domingo, 5 de setembro de 2010

A VIDA É UMA NOVELA

Mais além do papel ou do monitor, da técnica simples, das historias mais extravagantes ou dos best-sellers mais famosos, escrever e uma terapia curativa. Palavras escritas que definem ideias e sentimentos, ajudam-nos a tomar decisões, fortalecem a nossa consciência e a construção do destino que nós mesmos nos propomos a seguir. Para mim escrever é uma forma de me servir de um leque de opções que surgem a galope, provenientes das mais variadas fontes de ensinamento, de motivação e de espiritualidade para ajudar-me a enfrentar os grandes desafios da vida.Viver, no fim, é escrever a própria novela.

As crises representam oportunidades de crescimento e de adaptação. Muitos mestres escreveram as suas grandes obras depois de padecerem por longos períodos, que lhes serviram, finalmente, de fontes inesgotaveis de inspiração. Muitos textos, crônicas, livros e obras magistrais nascem, justamente, destes momentos da vida, no qual nos questionamos profundamente para tomarmos decisões dificeis. Em períodos de adversidade pelos quais todos passamos, escrever se torna um instrumento de superação e fortalecimento de nossas convicções e é, justamente aí, que a vida é análoga a uma novela.

Escrever é tambem a arte de criarmos novos mundos com as palavras. Inventar historias fantasiosas ou até mesmo realistas. Pode ser considerado um modo de vida ou, pelo menos, uma forma especial de relacionar-se com ela. Inclui diversas técnicas, conceitos e fórmulas que, mesmo que possam parecer exagerados, se aplicam perfeitamente à nossa vida e nos ajudam a enfrentar os nossos maiores desafios, sonhos ou desejos.

Somos linguagem. Expressamos as nossas experiências através dela. É através delas que fazemos a leitura do que vemos e sentimos no nosso microcosmo. Estou convicto que é assim que moldamos a nossa personalidade. Por este caminho posso até concluir que a minha vida assemelha-se a um romance no qual eu tenho o poder, embora não totalmente, de mudar o argumento, a trama, os cenarios e até mesmo os personagens. Os capítulos de hoje produzem efeitos no futuro e, da mesma maneira, o futuro que sonho configura o meu presente.

Considerar que a vida é como uma novela, incita-nos a pensar que podemos ser também os herois da nossa trama e conquistarmos os sonhos que temos desde muito jovens. Todos podemos passar de um estado de passividade e observação a outro estado de consciência no qual vamos lavrando o futuro desejado. Este conceito de consciência na mão do escritor vital, só se consegue interiorizando as consequências dos atos cotidianos e seu impacto na obra completa. Até quando não disponho de todos os elementos para influir na trama diaria posso, em muitas ocasiões, mudá-la e orientá-la para as metas que me proponho. Para isto é necessario observar o meu redor, observar-me e aplicar certas técnicas e artimanhas pessoais.

Escrever não é uma ciência exata e absoluta. Cada escritor ou candidato a tal tem seu proprio manual, seus costumes e manías, mesmo que esteja impossibilitado de ter o controle total sobre o mundo exterior. Por isto, insisto ser primordial que o estado de escritor vital passa, inevitavelmente, por aceitar-me, lutar sempre por meus sonhos e aprender com meus erros. A escrita vital supõe mudanças de paradigmas e uma mão cheia de positividade e de esforço para escrever os melhores capítulos de uma novela que depende de cada um de nós.

O mundo da literatura está cheio de casos e conceitos inspiradores que incitam a realização dos nossos sonhos. É óbvio que tudo pode melhorar e, usando as ferramentas de escritor que a vida nos dá, esta também pode aperfeiçoar-se no día a día para motivar-nos a escrever as linhas de uma novela única e memorável. Cada um de nós tem seu tempo e sua hora de fazê-la.

Na minha opinião já é hora de que Alice nos permita ler seu livro.

FERNANDO TROVADOR

7 comentários:

Alice Rossini disse...

Nando,

Realmente a vida é uma novela.Mas uma novela mexicana rs, cheia de dramas e surpresas. Por mais que imaginemos o que poderia nos acontecer, o que vamos protagonizar, ainda assim, nossa imaginação não consegue fazer jus às tramas que muitas vezes nos envolvemos.

Quanto ao livre arbítrio, no momento em que o exercemos, o fazemos no "escuro", sem saber se a decisão está correta e quais suas repercussões futuras. Sinto-me, muitas vezes, como uma folha carreagada pelo vento, que tanto pode ter a velocidade de uma brisa como de um tornado.

Quanto ao livro, em que pese sua generosidade, minha auto crítica e medos, de alguma forma já está escrito. Não da maneira convencional. Tornei-me uma internauta, condição que jamais passou pela minha cabeça e transformou em páginas a tela do meu laptop.Nela me descrevo com todo o respeito, sinceridade e a clareza que usaria se tivesse a coragem e ja me sentisse preparada para eternizar em folhas de papel encadernadas,o que já me ajuda a viver a minha própria novela.

Tenho paixão por livros, sua forma, seu cheiro, gosto de folheá-los, ler os prólogos, a introdução, a orelha...talvez seja esta reverência que me faça ser mais cuidadosa, até em pensar na publicação de um, sob minha autoria.

Beijos

AMANDA disse...

Muito boa a comparação da vida com uma novela. Ficção e realidade muitas vezes se misturam e o que achamos impossível na ficção a realidade supera. Mas, como voce diz, temos algum poder de escrever e reescrever nossas vidas embora, alguns capítulos escapem do nosso controle.

Penha Castro disse...

Fernando,

Minha vida, como a de milhares de pessoas é mais que uma novela, é uma tragédia grega (risos)

Às vezes sentimos vontade de desistir mas, assumimos responsabilidades afetivas e morais.

O jeito é continuar e vê se transformamos numa comédia, ainda que tenha pitadas de tragédia.

RICARDO FARIAS disse...

RAPAZ, VOCE FALOU E DISSE. É UMA NOVELA COM MAIS COMPLICAÇÕES QUE VEMOS NA VIDA REAL. PELO MENOS AS NOVELAS TÊM UM FINAL FELIZ.AS NOSSAS, POR MAIS QUE NOS ESFORCEMOS, MUITAS VEZES NADA CONSEGUIMOS, OUTRAS CONSEGUIMOS POUCO E TEMOS QUE NOS CONFORMAR. PARA ISTO TEMOS INTELIGÊNCIA PARA DAR A VOLTA POR CIMA.

Aparecida Matos disse...

Muito boa a analogia entre a vida e a ficção. Só que a vida ganha em sobresaltos e surpresas.Não existe nada mais surpreendente que viver, principalmente nos dias que vivemos.
Muito bom seu texto.

Roseane disse...

Muito bom seu texto, Fernando. A comparação da vida com uma novela foi muito feliz mas, muito benevolente com a vida que, às vezes, parece um filme macabro. Mas existem vidas que tem finais felizes alternados de cenas macabras. Embora ache que a minha é normal não posso deixar de olhar para os lados

Suely Ribeiro dos Santos disse...

Adoro ler. Cresce uma ansiedade de obter informações e decifrar os enigmas literários. Gosto mais de ler, Fernando, apesar de que, pela profissão, escrevo bastante. Hoje em dia com o evento das comunicações virtuais cresceu muito o "escrever". Quem sabe não pudéssemos escrever nossa própria história, não é? Acredito que em cada vida haja uma novela esperando para surgir nas palavras de um livro escrito pelo personagem principal.
Obrigada pela ótima leitura. rs..