domingo, 27 de junho de 2010

DUAS VIDAS

Este texto foi escrito tal qual um escultor esculpe uma escultura ou uma rendeira manipula os bilros que transformam o emaranhado de linhas em renda. Quase dois meses me separavam do fato que o motiva e eu já o escrevia, palavra por palavra, linha por linha, cada vez que algum forte sentimento me invadia.

Existem emoções, cuja composição assemelha-se a uma colcha de retalhos. Feita de partículas de momentos, alguns úmidos de lágrimas, outros enfeitados de sorrisos, que não podem nem devem ser monopólio de sensações solitárias. Foram vividas para serem compartilhadas, gritadas e mostradas ao mundo com o cuidado de artesão e a humildade do artista que sabe o quanto aquela obra foi cuidadosamente trabalhada para ser concluída como “prima”.

Emoções, por mais subjetivas e abstratas que pareçam se adensam e fogem pelas modulações da nossa voz, pelo brilho do nosso olhar, pelas palpitações incontroláveis do nosso coração. Se as represamos, sufocam-nos e corremos o risco de perdê-las nos meandros de outros sentimentos gerados por circunstâncias várias. Se as guardamos nas duvidosas gavetas do futuro abdicamos da capacidade de sonhar e os sentimentos, com os quais costuramos aquela colcha, talvez percam a tessitura delicada com que a construímos durante toda nossa vida.

A tentativa, às vezes vã, de desvendar o futuro com chaves emprestadas pela fé na vida pode ser uma aventura, cujo desfecho é uma pergunta sem resposta. Viver intensamente, talvez seja assumir um compromisso com o risco, experimentar com antecedência momentos ansiados ou temidos. Ficar preso à dúvida, uma opção covarde. Sempre preferi a primeira, porque sonhar talvez seja minha maior necessidade, minha primeira vocação.

Tenho alguma idéia sobre o que estou tentando descrever. Já vivenciei o fato ao qual me refiro. Certamente, o degustei de diferentes formas, já que saboreava a vida com expectativas e paladares, para mim desconhecidos e com intensidades diversas. Tudo para mim parece inédito. Nunca experimento as emoções da mesma forma, porque a cada dia sou uma e o mundo sempre será irreconhecível pois, invariavelmente, surpreendente.

Lembro-me que sensações de completude me fizeram transcender a realidade e levitar afastando-me de tudo que era mundano. Como se tivesse vivido minha vida inteira para chegar àquele momento.

Embora as personagens apenas troquem de identidade e uma seqüência diferente de acontecimentos que, entre um fato e outro se misturaram, agora se reencontram em determinado momento. É transformar a vida com toda sua amplitude em um passo, num acontecimento. Refiro-me às emoções que me inundam quando entrego aos meus filhos seus Diplomas de Graduação.

Muito mais que a certeza e o conforto do dever cumprido o sentimento é de gratidão. À vida pela emoção que tão poucos experimentam e à Rodrigo e à Matheus pela honra de dividirem comigo o que seria o clímax das suas humanas trajetórias. Vestimo-nos a rigor para nps inserir no contexto onde tornaremos a viver a plenitude das nossas existências e eles, mais que isto, a realização das suas maiores conquistas, a legitimação da posse das ferramentas que os ajudarão a desbravarem seus futuros.

Na aparência do ritual que exige sedas, becas, faixas, sorrisos, abraços e muita emoção, tudo se resume ao momento que acontece em um cenário, de um sonho tão sonhado por isso, quase irreal.

Que me estenda Matheus, suas amadas mãos como um dia segurei as de Rodrigo, e mais uma vez será entregue um símbolo de pergaminho que lhes conferem a certeza que já podem continuar seus caminhos, fortalecidos pela liberdade das suas escolhas.

Das vitórias e das dificuldades, a humildade e a coragem para fazerem de cada dia um motivo de recomeço.

ALICE ROSSINI

11 comentários:

Sérgio Gomes disse...

Como sempre, muito sensível e bonito o seu texto e seu compromisso com as duas vidas que criou.

Beijos

Penha Castro disse...

Só uma mãe pode conceber um texto deste, cheio de emoção.O amor está evidente em todas as linhas e entrelinhas e um comprometimento verdadeiro com a felicidade e a presença em todos os momentos destas duas vidas que voce, tão bem, cuidou e continuará cuidando.
Parabéns pela capacidade de colocar em palavras coisas indizíveis.

Aparecida Matos disse...

Fiquei emocionada ao constatar, mais uma vez, que existem pessoas que fazem os momentos da vida um acontecimento elaborado, ansiado e mais bonito que já são. Não tenho dúvida que ver filhos trilharem caminhos de independencia através do conhecimento é, realmente, orgulho de poucos num mundo onde os caminhos mais faceis sao os mais escolhidos e incentivados.

Parabéns, porque percebi que sua lição sempre foi baseada na humildade, independente do tamanho da vitória.

AMANDA disse...

Quanta felicidade! Felicidade que exala carinho, amor, gratidão humildade. Nada de euforia, orgulho. Só sentimentos sólidos como sólidas me parecem as vidas que voce ajudou a construir.

PARABENS!

VIC disse...

Alice,mais uma vez suas emoções me emocionam.Voce as comenta com um sentimento que vem tão de dentro, tão forte, tão sem medos de parecer piegas ou romântica em excesso, que seu texto além de forte torna-se singelo.

Voce,escreve com o coração na ponta dos dedos, por isso tudo parece tão sincero e tão verdadeiro. Continue escrevendo assim, porque este jeito toca o coração de quem, como voce, tem sensibilidade para contemplar a felicidade alheia

Marco Rossini disse...

Amor,
A intensidade com que se relaciona com o mundo fizeram de voce uma mãe que sempre aliou firmeza a um amor sólido e incondicional. Assim, forjou estes meninos que hoje nos cobrem de orgulho. Fico feliz por voce e por mim, pois sinto que, de alguma forma contribuí para o encaminhamento destas duas vidas que fazem parte da minha. Parabéns para voce, Rodrigo e Matheus. Amo voces.
Beijos

ZEUS disse...

Pois saiba que existe muita gente que, embora fique feliz, encara este momento como mais um fato da vida. Só pessoas com sua sensibilidade faz uma análise tão intensa, tão viva e tão representativa da pessoa que seus textos já revelaram

Parabens para quem foi alvo dos seus cuidados

RICARDO FARIAS disse...

DEFINITIVAMENTE,OU VOCE ESCREVE OU AS EMOÇÕES VÃO LHE SUFOCAR (RISOS)
ADORO CRÔNICAS, PRINCIPALMENTE ESCRITA POR MULHERES, EM GERAL SINCERAS E EMOCIONADAS

MAS AS SUAS ME DEIXAM COM UM NÓ NA GARGANTA PELA FORÇA DOS SENTIMENTOS QUE VOCE USA, CADA VEZ COM MAIS COMPETÊNCIA

NUNCA LI UMA DESCRIÇÃO TÃO APAIXONADA E VERDADEIRA DE UM FATO, PARA MUITOS NORMAL, DE ENTREGAR DIPLOMAS AOS FILHOS
FELIZARDOS SEUS MENINOS, TEREM UMA MÃE TÃO APAIXONADA

NÃO ESTARÁ NA HORA DE PENSAR NUM LIVRO?

Roseane Domingues disse...

Alice, pelo seus textos deu para perceber que tem dois filhos e está prestes a formar um deles. Antes de qualquer comentário sobre sua alegria, parabens! Atualmente estudar, concluir o curso e ser um bom profissional inserido no mercado é um privilégio.

Mas os sentimentos que fatos, como como alguns consideraram acima, corriqueiros, provoca em voce, é contagiante e deve ser registrado. Gente que valoriza pequenas e grandes coisas são tão raras que devem ser valorizadas e homenageadas.

Escreva e continue sentindo tudo desta forma "exagerada"
Adorei!

Lu disse...

Amiga.
Por você, pelo seu momento-mãe, por essa alegria contagiante que salta dos seus olhos, saí da toca e enfrentei uma verdadeira tempestade para estar ao seu lado na formatura do seu filho, para poder sentir de perto essa energia boa que você distribuiu a todos os amigos que buscaram compartilhar com você esse momento tão especial. Indescritível foi observar o seu orgulho quando olhava, altiva, para o fruto do seu ventre, vibrando não pela sua própria vitória, mas pela dele, pela conquista e superação desta etapa de vida, pela certeza de um bom começo, e consciência do papel bem cumprido. Seu olho brilhou mais do que as estrelas...Valeu a pena ter enfrentado o dilúvio, você merece, sempre, o meu aplauso, aqui, lá, e em qualquer lugar ou circunstãncia. Sua sensibilidade é rara!
Parabéns, querida amiga, de novo, e sempre.
Lu

Unknown disse...

Amigos queridos
Este é um "momento úmido de lágrimas e enfeitado de sorrisos", é assim que me encontro ao ler esse texto, emocionada sem conseguir ler em voz alta, cheio de paradas e enxugar de olhos. Conhecemos nossa cria, nosso menino feliz, mesmo em delicadas situações da vida. Nem parece que o tempo passou. Piegas, alguém disse. Graças a Deus
Amo muito vocês
Lucia Marins