quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EDITORIAL

18 de fevereiro de 2010. O Verso & Reverso comemora um ano de vida. Nasceu sob o signo da saudade, este sentimento insólito, cuja peculiaridade é misturar dentro de nós sensações várias.


Algumas doem, outras nos trazem agradáveis lembranças, mas estão sempre presentes, com todas as suas contradições. Quando é inspirada em alguém cujo esquecimento teria o significado de pequenas “mortes” no contexto da tragédia maior que sua ausência provoca, nos resta como única alternativa tentar transformar cada lembrança em algo que, pelo menos nos aqueça como uma brisa cálida numa longa noite de inverno.

Kilma sabia devolver com um sorriso cada tristeza que a vida lhe impôs. Sabia como poucos, a fórmula desta alquimia. Este é o seu maior legado.

Embora a tristeza seja uma das faces da moeda onde está impressa a felicidade como outra fase necessária à condição do existir, pouco importa se nossos sorrisos sejam acompanhados de uma intensa saudade, pois tudo faz parte da vida inclusive, da vida que Kilma não teve a chance de viver.

A escolha da data para fazer nascer algo de mim, claro, foi uma “coincidência” provocada. Gosto da sensação de cada linha que escrevo ou recebo dos colaboradores, cada poema que nasceu da inspiração de tantos poetas, conhecidos e reconhecidos, cada comentário de amigos e leitores tenham gosto e intenção de homenageá-la.

Vamos comemorar o aniversário do Verso & Reverso relembrando quem o inspirou, fazendo o que ela fez de forma sempre tão cristalina enquanto sua existência enriquecia a humanidade: sorrindo.

Homenagem para quem, a despeito da dureza e da crueldade da vida, via nela motivos para desejá-la do jeito que se lhe apresentava, não importava quão desconcertantes fossem as misturas de alegrias, tristezas, perdas e ganhos.

Hoje, a música SMILE, cuja genialidade da letra associada à beleza da melodia, consegue a expressão que melhor define meus sentimentos, dos explícitos, até os tão intensos que se escondem em partes de mim e de todos que tiveram o privilégio da sua convivência.

Para quem não a conheceu que esta música tenha o poder de mostrar, vagamente, como ela era e será sempre lembrada: com um "Sorriso"

clik na música abaixo

Música Smile - Charlie Chaplin

21 comentários:

Fernando Trovador ou nao! disse...

Alice

Estou aqui parado olhando o monitor sem saber o que te dizer. Talvez o momento exija de mim uma sutileza mais sensivel que eu nao tenha. Ou ate meu vocabulario limitado e mesclado com alguns outros de outras linguas e culturas, seja insuficiente para te dizer algo apropriado e contundente. Mas provavelmente tambem nao e isso que me deixa estatico. O que realmente eu queria dizer, e que nao ha momento na vida que valha a pena nao sorrir, nao ha minuto do dia ou da noite que nao valha a apena nao viver. Nao existem motivos, sejam quais forem, que nos possam impedir de lutar pela felicidade e pela a PAZ. O Ser Humano usa quase sempre a estrategia de ser defensivo e tende a culpar tudo o que o rodeia como impedimento a sua infelicidade. Nos somos os unicos responsaveis por sermos ou nao FELIZES. Cada um escolhe o seu caminho no processo cosntrutivo de uma vida melhor ou pior.

Voce escoilheu este blog para ajudar esse processo. Eu, te agradeco mil e uma vezes por me permitires participar dele, e no embalo, sentir-me ainda mais feliz. Essa e a unica missao que todos nos temos ao nascer. sernos Felizes.
Te agradeco por me ajudares a cumprir com a minha missao.
Parabens e beijos

Fernando Trovador

Eliane disse...

Amiga!!

Parabens!! Que vc continue sempre muito inspirada e nos brindando com seus textos otimos!!

beijos!
Eliane

Marco Rossini disse...

Alice

parabens pela primeira batalha vivida pelo nosso blog. Voce conseguiu ultrapassar o primeiro aninho. A homenagem à Kilma está linda e merecedora de tudo isto e muito mais. A saudade que sentimos dela é, realmente, aquela que gostamos de ter.
parabens, parabens e parabens.
agora, o objetivo do ano II é começar a pensar no livro de crônicas.

te amo

Sergio Gomes disse...

Querida Alice,
desejar parabéns pelo primeiro aniversário do blog é muito pouco. Devemos soltar foguetes e contratar banda de música. Vá em frente, como é do seu feitio e temperamento irrequieto.

Sérgio Gomes

Penha Castro disse...

Alice! Que homenagem linda, simples e significativa. Kilma, tinha que viver sorrindo mesmo, tendo uma amiga que via nela tanta humanidade.

Confesso que me emocionei às lágrimas por imaginar alguem com a sensibilidade de associar sorriso a uma perda que me parece, irreparável.

A música e o clip dispensam comentários.

Parabéns pelo BLOG, apesar de tão pequeno, ja tão maduro.

Neto disse...

Então parabéns ao Versoereverso, bem assim aos seus criadores e colaboradores.
Neto.

Beth Rossini disse...

Olá, prima querida!

Veja só, um ano ja se passou, e vc nos presenteando com tantas palavras bonitas....mas, as horas tristes tb fazem parte da estória, não podemos fugir delas, e vc com seu toque de mestra nos alivia um pouco ao passar pelas mesmas...a vida é assim!

Obrigada , e continue nos deleitando com sua poesia e sensibilidade!

Beijos

Selene May disse...

É ISSO, AMIGA. É O Q NOS RESTA.
SORRIR . E CHORAR.
BJ, SAUDADE,
SELENE

IZABEL disse...

Alice,

Verso&Reverso não poderia ter nascido em outro signo - O signo da SAUDADE... Signo multifacetado... Sentimento de incompletude... Lembranças de prazeres já vividos... Vontade de reviver... Enfim, trazer pessoas ou momentos para perto de nós.

Com apenas um ano de vida, este blog nos trouxe um “leque” de temas, nos dando oportunidade para refletir, desconstruir, reconstruir e com certeza evoluir (putzzz... até rimou rsrsrs).

Levei alguns dos seus textos para as minhas aulas (em oficinas... workshops... palestras).

Obrigada Alice, você está contribuindo para que possamos trilhar os caminhos do autocrescimento.

Escrever é um dos caminhos para “exorcizarmos” as nossas sombras...

Não poderia deixar de me referir a este HINO – SMILE, que reflete a essência deste BLOG! Maravilhosamente LINDO!!!

Te amo – te admiro muito!

Bel

PS: Não poderia deixar de registrar a beleza do comentário de Fernando.
Muito verdadeiro e singelamente humilde! Lindo, Fernando!!!

Um abraço,

Izabel

VERA DANTAS disse...

Alice,
Parabéns.
Quanta coisa linda guardada, que só esperava um pouquinho de coragem para sair e ganhar o mundo.
bjs
vera dantas

Andréa Diniz disse...

LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luiz Augusto Vaz disse...

Minha Querida Alice.
]Parabens pelo aniversário do seu Blog.Que a inspiração literária lhe acompanhe para que outros aniversários sejam comemorados.

Um beijão.

Vitória Régia disse...

Alice

Parabens pelo aniversário do seu BLOG, que nos presenteia com questões polêmicas, inquitantes, quebrando paradigmas até declarações de amor como esta.

Que lindo! Como voce deve ter entendido Kilma enqunto ela viveu, pois cada vez que fala nela, voce aborda um aspecto diferente da sua personalidade.

Colocar o clip de Smile com Chaplin, foi o maximo!

Por favor, continue escrevendo

p.s. voltei para o editorial da inauguração

Amanda disse...

Parabens pelo aniversário do BLOG e parabens por saber valorizar as qualidades de sua amiga. Só pessoas com a sua sensibilidade conseguem associar sorriso, com saudade e comemoração de forma tão bonita e emocionante.

O clip de CHAPLIN tem tudo a ver

GLORIA disse...

Alice querida, so voce que conviveu tao intimamente com a minha Kil, sabe falar tao bemn como ela era:
SO AMOR E SORRISO. Como mae so posso acrescentar que ela era uma pessoa que senpre soube AMAR E PERDOAR . Para ela o importante era VIVER E NAO TER VERGONHA DE SER FELIZ.
Gloria

Ricardo Farias disse...

PARABENS PELO ANIVERSÁRIO DO BLOG QUE SO EXISTE COM ESTA DINÂMICA E QUALIDADE PELO SEU TALENTO E SENSIBILIDADE.

QUANTO À ASSOCIAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS ACOMPANHADOS DE COMEMORAÇÃO COM HOMENAGEM É MAIS UM TOQUE DA SUA CRIATIVIDADE E DO AMOR QUE SENTE PELA SUA AMIGA

CONTINUE!

Irlanda disse...

Alice

Parabéns pelo Verso & Reverso. Você disse tudo que Kilma representava e muito bem escrito. Fiquei encantada com sua maneira de escrever. A música não chegou. Achei o retrato dela um pouco triste para o que ela era. Obrigada pela sua atenção de mandar para mim.
Abraços

Cecília Fraga disse...

Alice

Confesso que não sei o que escrever diante de uma homenagem-comemoração tão delicada, sobria e apaixonada.

Só pessoas muito especiais, como os escritores tem capacidade de externar sentimentos tão fortes de forma tão bonita.

Vida longa a este espaço que mais que um canal onde voce expõe o que pensa e o que sente, faz pensar.

Aparecida Matos disse...

Só hoje, depois de uma viagem carnavalesca pude abrir seu BLOG.Parabens pelo aniversário e que ele tenha muitos anos de vida. Que Deus continue lhe dando criatividade e talendo para alimentá-lo.

Quanto à homenagem feita à Kilma, a quem voce dedica sua criação, confesso que senti inveja de voce. Alguem ter a capacidade de manter viva uma pessoa que ja não está aqui de forma natural, leve e sorridente.(SMILE foi demais!)

Gostaria de escrever mais. Confesso que não tenho capacidade de fazer qualquer comentário a um texto tão bonito. Só posso lhe dizer que não pare de escrever.

Anônimo disse...

Não conheci a homenageada do BLOG. Mas fico feliz por ele existir e ter voce como dona e alimentadora principal.

Seus textos são deliciosos, atuais, inteligentes e representam um oásis no meio de tanto besteirol que recebo pela internet.

Nunca pare de escrever. Voce deve estar fazendo a diferença para muita gente.

Mariana disse...

Sua amiga deve ter sido muito especial para merecer de alguem como voce um amor tão profundo, um carinho tão emocionante e uma saudade que nunca se acabará.

Linda homenagem e um texto alegre e sorridente(a idéia ddo clip de SMILE está demais)

Parabens pelo BLOG. Este seu filho "caçula" é tão bem tratado quanto os outros. Espero que nunca deixe de fazer todo o bem que faz pelos leitores que mostram-se "viciados". Faço a minha parte divulgando-o. Êle é mais lido do que voce imagina!

BEIJOS E PARABENS!
(desculpe o atrazo, estava viajando)