segunda-feira, 16 de maio de 2011

MOSAICOS DA VIDA

O bem vindo “bombardeio” da midia sobre os fatos continua tão agressivo, que fica difícil escolher um para comentar. Considerando que a midia da qual disponho é um Blog, cuja proposta é registrar o cotidiano a partir de pontos de vista pessoais, minha indecisão justifica-se.

Esta introdução ratifica uma das minhas dificuldades, como neófita na “arte da escrita” em eleger um assunto e discorrer sobre ele sem anular minhas subjetividades que, a princípio,a ninguém interessa,mas, quando postadas, descubro que não estou tão solitaria nas minhas dúvidas, adversidades, ansiedades e alegrias.

Poderia falar no Bolsonaro que, mais uma vez, protagonizou um “espetáculo” com o cheiro acre da homofobia. Deputado! Acompanhe a evolução do mundo! Olhe ao redor e, já que insiste, continue sendo o que quiser, mas libere os outros para que também o sejam. A lei, que tanto lhe incomoda propõe assegurar direitos individuais e evitar a intolerância ao diferente, que tem milhares de faces.

Ninguém é homossexual ou vive uma relação estável por causa de uma norma legal. As leis nascem das necessidades humanas para amparar os homens. Ainda que façam parte de minorias, são iguais perante a Constituição do país.

Se leis fossem tão persuasivas e determinantes não teríamos corrupção e o dinheiro público seria bem gasto! Sua tarefa é dar exemplos de compromisso com o trabalho, com a democracia e com o debate sabendo que, quem debate não se obriga a mudar sua opinião ou de outrem.

Outro assunto que esteve em voga e já está na curva decrescente do interesse coletivo foi o casamento do futuro rei da Inglaterra, cujo destaque conferido pela midia a muitos incomodou embora, todo mundo quisesse saber como aconteceu, quem foi, o que vestiu e outras "curiosidades". Ora, vivemos numa democracia, a imprensa é livre e publica o que quiser. Uma história, "aparentemente" de amor, em tempos de Osama, nos diz que nem toda noticia é trágica embora, para muitos, possa ser tola e fútil. Além do mais, quanto a Inglaterra, até onde sei, tem a medicina pública das mais avançadas e democráticas do mundo. Pode se dar ao luxo de ter reis, rainhas, castelos, contos de fada, com ou sem final feliz para povoar o imaginário das pessoas.

Vejo que no Japão as coisas continuam péssimas. A radioatividade impede pessoas de procurarem corpos de parentes e restos de sua história, assim como há controversias sobre o resgate dos corpos presos nos destroços do voo da AIR FRANCE, que caiu em aguas brasileiras. Os franceses não desistem de resgatá-los, ainda que haja alguém que prefira deixar seu ente querido na paz daa profundezas do oceano.

Obama é criticado por não mostrar o corpo de Osama. Assim como tudo em política cheira a mentira, poderia ser um golpe de marketing do Presidente americano. Poder pode, mas pessoalmente, acho que Osama está morto e seu sepultamento, por questões políticas e de segurança mundial, foi feito conforme os preceitos islâmicos. Quem vai saber...?

E, daqui a algumas horas, qual será o assunto da vez? A não ser que queira registrar minhas angustias pessoais, fica difícil, diante de tantos assuntos cheios de nuances, escolher um só.


Prefiro estes exemplos que formam o mosaico onde estamos inseridos, constatando que tudo é dinâmico, as formas de enxergar os fatos são varias, assim como nós que, nem se quiséssemos, seríamos as mesmas pessoas a cada amanhecer.

ALICE ROSSINI

7 comentários:

Luciano Augusto disse...

Eu acho que é o nosso outono... Enquanto a primavera esquenta a vida do hemisfério norte, as notícias que caracterizam a nossa baixa estação perdem a força, pois não falamos de carnaval, etc. Só a educação para fazer com que uma sociedade penere o que realmente deve se dar atenção ao mosaico da mídia globalizada!
Bjo


2011/5/16 alice

Aparecida Matos disse...

O mais grave deste "bombardeio", como voce escreve é que ele nos impede de filtrar, criticar e refletir sobre como e porque as coisas acontecem. Tomara que, as proximas gerações, acostumadas a tanta informação, desenvolva este discernimento

Penha Castro disse...

É assim mesmo. Os acontecimentos, além de acontecerem de forma enlouquecedora, ainda se superpõem nos deixando completamente mobilizados, esquecendo-nos até de nós mesmos.Este esquecimento, por sua vez, faz com que fiquemos anestesiados com a dor, as dos outros e as nossas.
Seu mosaico oferece muitos elementos para refelxão.É disto que nós precisamos.

URANO disse...

DE VEZ EM QUANDO É BOM DAR UM PASSEIO PELO MUNDO E TIRAR UMA FOTO PANORÂMICA DOS CAMINHOS QUE A HUMANIDADE TOMA. ENQUANTO ISTO VAMOS NOS PERDENDO UM DOS OUTROS.
SEU TEXTO É UM VERDADEIRO MOSAICO, PORQUE VAI DO FÚTIL AO TRÁGICO.

AMANDA disse...

Atualmente, com a internet, acompanhamos os acontecimentos em tempo real. Acho isto bom quando não nos afasta das nossas "subjetividades" como voce bem disse. A informação nos dá a sensação que o tempo passa mais rápido. Portanto, devemos viver intensamente o coletivo e o individual. Assim, viveremos com mais intensidade

LAIS disse...

- Mosaico da vida - ah..tá bom...então vc é neófita na arte da escrita...ahahmm..minha filha, não tem jeito não...a vida de escritor é cheia de contratempos mesmo...Basta ter qualquer coisinha no espírito - desde uma reflexão torturante até a dor pela morte de alguém querido, passando por amor não correspondido, orgulho ferido, ressentimento, dúvida que não se apaga da mente, notícia que permeia a mídia....o que for...tem que reduzir isso a preto e branco.. Só assim p/ liberar aquele sentimento e dar lugar a outro...e vc não para de escrever é nunca...que bom...

Luiz Augusto Vaz disse...

Minha Querida Alice.

Muito importante seu artigo.Em se tratando da Mídia Brasileira,temos que ter um pé atrás.Sou contra a maneira com o Bolsonaro tenta se projetar na mídia porêm,digamos que o deputado fosse um dos militantes do PT,estaria a Mídia tão contudente para colocá-lo fora da Cãmara?Veja o novo caso Paloci.Governo,mídia,partidos do govêrno trataram logo de blindar o quebrador de sigilo bancário de caseiros.Agora mesmo soube que a Preta Gil se declarou bisexual em uma entrevista.Bolsonaro não tem razão em dizer que as origens dela não são bôas?Quem entende de guerra de sublevação da ordem,acha correto o corpo do Bin Laden não aparecer pois,se vivo ou morto em um caixão,seria levado a heroí pelo musulmanos,a mártir pelos contra os Americanos ,e no Brasil teria o tratamento de Dom Sebastião,Rei de Portugal,(aquele que sumiu em uma batalha contra os mouros)Che Quevara,Lampeão,e tantos outros mitos da nossa pobre gente .Sou contra a Monarquia
por achar que é um regime que produz uma malta de parasitas afrontando a fome e a doença no mundo.
Um beijão