segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

HOMENS

Recebi de um amigo, um texto de Zélia Gattai intitulado “Homem Maduro”. Lindo! Fiquei emocionada e pensativa.

Imagino que, para escrever texto tão belo, a escritora deve ter-se inspirado no seu adorado Jorge. Embora tivesse, como eu, a mesma forma de sentir e perceber o sexo oposto, prefiro aguçar meu olhar e falar de homens de forma mais generalizada; os maduros e os jovens, os amadurecidos e os imaturos, os equilibrados e insatisfeitos, os desequilibrados e satisfeitos, tantos quantos hajam por aí.

Existem exemplares que se encaixam em todas as classificações e não pretendo, aqui, esgotá-las. Calma! Reconheço que o universo de perfis femininos é bem mais complexo e de uma variedade desconcertante. Para muitos, desanimadora.

Voltando aos homens maduros a que Zélia referiu-se, são sim, charmosos e experientes em vários aspectos. Por terem vivido décadas tão marcantes para a humanidade guardam resquícios deste tempo. O romantismo, a conquista, o sofrimento, a luta por ideais que, certamente, fizeram deles homens maduros e mais densos que provavelmente serão os homens maduros das próximas gerações.

E por falar em gerações, pensar no homem como maduro, não quer dizer que também falo do homem amadurecido. Não quero correr o risco, repito, de restringir o universo das minhas elucubrações, já que convivo com homens de todas as idades.

Assim, percebo que é ainda muito jovem que o homem maduro perde a consciência do seu processo de amadurecimento e não percebe o quanto poderia sentir-se especial e sedutor.

Os padrões estéticos atuais também os esmagam. Os obrigam a violentarem seus organismos, modificando biotipos, mudando a simetria e a harmonia de seus corpos. Isto seria justificado se este padrão fosse ao encontro de expectativas femininas. Mas, não é isto que vejo e ouço. Mulheres não se encantam por montanhas de músculos. Mulheres gostam de músculos e cabeças definidas com equilíbrio e harmonia.

Então, o que os motiva a carregar “toneladas” de ferro? Aí é que as duas pontas da questão se encontram: o homem jovem ao hipertrofiar seus músculos tenta perenizar os símbolos de virilidade e força próprias da masculinidade. O homem maduro, não se enxerga sedutor e cheio de encantos, porque já não pode sustentar aqueles simbolos que o jovem, tola e inutilmente busca.

E neste tumulto existencial, centrando-se numa simbologia tão inconstante quanto passageira, a grande maioria deixa de construir vínculos mais profundos com a vida, cujos pilares mais consistentes os sustentarão e os adensarão quando maduros.

Entramos, então, nós mulheres, como fator complicador, quando não, coadjuvantes nesta busca e insatisfação insanas. Não abrindo mão do pesado estereótipo de “predador” o homem deixa de lado os encantos e os encantamentos inerentes a cada fase da sua vida, eternizando uma postura belicosa e de superioridade em relação às mulheres, cuja trégua só ocorre na cama.

Ao afastarmo-nos um do outro enfraquecemos o casal que, em alguns casos, ainda mantêm-se refém daquele que morava nas cavernas, com papeis rígidos e definidos, direitos desiguais e nenhum espaço comum. Sem contar o alheamento quanto aos respectivos universos, com suas peculiaridades, riquezas, dificuldades e questões que poderiam ser compartilhadas e resolvidas de forma solidária e madura.

Daí porque me nego a rotular homens em maduros ou jovens. Um, a origem, outro, a conseqüência e seus desdobramentos: de um lado virilidade e saúde perdendo-se em espelhos e halteres ou na busca desenfreada pelo “sucesso” a qualquer custo. Do outro, medo enchendo cabeças cobertas de charmosos fios grisalhos, angústia nublando olhos perspicazes, argutos e fascinantes e acelerando corações que emoções agradáveis os tonificariam, em vez de fragilizá-los. Suores de ansiedade molhando mãos construtoras, calejadas de luta, mas capazes de carícias e força para segurar o essencial da vida.

ALICE ROSSINI

10 comentários:

IZABEL disse...

Minha querida Alice,

Este teu texto fala por “todas nós”, não digo por nós
mulheres, mas por “nós seres HUMANOS”...

Lindo!!! Perfeito!!! Que colocações... Digno de uma
guerreira que vive o “nosso cotidiano e sabe exatamente tudo o que se esconde entre o – maduro e a maturidade!!”
Obrigada, você falou por muitas de nós!!!

Bjsss,

Bel

IZABEL disse...

Poxa!! Eu não podia deixar de falar da minha emoção ao ler o final do texto!!! Que LINDO!!!! Estou emocionada até agora!!!

Bjss e obrigada pela oferenda!!

Bel

Penha Castro disse...

Alice,voce tem razão quando fala que "aguça" o olhar. Mais uma vez sua análise sobre os homens e mulheres ( por que não? ) vai direto e objetivamente sobre a raiz dos problemas: a falta de reflexão, de prevenção, de saber que tudo passa, e que em todos os momentos existem vantagens e desvantagens.
E falou de forma carinhosa e conciliadora. Adorei.

Fernando Trovador disse...

Alice
Nós não podíamos esperar menos equilibrio, menos sensibilidade nem menos tolerância de voçe.
É gratificante ler textos, sejam de quem forem, equilibrados, livres de esquizofrenias sexistas, que nos desnudem extamente como somos. Esse é o caminho comum amiga.
Maravilhoso mesmo, é ler a forma quase poética e amorosa como voçe cosntruiu este texto.
Que maneira tão doçe e sutil de declarar amor ao Ser Humano.
Parabéns

Fernando Trovador

Mariana disse...

Muito bom mesmo! É tudo que eu penso e não sei falar desta forma tão fácil, lucida e bonita.

Mais uma vez parabéns. Meus irmãos leram. Um ficou calado mas leu duas vezes e o outro achou ótimo mas não quis escrever comentários.

Ricardo Farias disse...

Infelizmente, nem toda mulher pensa dessa forma. Nos acham uns monstros, insensíveis, galinhas e outras "qualidades".
Não procuram saber porque somos como somos. Complicado é o ser humano e mais ainda a vida.
Bom saber que tem gente que veja isso de forma leve e até, carinhosa, como disse o amigo Fernando.
Voce tem muita sensibilidade e inteligência.

Vitória Régia disse...

Sinto-me representada. Disse tudo que acho, também percebo e não tenho seu talento para escrever e divulgar. É tão simples e evidente. E tão fácil de reverter. Pena que estamos num período da história da humanidade que é cada um por si. O pior é que quem pensa sofre, quem não pensa sai por aí pisando ou indiferente a tudo.
PARABÉNS.

Anônimo disse...

Como homem, contesto que nossa atitude ainda seja de predadores. Acho que as mulheres também assumem este papel. Sei que voce vai pensar que também têm direitos. Portanto, também não se queixem.

Mas concordo quando diz que também somos vitimas de estereotipos dos quais, muitas vezes, não temos força de nos livrar.

Seria muito bom que homens e mulheres tivessem o direito de envelhecerem de forma madura

Luiz Augusto Vaz disse...

Minha Querida Alice.

Quero em primeiro lugar te parabenizar pelos textos do teu VERSO& REVERSO.Leio todos e me orgulho de tê-la com sobrinha escritora.Quizera que alguem me explicasse como o nosso Ilustre "Homem Público" de mentirinha(Falo do salvador que vai tirar o povo da M.....),pode ter um IBOPE tão alto num Governo decorrupção,crimes,doenças,injustiças eimpunidade,autoridades calhordas.maracutais de todos os estilos etc.etc,etc...

Só voces que tem o dom da escrita,para gritar que tudo está errado.

Unknown disse...

Alice

Achei o seu blog muito bacana, parabéns!

Me tornarei uma leitora assídua! Beijos.

Amanda(Family Fitness)