevista deflagrou o que se chamou mais tarde de Revolução Comunista, baseada e apoiada por teorias de intelectuais de origem duvidosa. Essas pessoas instituiram uma verdadeira "caça as bruxas", ou melhor, aos ricos, apoderados e tambem aos remediados de então. Assim, os revolucionarios Leninistas impuseram um regime político e de governo a todas as Repúblicas e Protetorados da vizinhança geográfica.

Foi criada a extinta – Graças a Deus – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Hoje, as novas gerações a confundem com a atual Russia, mas esta era apenas uma das Repúblicas mencionadas no nome. Algumas delas foram invadidas e forçadas a participar dessa União a custa de invasões, assassinatos em massa e privaçao de alimentos, combustivel e demais bens basicos à sobrevivencia.

Não quero entrar em detalhes elementares sobre o trauma, que foi, estabelecer esse processo político. Tambem não cabe a mim lembrar, aos que sabem e aclarar aos que não sabem, como foi a vida na União Soviética até o seu término. Eu, por exemplo, sou um dos apátridas involuntários, a quem sua terra natal foi violentada sob a chancela, influência e poder da dita União.

Ja acabou, se desmembrou e aos seus heróis, o Diabo que os carregue no quinto dos infernos. Ah! Sim, não sou simpatizante do comunismo mesmo. Se voce o é, nao siga lendo este texto.

Mas, para que serve esta introdução, relembrando os medos que a sociedade livre sofreu durante anos por causa dessa Ditadura de Estado a que chamavam de comunismo?

Enquanto escrevo estas linhas, e longe de mim ter o talento da Alice, esse mal ronda a nossa porta, aqui pertinho, na Venezuela.

A mim, me estupefacta e surpreende, a parcialidade com que o nosso Governo compartilha, aberta e incondicionalmente, com o mais novo de todos os ditadores. Ele mesmo, o Sr. Hugo Chávez.

Espanta-me que o Sr. Presidente da República Federativa do Brasil seja tão amigo de uma pessoa que tem subido no poder nao só do seu país mas, exerce influência em toda a America Latina, a custa de falcatruas e armadilhas políticas, censura a imprensa e utilização do Poder Judiciario comandado por ele para derrubar, prender e caçar seus adversarios. Esse e um método que, acho, nunca foi utilizado por Lula para chegar ao poder ou consolidá-lo. Como podem duas pessoas tão diferentes no respeito aos principios democráticos, serem amigos de fé, irmãos e camaradas? Como pode Lula se referir a Venezuela como uma sociedade democrática?

O Sr. Chávez conseguiu passar uma lei aprovada em plebiscito, que outorga a qualquer cidadão venezuelano o direito de se candidatar ao mesmo cargo público quantas vezes queira. Feito isto, o mesmo Sr. Chávez tem perseguido implacavelmente a seus mais temidos adversarios.
Para que esse plebiscito terminasse a seu favor, o Governo venezuelano gastou mais de 4 bilhões de dólares da Companhia Estatal de Petroleos Venezuelana em comicios, bocas de urna, transporte de eleitores e alimentação.

O venezuelano utiliza a prática de fotocopiar documentos para salvaguardar os originais e evitar que seus pertences sejam vendidos indevidamente, em caso de roubos ou apropriações indevidas. Aliás, nós brasilerios tambem temos, ou tinhamos, essa "maniazinha".
Para deflagrar uma total abstenção de votos da oposição, dois dias antes desse plebiscito, os deputados leais a Chávez, 99% da Assembleia Nacional, votaram, em segredo, uma lei que proibe o uso de fotocopias de todo e qualquer documento de legalização e o uso de todo e qualquer veiculo rodoviario. A lei foi aprovada sem que ninguem soubesse dela e publicada no Diario Oficial na sexta-feira que antecedeu a votação do plebiscito. No mesmo dia o projeto foi aprovado.

Resultado, todos os veículos que portavam eleitores da oposição eram barrados em inúmeras blitzs que se montaram em todo o territorio venezuelano, em nome da Seguranca Nacional. Foi assim que o nível de abstenção chegou a 5 milhões de votantes. Todos simpáticos a oposição... Todos os veiculos apreendidos foram liberados às 18 horas do dia da votação e nunca mais receberam nenhuma notificação a respeito. Muito conveniente. O Sr. Chávez ganhou o plebiscito com uma diferenca de 2.3 milhões de votos.

Há 4 semanas atraz, o Sr. Chávez chamou Barack Obama de "negrinho burro". A semana passada disse que Barack era uma pessoa inteligente e preparada. Será que foi porque alguem, na reunião em Trinidad, explicou ao Sr. Chávez o principio da reciprocidade diplomática? Será que, depois de tanta "roubo-nacionalização" na Venezuela aos bens americanos e outros, o Sr. Chávez se deu conta de que Barack tambem pode nacionalizar a Citgo, que e propriedade da Venezuela?

Recentemente, em um dos famosos discursos "fidelianos" na TV, o Sr. Chávez atacava uma multinacional do ramo de limpeza por causa de um disturbio gerado por infiltrados cubanos – profissionais neste tipo de coisa – entre os funcionarios da empresa. Quando tudo se esclareceu, os mesmos, apesar de denuncias comprovadas, foram libertados e as acusações retiradas como condição para que a empresa em questão seguisse trabalhando.

Em seu ataque com linguagem de baixíssimo calão, já que ele acha que para ser revolucionario tem que ser ordinario e grosseiro, o comandante dizia que a referida empresa nao fazia a minima falta e que ele podia importar da Coreia do Norte e de Cuba os mesmos produtos por preços infinitamente mais baratos. Quando se referia às tolhas higiênicas femininas, ele disse que isso era o que menos fazia falta. Deu o exemplo de sua amada avozinha, que toda a vida utilizou toalhas feitas de retalhos de roupa velha, as quais lavava com abnegação e carinho e que morreu aos sessenta e tantos anos com uma saude de ferro.
Por falar em coisas femininas, ele ja proibiu o uso de biquinis fio-dental em todo o territorio nacional, salvo para as mulheres turistas não venezuelanas...não é piada não!

Este e o nível cultural que tem o novo líder comunista que está, abertamente, influenciando a todos os povos da America Latina.

O comandante iniciou uma autêntica caçada para eliminar todo aquele que de uma forma ou de outra, possa ser adversario politico e possa de alguma maneira mobilizar a atenção, não só interna, mas tambem, externa, contra o atual regime. Está inventando crimes, atos inconstitucionais e outras alavancas, para poder eliminar todos os adversarios politicos. Chega a tal ponto sua gula pelo poder total, que mandou um projecto de lei ao Congresso para autorizar a fusão de dois estados agregando o estado Miranda ao estado de Guarico. Em Guarico o governador e chavista, em Miranda e da oposição…que tal?

Aonde está o perigo para nós brasileiros?

Para começar, o caso do gás da Bolivia e arbitrado por ele. Seria interessante que o contrato renovado entre o Brasil e a Bolivia fosse revisado para conhecermos a verdadeira dimensão da ingerência de terceiros em uma área tão estratégica para o Brasil.
No caso de Itaipu, é clara a influência do comandante sobre o novo governo paraguaio, para exigir uma fábula de dinheiro por uma energia gerada por uma barragem que foi paga por nós, brasileiros, com muito suor, inflação e sofrimento.

Por último, deveriamos pedir a nossos representantes, que se investigasse a fundo, não só a influência do comandante no MST, bem como, a proveniência de armas de guerra em grupos armados ilegais que proliferam em nosso pais, pricipalmente, nos estados amazônicos.

Amigos, nao podemos permitir que um ressagado social, com compexos de superioridade, um enfermo psíquico de fácil diagnóstico, siga influenciando a torto e a direita a nossa já conturbada America Latina. Estou começando a ver meus filhos planificarem a vinda dos filhos deles. Quero e sonho que os rebentos que por ai venham, tenham opções de escolha e possam lutar por suas vidas, buscando oportunidades em perfeita harmonia e com a LIBERDADE a que temos direito, todos nós

O perigo está aí, só não vê quem nao quer.


6 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO COM TUDO EM RELAÇÃO A CHAVEZ. MAS O COMUNISMO FOI UMA FASE PELA QUAL A HUMANIDADE TEVE QUE PASSAR E É TÃO NOCIVO QUANTO O CAPITALISMO SELVAGEM.

BEM VINDA ALICE!

Delman Ferreira disse...

Quanto absurdo, quanta mentira, quanta distorção!!!!!

Cada pessoa tem o direito (eu diria que este direito é quase um dever) de explicitar e defender suas ideologias. Entretanto, para que o debate seja respeitoso e seja sério, ele deve ser baseado em verdades e jamais em distorções.

Quem é mais sério: Hugo Chaves que defende suas posições abertamente e já se submeteu a diversos referendos populares e, em todos, foi aprovado pela maioria da população venezuelana, ou alguém que critica Hugo Chaves argumentando com mentiras e distorções?

Anônimo disse...

Eu desconfio que o único de "origem duvidosa" é você, ao qual graças a Deus desconheço.
A origem dos intelectuais russos é bem conhecida, aliás, eram todos "ricos e burgueses" com exceção do xô, Satanás, Stalin.
O Brasil tem boas relações com a Venezuela assim como tem com os Estados Unidos, que matam, torturam, invadem e sacaneiam os outros países.
Que texto direitista, meu Deus. Parece um herdeiro dos nazistas e da Klux, Klux, Klan.
Rose Bahiana

Marco Rossini disse...

acho que a liberdade de expresão é um direito inalienável de todos. conheço bem o fernando. é uma pessoa que ja sentiu na própria pele as implicações de uma ditadura. hoje ele trabalha na venezuela. tem cacife pra relatar o que ta se passando na realidade chavista. mas do que quem esta aqui, vez que a mídia não tem direito de relatar a verdade. se relatar, hugo chaves fecha. quanta democracia!!!!!!!!!
de governo populista a america do sul esta cheia.

ROBERTO FREITAS - DF disse...

Pelo que li do texto,seu autor mora na Venezuela.

Num pais, onde as informações são filtradas pelo governo, pode-se e deve-se falar tudo, pois tudo pode ser verdade. É o ônus da falta de tranparencia.

Ja imaginram se o Lula fecha a Globo ou a Record?? Ou qualquer outro veiculo de comunicação? Ficaríamos indignados por sabermos que estava ferindo um dos princípios basicos do Estado de DIreito!

Eternizar-se no poder, nunca deu certo em lugar nenhum do mundo! Até as Monarquias, que são vitalícias, existem em paises democraticos, são austeras, prestam contas aos respectivos Parlamentos e restringem-se a serem simbólicas e atrealam-se à història dos seus países, sendo motivo de orgulho.

O Sr. Chavez desrespeita a soberania de outros povos, ridiculariza governantes e não suporta lideranças, como a de Lula, que faz sombra aos seus ataques de estrionismo.

A America Latina já está na hora de deixar de ter como dirigentes caudilhos folclóricos e ridículos!

Fernando Rodrigues disse...

Querido Marcos
Ainda bem que voçe me conheçe.
Eu poderia responder aos meus algozes com datos estatisticos, fotografias, ou manchetes de jornais pro e/ou contra. Mas não o farei´porque seus argumentos me pareçeram demasiadamente academicos.
Como voçe sabe Marcos, O meu texto e baseado em observação. São as verdades que eu vejo. "VEJO", tempo presente!
Vejo, vivo, presencio, acompanho, e não o faço no seio das elites Caraquenas, nem nos bares da moda ou em papos academicos de quem disputa o titulo de mais culto e mais a esquerda. Eu estou la, no meio do povo, entre peões de fazenda, tocadores de gado, trabalhadores diaristas, enfim obreiros de pa e picareta.
Nao vou contestar aos que confundem verdades com sensura, democracia com KKK, ou Hitler, e tao pouco farei algum comentario sobre inserção dos Estados Unidos nesta discussão. Alias, os meus algozes tem algo em comum com a maioria dos Americanos. Enquanto estes falam de como destruimos a Amazonia sem nunca terem saido do conforto de suas vidas consumistas e insignificantes no contexto mundial, meus algozes decidem me chamar de mentiroso, fascista, racista e etc sem me conheçerem, e somente porque eu nao aceito o que me dizem como verdade em nome de qualquer tipo de credo.
Não me preocupo em estar "politicamente correto".
Quero isso sim, estar de acordo e em paz com a minha consciencia.
Que não se confundam as coisas. Chavez, e o melhor amigo do presidente do Irã. O mesmo que desistiu de visitar o nosso pais. Sera que ficou sabendo o que pensamos dele?

Fernando Rodrigues