quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

QUANDO A VIDA NÃO VALE NADA


Esta semana, aquela senhora, empregada doméstica da minha vizinha, teve seu único filho morto. Foi lá no morro. Deram-lhe oito tiros. Assim, como quem mata um animal. Simplesmente dispararam e o deixaram estendido na lama do caminho.

O rapaz tinha vinte e dois anos, vivia com uma moça da sua idade e já tinham um filho de um ano e meio. Trabalhava de segunda a sábado, 12 horas por dia, e pensava mudar-se do morro porque várias vezes haviam tentado roubar-lhe a moto, sua única propriedade.

À sua mãe disseram que o filho estava desaparecido há três dias. Ela e outros familiares percorreram hospitais com a esperança de encontrá-lo, por acharem ter sofrido algum acidente de trânsito. Nada. Alguém, então, decidiu ir ao Instituto Médico Legal. Lá o encontraram.

Avisaram à mãe e, depois do reconhecimento, entregaram-lhe o cadáver.

O velório foi horrível. Familiares e amigos se cotizaram para pagar o funeral. Cinco mil reais para ter o direito a um funeral decente. Digno de quem trabalhava e não era bandido. Senão, seria enterrado como indigente. Não há onde sepultar um filho que jaz sem alma, junto à alma de uma mãe despedaçada pela dor. Cinco mil ou nada.

Não há culpados. Nada se sabe. Penso que nunca se saberá. Aquele jovem transformou-se numa pasta a mais no arquivo criminal de algum organismo do Estado, que em alguns meses estará coberta com o pó do esquecimento e da impunidade. Caso encerrado.

Só se sabe do caminho tingido de sangue, da mancha na lama da subida do morro. Lama manchada com a vida de mais um. A chuva se encarregará de fazer desaparecer esta última lembrança. Mais uma saudade naqueles que sobreviveram. Fim da história.

No começo da próxima semana, novas histórias serão escritas com o sangue de mortes provocadas por balas, facadas, roubos, sequestros, assaltos. Mais terríveis que as mortes, são os deflagradores das tragédias. Realidades transformadas em contos de terror. Terrível o sofrimento e a dor de quem sobrevive à cruel realidade.

Pior ainda é acostumar-se a todos esses fatos e viver tendo consciência que não há quem faça algo para solucionar a situação que nos rodeia, que destrói nossos nervos e compromete nossa estabilidade.

Estou convencido que, atualmente, a maior prioridade do brasileiro comum, é viver em paz. Provavelmente uma casa melhor, transporte próprio, educar os filhos. Tudo isto, antecedido pela paz.

Não, imagino que o desejo resumiria algo mais básico, mais instintivo, mais primitivo: viver! E viver envolve planos, estudar, trabalhar, apaixonar-se, ter filhos, ter um teto próprio, divertir-se, conviver com amigos, fazer o que quer, quando quer e como quer. Mas, em paz! Não no meio de uma guerra permitida.

Penso que não há nada pior que viver com a angústia de quem vive num país em guerra. Só que, numa guerra declarada aponta-se o alvo e lança-se uma bomba para destruir o inimigo. No nosso país, parece que somos todos inimigos. A guerra é contra quem caminha pela rua, vai trabalhar, fala no celular, pega o ônibus, dorme ou vê televisão em sua casa. A guerra é nos dias de semana, nos fins de semana, nos dias de festa. A guerra é à noite e durante o dia. A guerra é sempre. A morte é sempre. E as ruas se inundam de lágrimas e de raiva. E não se faz nada. O certo é que o Governo não faz nada.

O certo é que nos ensinam que a vida não vale nada!

FERNANDO TROVADOR, sim, mas triste, muito triste!



6 comentários:

Alice Rossini disse...

Fernando, o medo é um dos sentimentos mais destruidores que podemos enfrentar. Esgarça nosso equilíbrio e deteriora nossa relação com o mundo. Desconfiamos de todos e, até uma criança, achamos que poderá ser nosso algoz. Numa sociedade em que se mata sem motivos, até por uma "abordagem que não deu certo", com certeza a vida perdeu todo o valor. Cada dia mais próxima, de todos sem exceção, a violência vai se infiltrando nas relações das pessoas e, como voce diz, vai sendo banalizada e tornando-se "normal" Isto é muito mais perigoso do que possam analisar antropólogos e sociólogos. Sem deixar de ser uma questão politica, hoje ja é uma questão de saúde publica.
Mas a sensação que recrudesce o medo, é de que ele aumenta na mesma medida da omissao dos que nos governam.
Seu texto, infelizmente, é o roteiro da vida de muitos e poderá ser da nossa também.

Alice Rossini disse...

Errata: Mas a sensação é que recrudescem o medo e a violencia na mesma medida da omissão dos que nos governam

IZABEL disse...

Fernando,
Brilhante o texto, pois ele reflete o que estamos vivenciando... Uma total falta de segurança. E quando a segurança de “nossas vidas” fica ameaçada – instinto primário do ser humano... Ficamos assim, frente a uma cruel realidade, imobilizados... Com medo de tudo e de todos...

Fala-se muito nas lutas ecológicas – que ambiente queremos deixar para os nossos filhos? Eu pergunto – QUE SER IREMOS DEIXAR?

Aonde chegaremos? Será que este caminho terá que ser “tingido de sangue?”

Triste, mas triste, muito triste!

Penha Castro disse...

Infelizmente esta é a triste realidade que vivemos. O medo e a indegurança associadas ao desamparo por parte das autoridades, faz tudo parecer muito pior.

Crime e violência existem em todos os lugares do mundo mas, a sensação de que podemos sofrer qualquer tipo de violência e o autor ficará impune, além de injusto lembra-me regimes de exceção, onde a lei nada siginifica.

Anônimo disse...

É ISSO AÍ, CARA. INFELIZMENTE VOCE DESCREVEU UMA CENA QUE ASSISTIMOS, INDIFERENTES, TODOS OS DIAS PELA TELEVISÃO. NÃO PENSE QUE SO VOCE FICA TRISTE COM ISSO NÃO, NOS TODOS FICAMOS, PRINCIPALMENTE COM A FALTA DE LIBERDADE E CERTEZA DE VOLTAR PARA CASA CADA VEZ QUE SAIMOS. ESTAMOS FICANDO NEURÓTICOS

Mariana disse...

Estamos neuróticos e nossos filhos, além de neuróticos serão pessoas inseguras, preconceituosas, achando legítimo viverem segregadas de tudo que desconhecem, enfim, será uma geração deformada. Mais triste fico eu com esta perspectiva