quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EDITORIAL - ANO III



Durante o ano de 2010 a possibilidade de Vida depois da Morte foi objeto de uma curiosidade manifesta e registrada não só pelo Cinema, pela Literatura como também, pela Televisão. Este fenômeno gerou muitas discussões e, claro, várias e inquietantes reflexões.

Este Blog, no seu terceiro ano de vida que hoje celebra, teria muitos motivos para debruçar-se sobre o assunto. Sua editora debate-se entre dúvidas atrozes, ao tempo em que cultiva um desejo, motivado por uma saudade que não cessa, da Musa que inspirou a data do seu nascimento e, em sua homenagem, o esforço de mantê-lo vivo, soa como uma metáfora - Saudades de KILMA e um possível reencontro nas estrelas. Um sonho, apenas um sonho...

Como não tenho pretensões de resolver a questão de outras existências, da imortalidade, ou não, a “sobrevivência” depois da morte física é mantida, simbolicamente, através da não concessão aos princípios que nortearam este BLOG na sua origem. É tambem embasado, na certeza que KILMA deles compartilhava, o que só o fortalece: a defesa da LIBERDADE, o NÃO a qualquer tipo de preconceito, o compromisso com a VERDADE e o amor inabalável à VIDA - qualquer vida.

A fidelidade a estes princípios, além de fortalecê-lo, homenageia uma das maiores virtudes de KILMA: a TOLERÂNCIA.

O VERSO&REVERSO, como qualquer outro instrumento midiático, pode ainda comemorar muitos anos de vida, independente da existência de quem o edita. Assim como continuamos a viver através das alegres lembranças e doces recordações de KILMA, que este BLOG tenha a sorte de encontrar quem o acolha, independente do existir de quem o concebeu.

Que seja adotado, principalmente por ser pequeno e despretensioso, pela tentativa quase infantil de imortalizar quem o inspirou ou por ser refúgio para quem o criou. Mais ainda, pelo que representa para tantas pessoas: amigas generosas, conhecidas, simplesmente, através de seus nomes já tão familiares. E, àquele leitor anônimo uma enorme gratidão pelo crédito silencioso.

Obrigada aos seus colaboradores, aos que o ajudam a cometer menos erros e sacrilégios contra o que, filósofos e pensadores que já comprovaram suas teorias, tantas vezes aqui, teimosamente ignoradas ou, sempre que possível, usufruir da comodidade dos seus respaldos científicos

Vida longa ao VERSO&REVERSO! Que acompanhe o rastro de luz deixado por KILMA que hoje completa – este é o tempo do verbo – 47 anos, se ainda iluminasse nossas vidas nesta dimensão. Dentre os defeitos e virtudes que enriquecem a singularidade da sua personalidade ela também deixou registros de lindos poemas. Este, que tenho a honra de postar, é mais uma tentativa de “dar voz” a quem deveria estar entre nós:

DISSECAÇÃO DA PAZ

Um tempo esquecido
Um sorriso acordado
Um canto calado
de paz acabada
que volta e que vai
que veio e voltou
porque fica, e eu vou.
Deixando pra trás
aquilo que agora
me faz recordar
a paz esquecida
achada e perdida
que hei de encontrar

Kilma Mattos

11 comentários:

GLORIA disse...

ALICE, FICO MUITO AGRADECIDA E SENSIBILIZADA DE VOCE SEMPRE LEMBRAR ATRAVES DO SEU BLOGO A PESSOA DE KILMA. ELA REALMENTE ERA MARAVILHOSA E MERECE NUNCA SER ESQUECIDA,
MUITO OBRIGAFA.
GLORIA
"A VIDA E UMA PEÇA DE TEATRO QUE NAO PERMITE ENSAIOS.POR ISSO CANTE,CHORE,DANCE,RIA E VIVA INTENSAMENTE,ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS"CHARLES CHAPLEN.
18 DE FEVEREIRO DE 2011

Penha Castro disse...

Alice, antes de mais nada é comovente seu amor e sua saudade pela sua amiga. Ela deve ter sido uma pessoa muito especial para ser merecedora de tanto amor. E Blog's como o seu, ainda que a vida lhe obrigue a encerrrá-lo e ninguem o "adote" jamais morrerão, porque os livros são eternos. E o bem que voce fez a muita gente, entre as quais me incluo, jamais será esquecido.

Luiz Augusto Vaz disse...

Minha Querida Alice.

É com alegria que parabenizo o aniversário de seu BLOG. Continue sempre escrevendo suas idéias e nos brindando com uma redação impecável.Chamou-me à atenção o carinho e o quanto você gostava e continua gostando de sua amiga que nos deixou, mas continua para você,como se ainda por aqui estivesse.Se existe outra vida depois da que passamos aqui na terra,sua amiga estará radiante e feliz com a amizade que aqui deixou e que frutificou para um amor verdadeiro de um ser para outro.Seu sentimento é coisa rara nos dias que passamos

Um beijão minha escritora preferida

Tio Luiz




Tio Luiz

Aparecida Matos disse...

Quero lhe parabenizar pelo aniversário do BLOG e pela sua capacidade de nunca esquecer aqueles a quem ama. Kilma, certamente, mobiliza em voce um amor tão grande que a saudade que sente dela não fica amarga. Voce é que parece segue o rastro de luz que ela deixou. Tenho certeza que se encotrarão em alguma estrela do firmamento. Só espero que tenha paciência, rezo que este encontro demore muito de acontecer. Voce deve ter muito que fazer por aqui e onde ela está tem todo tempo do mundo para esperá-la.
Emocionante o texto!

Anônimo disse...

Li um texto do seu BLOG nas mãos de uma amiga. Fiquei impressionada pela linguagem coloquial e um conteúdo tão profundo. Anotei o enderêço e sempre leio. Acho que voce já escreveu um livro e sua sensibilidade é impressionante. Infelizmente não tenho seu talento e fico inibida para comentar todas as crônicas e ainda tem algumas que dispensam comentários. São escritas para fazer pensar. Acho que esta é a função da leitura.
Quanto ao presente texto, está lindo e o amor que voce sente pela sua amiga é evidente e claro. Tomara que um dia voces se reencontrem. Me inclua entre os leitores anônimos, fiéis e parabens pelo terceiro ano de vida.

AMANDA disse...

Parabéns pelo terceiro ano do seu BLOG! Vida longa com voce na frente. Sem voce ele pode até manter o nome e a filosofia mas, será outro. Tudo na vida acaba como, infelizmente, Kilma, homenagezada de forma tão singela e cheia de amor. A amizade e a ternura que voce sente por ela é que é eterna. Vou torcer para este sonhado reencontro mas, não tão cedo(risos)

IZABEL disse...

Alice,

Três anos atrás, dissemos - feliz nascer – três anos se passaram e hoje continuamos dizendo – feliz renascer. Verso & Reverso sempre renasce, pois ao longo destes três anos ele faz renascer em mim e em muitos dos seus leitores a alegria, a esperança, a fé, a reflexão, enfim a vida!

Como você escreveu no Editorial – VIDA LONGA AO VERSO & REVERSO! Ele já faz parte das nossas leituras e mais ainda das nossas reflexões e representações. Ele é a nossa “voz”!

Fiquei emocionada com o comentário do tio Luíz – como ele foi sensível e assertivo nas suas palavras.

Beijinhos,
Bel

Rose disse...

Parabens ao VERSO&REVERSO pelos 3 anos de vida que, pelo menos para mim, fizeram com que crescesse 30 anos, pela importancia, profundidadade e seriedade das questões abordadas aqui. Longa vida ele ja tem e, como voce pretende, já é eterno, pois as transformações que fez em algumas vidas são eternas. Continue sem se preocupar como e quem lhe substituirá. Este assunto ainda vai demorar de vir à tona.
Quanto à Kilma, sua reverência pelo que ela foi e que ainda representa para voce, emociona

BIBI e BIU disse...

Querida DINDA E TIA ALICE.
Agradecemos a voce toda amizade que dedicou e ainda dedica a nossa MAE. Ela era realmente uma pessoa MARAVILHOSA, TAO maravilhosa que DEUS levou tao cedo para junto DELE. Ela nos faz muita falta mas sabemos que esta no lugar certo, num lugar aonde todas as ALMAS PURAS DEVEM estar,
Este mundo e muito cruel . Sabemos que ELA esta no LIGAR aonde deve estar. UM LUGAR cheio de LUZ e PAZ.
Um dia nos a encontraremos e viveveremos para sempre juntos num
clima de muito AMOR.
BIBI e BIU

ZEUS disse...

Parabéns pelo aniversário do BLOG. Espero que ele viva tanto quanto voce, eternamente.

RICARDO disse...

PARABÉNS PARA O VERSO&REVERSO E PARA NÓS SEUS LEITORES QUE CONTAMOS COM UM ESPAÇO QUANDO QUEREMOS PENSAR E LEVAR A VIDA À SÉRIO. A HOMENAGEM QUE VOCE FEZ À SUA AMIGA, MUITO BONITA.
SUCESSO POR MUITOS E MUITOS ANOS