segunda-feira, 5 de julho de 2010

INFINITO



Pegue uma folha de papel em branco, desenhe um oito na horizontal (ou então desenhe na vertical e depois vire o papel, caso você não consiga desenhar na horizontal) e pronto: você resumiu tudo o que existe no mundo e até o que não existe. O que você acabou de fazer foi simplesmente representar o infinito em apenas um pouco de tinta de caneta ou lápis. Ou seja, todas as trilhões de coisas, informações, mentes e tudo mais que exista ou que nem sonhamos que exista.

Sabe aquelas respostas que você se cansa de descobrir, mas nada encontra? Bem, saiba que sua resposta está ai, você só não sabe onde. Ela está em algum lugar do vasto infinito, disso você tem certeza, só não dá pra o local exato. Dentro desse infinito está tudo o que não sabemos, assim como tudo o que já descobrimos. Então pra que procuramos ainda mais respostas? Não é só escrever este símbolo e pronto, ta tudo resolvido? Na próxima vez em que tiver de responder a uma pergunta, vou simplesmente escrever e um oito deitado e deixar o bilhete: “A resposta está ai, tenho certeza. Ache-a por favor”.

O poder desse símbolo é tão grande que você é capaz de fazer muitas outras loucuras com ele. Não é mais preciso inventar um jeito de clonar seres humanos, basta escrever duas vezes o símbolo do infinito e todo o universo, bem como seus habitantes, serão clonados. O fim do mundo pode chegar bem antes de 2012, é só escrever o símbolo e apagá-lo ou rasgar o papel para que todo o mundo seja destruído.
Todos os acústicos, bolas de basquete, cacetetes, dados, esquadros, fóruns, galinhas, helicópteros, imãs, jaquetas, kg, lustres, maneiras, ninhos, óticas, paquidermes, quarks, rinocerontes, sábados, tangerinas, uvas, vasilhames, wet’n wilds, xeque-mates, yards e zarolhos estão compactados neste símbolo. Até mesmo aquelas coisas que nem cabem no alfabeto estão ai, até mesmo as coisas que você pensa que não estão e as que você pensa que pensa que não estão. Bom, ta bom que isso tudo pode dar um pouco de dor de cabeça, então,melhor encerrar por aqui.

RAFAEL NEVES - estudante - 15 anos

6 comentários:

Alice Rossini disse...

Rafa, confesso que é muito difícil comentar seu texto. Simplesmente porque o comentario deverá ser feito sobre este conceito de infinito que voce descreveu de forma tão clara mas é abstrato. Até porque, se eu apagasse meu comentario ele continuaria a existir independente do registro. O inusitado do tema é desconcertante e de uma verdade que nos "aniquila" porque descobrimos que os conceitos por
que tanto lutamos são etéreos quanto o conceito de infinito e só existem porque queremos.Se não forem registrados eles desaparecem.
Voce conseguiu organizar toda esta abstração em palavras e em imagens de uma simplicidade emocionantes
Simplesmnete genial

Maria José disse...

Muito bom este texto do versoreverso. Parabéns a todos. Maria José

Marco Rossini disse...

Rafa. Senti vontade de fazer um comentario sobre seu texto. Li. Reli. Trili. Não encontro as palavras certas. Eu sei o que quero dizer, entende? Mas, as palavras escritas que eu vou escolhendo não reflete isto. Vou fazer o seguinte. Antes que eu fique maluco tô mandando um 7 + 1 pra voce. Voce entorta seu lap top, coloca assim de ladinho, e encontra o comentário ideal que eu faria aqui.

8

um abração pra voce. parabens

Penha Castro disse...

Rafael, fiquei muito impressionada com o fato de um garoto de 15 anos tenha mergulhado tanto dentro de si a ponto de encontrar este motivo de reflexão. É um tema inquietante e hermético. Voce o decodificou com uma simplicidade, reduzindo-o a elementos e fatos do nosso cotidiano que me comoveu muito. Mas a perplexidade prevalece.
Parabens,garoto, se é que podemos lhe chamar assim.

Amanda disse...

Muito dificil comentar um texto de um garoto de 15 anos, cujo tema é o infinito. Que coisa,uma reflexão tão profunda mas, ao mesmo tempo tão simples, tão fácil de ser absorvida e compreendida. Quase didática se não fosse elaborada com leveza juvenil.
Maravilhosa!

VIC disse...

Quase não comento este texto. Tão profundo e ao mesmo tempo quase impossivel de tecer comnetarios. Principalmente quando sabemos que saiu da cabeça de uma pessoa tão jovem. Parabéns, seu texto é, no minimo intrigante