quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

EDITORIAL


Apesar do que se ouve, se vê e sente-se o Verso & Reverso, ainda um bebê de dez meses, deixou-se contaminar pelo “espírito natalino” e, consciente das suas limitações, registrou aqui, alguns desejos para o ano que chega:

Que o sol aqueça a todos sem derreter as calotas polares e sem que seja necessário que usemos litros de filtro solar;

Que a chuva caia nas florestas, em lugares onde a água é escassa, onde os rios estejam secos e a terra infecunda. Mas, poupem as cidades e as pessoas de viverem o pânico de serem destruídas;

Que a violência diminua da mesma forma que os presídios se humanizem e as leis sejam cumpridas;

Que nas próximas eleições votemos com responsabilidade e tenhamos consciência da cidadania que nos dá direitos, principalmente, o de cobrar as promessas dos que nos governam;

Que os políticos, uma vez no poder, não esqueçam seus compromissos em não destruir a consciência das futuras gerações e se comprometam a manter as esperanças do país em tornar-se uma nação justa e democrática;

Que conceitos de guerras "necessária”, “conveniente”ou “defensiva”, “bloqueios econômicos”, “golpes de estado”, “regimes de exceção”, “censura à imprensa” e outras justificativas vãs, sejam banidos do jargão dos poderosos;

Que todos os regimes autoritários sejam atingidos pelo veneno da supressão da liberdade e que os ditadores sucumbam aos clamores por um mundo melhor, nem que para isso seja necessário que acreditemos em duendes;

Que nasçam crianças todas desejadas, com direitos assegurados e que suas familias as eduquem dentro de princípios éticos e valores humanos;

Ah! Que os casais que se amam continuem apaixonados, que os que já não se amam tenham a coragem de buscar a felicidade e os que ainda vão se amar encontrem-se no ano que se avizinha.

Como este Blog não tem a pretensão de esgotar desejos, coloca seu espaço reservado a Comentários para que seus leitores e colaboradores, livremente, externem os seus sonhos e suas vontades.

Até 2010!!!


VERSO & REVERSO

16 comentários:

Fernando Trovador disse...

Feliz Solstício de Verão!

Leitores, colaboradores, comentaristas e amigos deste tão querido Blog.
Por favor, aceitem sem obrigação, implícita ou subentendida, meus melhores desejos de uma celebração ambientalmente consciente, socialmente responsável, livre de estresse. Não dependente e de gênero neutro, das festas tradicionais do solstício de Verão, praticada dentro da mais prazerosa tradição da persuasão religiosa ou práticas seculares de sua escolha, e com respeito ás persuasões religioso-seculares e ou tradições de outros, ou suas escolhas de não praticar tradições religiosas ou seculares de nenhuma natureza.

Aproveito também para desejar-vos que passem fisicamente bem sucedidos, pessoalmente reconfortantes e clinicamente descomplicados, o período limitado pelo tempo reconhecido formalmente e aceitado como o ano de 2010, mas não necessariamente restrito como sendo calendário de escolha de outras culturas que contribuem diariamente, para fazer o nosso Pais e, porque não, o nosso planeta um lugar melhor. Adicionalmente, meus desejos são enviados a todos sem preconceitos de raça, credo, cor de pele, idade, habilidade física, fé, religião, convicções científicas, escolha de sistema operativo de computação, preferência sexual, política ou time do coração.

Sejam todos, sempre, muito felizes.

Fernando Trovador

Ana Clara disse...

Meus votos são idênticos, poderia fazer um ctrl+c/ctrl+v aqui.

Mas tenho um pedido especial nesse Natal: desejo pra todo mundo muito Amor. Desejo que todo mundo faça tudo com Amor, com Carinho, apaixonado e só canalizando energias boas para o próximo e para si próprio.
Sejam os políticos, sejamos nós: Amor é o que nos falta.

E nesse Natal vou dar muuuuuito Amor a essa família linda que eu tenho!
Beijo, Tia!
Até já

IZABEL disse...

Alice,
O VERSO E REVERSO com apenas 10 meses de vida, pode ser considerado um grande “presente” para os seus leitores neste ano de 2009... Ele trouxe – alegrias... questionamentos... reflexões... inquietações... buscas... enfim, ele “fez vida!”

Desejo a todos os seus leitores um ABRAÇO - brindo com um poema do nosso eterno poeta, Vinícius de Moraes.

DE REPENTE DEU VONTADE DE UM ABRAÇO...

Vinícius de Moraes

Uma vontade de entrelaço, de proximidade...
De amizade... Sei lá...
Talvez um aconchego que enfatize a vida e amenize as dores...
Que fale sobre os amores, que seja teimoso e ao mesmo tempo forte.
Deu vontade de poder rever saudade... De um abraço.
Um abraço que eternize o tempo e preencha todo o espaço
mas que faça lembrar do carinho, que surge devagarzinho
da magia da união dos corpos, das auras... Sei lá...
Lembrar do calor das mãos acariciando as costas a dizer...
“ESTOU AQUI.”
Lembrar do trançar dos braços envolventes e seguros afirmando
“ESTOU COM VOCÊ”...
Lembrar da transfusão de forças
com a suavidade do momento... Sei lá...
Abraço... abraço... abraço...
Abraço... abraço... abraço...
Abraço... abraço... abraço...
O que importa é a magia deste abraço!
A fusão de energia que harmoniza,
integra tudo, e que se traduz
no cosmo, no tempo e no espaço.
Só sei que agora deu vontade deste abraço!
Que afaste toda e qualquer angústia.
Que desperte a lágrima da alegria, e acalme o coração...
Que traduza a amizade, o amor e a emoção.
E para um abraço assim só pude pensar em você...
Nessa sua energia, nessa sua sensibilidade
que sabe entender o porquê...
Dessa vontade desse abraço.

Fernando Trovador disse...

Estimada Izabel

uqe obra linda voce nos lembrou. Um abraco pra voce tambem e para todos com muito amor

Alicinha e Marcos. Muitos beijinhos y feliz 2010.

Fernando Trovador

Anônimo disse...

Que texto lindo..adorei!!

Que todos os seus desejos, que tb sao os meus, fiquem cada vez mais possiveis de se tornarem reais!!

Acrescento o desejo de que vc continue sempre iluminada e nos presenteando com seus pensamentos neste blog!!

beijos!

Eliane

Albérico disse...

ALICE: Acabo de ler o Editorial de “VERSOREVERSO” e, na minha opinião, tudo que ali é dito, necessariamente, precisa ser, lido, ouvido e refletido, por cada um de nós, habitantes de um planeta tão destratado, não obstante suas maravilhas.

Parabéns
Painho

Penha Castro disse...

Alice,

Suas palavras me emocionaram. Principalmente porque sei que voce sabe que não adianta a gente desejar somente coisas pessoais, quando ao nosso redor tudo desmorona.

Voce é uma pessoa especial e linda!

Mas, eu, gostaria de pedir saúde. Para todos e, especialmente, para minha mãe. Voce tem uma, é uma e sabe o quanto são necessárias

Feliz 2010

Marco Rossini disse...

quero desejar tudo em dobro, em triplo em quanto puder, tudo aquilo que ja desejaram ai em cima. e, se for possível, que o nosso BAHÊA seja campeao baiano, da Copa do Brasil e suba pra série A. E, pra ficar mais perfeito ainda, que o vicetorinha da bahia caia pra série B. rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

EU NÃO SOU MODESTO. QUERO MUITO. ALGUNS ACHAM QUE É TUDO: PAZ E SAÚDE.

Viória Régia disse...

Voce disse tudo mas, sempre queremos alguma coisa pessoal. Eu gostaria de que inventassem o elixir da eterna juventude, sem que precisássemos gastar fortunas de cremes... rsrs

Seu texto está lindo.

Feliz 2010 para a humanidade!

Mariana disse...

AMEI!Tomara que tudo dê certo ou, que pelo menos nos esforcemos para isto. Menos violência, mais justiça, mais saude, mais compreensão, mais trabalho, mais dinheiro e muito, muito amor! Pois é isto que nos motiva correr atrás do resto.

Feliz 2010 para voce!

Amanda disse...

Eu quero primeiro, que este Blog continue a existir, depois que todas os pedidos que ele fez sejam atendidos e muita saude, muito dinheiro e muita paciência para aguentar o que acontece no dia a dia que não podemos evitar.

Adorei a idéia. Deus continue lhe iluminando.

Beijos!

Sandra Cristina disse...

Querida Alice.
Parabéns pelo texto. E tudo o que quero em 2010 e nos anos seguintes, é que se revogue a "Lei" de Gerson - aquela que assim dispõe: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?"
Ela não precisou passar por comissões, ser aprovada em plenário e nem ser sancionada para entrar em vigor e pior, "pegar".
O coitado do Gerson, ídolo da seleção brasileira, tentou ser garoto-propaganda e ficou estigmatizado de forma tão infeliz.
Pois o meu desejo é que todos nós revoguemos essa lei,especialmente os políticos que fazem questão de aplicá-la diuturnamente.
Tenho fé que quando formos pessoas melhores (e cada um deve fazer seu "mea culpa" quanto as questões ambientais, quanto ao seu comportamento no trânsito, quando fizer sua declaração de imposto de renda), também teremos governantes melhores, porque eles são o reflexo de nossa sociedade corrompida.
Abaixo a Lei de Gerson já!!!!!!
Feliz ano novo!bjs,
Sandra

Ricardo Farias disse...

DESEJO PAZ, QUE OS NOTICIÁRIOS NÃO SEJAM TÃO ESTRESSANTES E NOS ANGUSTIEM TANTO. QUE POSSAMOS SAIR DE CASA COM O MINIMO DE CERTEZA QUE VOLTAREMOS EM PAZ. QUE SE MULTIPLIQUEM PESSOAS COMO VOCE, ALÉM DE GENEROSAS, INTELIGENTES.

QUE ESTE BLOG SEJA SEMPRE UM ESPAÇO ONDE TANTO VOCE COMO QUEM O LÊ, ENCONTRE UM MOTIVO DE REFLEXÃO E SABER QUE NÃO ESTÁ SÓ.

HOJE ESTOU INSPIRADO, ACHO QUE SÃO AS EMOÇÕES DE FIM DE ANO (RISOS)

FELIZ 2010

Cecília disse...

Muito bom! Voce conseguiu com uma boa dose de poesia falar das nossas mazelas. Se, pelo menos um dos desejos do BLOG forem atendidos, ja podemos dizer que valeu o ano de 2010. Mas, tenho certeza, que basta ganharmos a Copa de Mundo para parecer que vivemos num mar de rosas. Ainda estamos longe de ser um país solidário.

Pessoalmente, peço saude e paciência para entender e aceitar tudo que vier e que vai continuar por muito tempo.

Mais uma vez, parabéns pelo BLOG. Pena que so o conheci recentemente.

Feliz 2010

Alice Rossini disse...

primeiro de janeiro de 2010, 05.06 da madrugada.

Agora que esgotou o prazo para que os leitores dete blog fizessem seus pedidos para 2010, vou fazer o meu ou os meus. Só quero duas coisas: primeiro quero ter inspiração e motivação para continuar escrevedo-o. Acho que enfim encontrei o que gosto de fazer. Segundo, peço á vida que me dê paciência e sabedoria para, se não entendê-la, aceitá-la, procurando sempre perceber o que ela permita que eu mantenha.

Que em 2010 todos os nossos sonhos, principalmente os que consideramos impossiveis e proibidos, se concretizem

Pouco, né?