terça-feira, 21 de setembro de 2010

QUERO SER PIRATA!

Cansei! Já estou farto de fazer sempre a mesma coisa, de viver com a cabeça no futuro (leia vestibular), de me uniformizar para aprender a respeitar a variedade, de ser adestrado a escrever as respostas certas nas provas... Não me vejo mais nesta vida preta e branca, onde minha opinião é pré-moldada e onde a coisa mais perigosa que faço é, nos dias de prova sábado apenas, pegar um ônibus Lauro de Freitas.

Já me decidi, foi nessa sexta-feira pela manhã. Vou ser pirata!, não levo jeito pro mundo acadêmico mesmo. Pegarei um barco qualquer, juntarei alguns bons amigos e um grande sonho. Zarparemos o mais cedo possível, de preferência antes dos nossos pais acordarem e porem um fim no que eles chamam de “bagunça”. Ou talvez seja melhor assim, para lhes dizer que prefiro uma boa bagunça a este plano cartesiano que eles chamam de vida.

Vamos conhecer cada centímetro desse vasto mundo. Não precisarei de aulas de geografia para saber que a gente não cai quando ultrapassa o horizonte, não precisarei de nada disso para saber onde é a África, Oceania, Europa e por aí vai... Jogarei ao ar qualquer conhecimento sobre latitude e longitude, pois só o que me importa são as dimensões do meu sonho.

Caçaremos tesouros sem precisar de diploma, conquistaremos oceanos sem precisar de guerras, alcançaremos os confins do planeta sem a necessidade de uma aula em "Power Point". Não preciso de conhecimentos de física avançados para saber que eu caio se pular e que morro se cair. Não preciso de aulas de química para saber que o ouro é um metal, ele é precioso e é isto o que importa. Dane-se a aula de biologia, se eu ficar doente, tomo remédio, chupo uma laranja e acabou. De que me adianta saber o que é bioenergética? Se precisar de energia, é só comer.

Pro inferno com a matemática! Sei somar e subtrair, multiplicar e dividir, dá ou não dá para sobreviver no mar? Não enfrentarei expressões algébricas quando invadir o navio inimigo, não precisarei resolver sistemas para saber como duelar com meus adversários e não vai ser a raiz de delta que me safará de uma emboscada. Não preciso de aulas extras para saber que o “X” do mapa é a localização do tesouro e não o resultado de ax² + bx + c, sendo Δ = b² - 4ac.

Não vai ser necessário ler livros para desvendar os mistérios do mundo, a história de cada lugar estará lá, viva e pronta para ser tocada (e sem qualquer tipo de lousa eletrônica). Exploraremos cada mínimo detalhe do mundo sem precisar de aulas em 3D, mas somente olhos e mentes abertas. Construiremos nossa própria opinião, teremos acesso ao mundo sob a nossa visão e, a partir dela, formaremos nosso caráter.

Gramática? Se eu falar, você me entende, se você disser, eu entendo, é só disso que preciso. De que me serve saber que o que são paroxítonas, ditongos, crases e toda aquela besteira que chamam de norma culta? Os únicos sujeitos que me interessam somos eu e você, nosso predicado é a nossa jornada.

A literatura quem faz sou eu, narro minha viagem e você verá o que realmente é uma redação. Não serei um especialista na dissertação e uma lesma na ação, escrevo o que penso e que faço. Qual a razão de saber o que Platão e Aristóteles pensaram? A filosofia é fruto do que chamo de mundo, e não do que um dia chamaram.

Jogarei para o alto livros pesados, boletins, provas, lápis, borracha, caneta e qualquer outro artefato das trevas que me lembre sobre como era sentar-se numa cadeira de uma sala quadrada e ouvir, passo-a-passo, como responder a uma avaliação. Minha nota não será um número, mas sim um valor, e não vai ser um pedaço de papel que me dirá quanto vale, eu mesmo decidirei. Vou viver o conhecimento, sentirei o saber na pele e só assim estarei completo um dia. Adeus, vou ser pirata!

RAFAEL NEVES – Estudante 16 anos

10 comentários:

Irani Rossini disse...

Muito boa a dissertação do Rafael. Com 16 anos já é o Neymar da literatura. Só espero que seja rebelde mas não mal educado e arrogante como o Neymar original da bola.

Lú disse...

Nada como a adolescência para acirrar nossa impaciência com as rotinas da vida, ou alimentar sonhos de conquistas impossíveis no mundo de hoje.
Nada como a maturidade para enxergar nisso tudo uma fábula que cada um de nós viveu um dia.
Certamente foi uma época que teve seus encantos, mas da qual cada um de nós, com a maturidade e a sabedoria adquiridas pela vivência, não sente lá muita saudade.

Alice Rossini disse...

Rafa, sua inquietação, sua vontade de fugir da "mesmice" da vida, das cobranças que achamos temos que atender são normais em todas as etapas da vida.Quanto à inquietação e a capacidade de vislumbrar saidas fora do que está estabelecido como "normal" e "certo", não as perca nunca. Ainda que as circunstâncias queiram lhe obrigar a isto.

Mas, a maturidade fará com que enxergue que existem rotinas e alguns conhecimentos que são privilégios, pois além de nos ancorarem,servem também para que não percamos a lucidez quanto aos vários sentidos que uma vida pode ter.

Olha, nunca vi uma proposta de fuga tão criativa!

beijos

Penha disse...

Rafael,

De vez em quando, nós adultos também temos vontade de "chutar o pau da barraca" e mandar tudo às favas. Infelizmente nos falta coragem para mudar coisas que achamos erradas. Aproveite enquanto está jovem e com uma revolta sadia e tente mudar o que não lhe agrada na sua vida. Tenha certeza que servirá de inspiração para muita gente!
Parabéns pelo questionamento.

RICARDO FARIAS disse...

GAROTO, NA SUA IDADE TAMBÉM ME PERGUNTAVA PRA QUE PRECISAVA APRENDER TANTA COISA "INÚTIL". HOJE, ALGUMAS PERMANECEM INÚTEIS MAS OUTRAS DESCOBRI PARA QUE SERVEM. A MAIORIA É SO PRA NOS MOSTRAR QUE VIVER NÃO É FACIL MAS, COM SUA INTELIGÊNCIA,VOCE VAI TIRAR DE LETRA
PARABÉNS.

Aparecida Matos disse...

Rafael,

Também ando com vontade de ser pirata (risos)mas, ja cheguei numa idade em que a ceitação e acompreensão da vida me impede de negar o que não me agrada.

Tenho certeza que um dia voce verá sentido em coisas aparentemente inuteis e verá que, muitas coisas que nos parecem uteis não servem para nada

AMANDA disse...

Quando este navio cheio de jovens idealistas e de sonhos sair de algum porto me avisa que "tô dentro"
Muito boa sua crônica! Parabéns

Aurelia disse...

Rafa,

adoro como voce consegue conciliar sua vida "normal" e essa maravilhosa inquietacao interna atraves de sua criatividade. Obrigada por dividir conosco seus sonhos, pois quando "crescemos" temos a tendencia de esquece-los. Fiquei imaginando seu navio partindo e me vi com uma vontade imensa de embarcar nessa jornada. Adorei!

VIC disse...

Que idéia maravilhosa voce teve! A própria Arca de Noé! Pena que esta "fuga" esteja somente nas nossas imaginações e nos nossos desejos.

Mas nunca perca a capacidade de sonhar e encontrar soluções fora dos padrões estabelecidos

Parabens!

Ana Karenina disse...

Rafael, eu também sempre quis ser pirata! Será que no seu barco cabe mais um?