sábado, 7 de agosto de 2010

"O ELOGIO DA CEGUEIRA"

Tenho como principio não falar sobre política partidária no Verso & Reverso. Sei que bastante discutível, uma vez que o BLOG se propõe a tratar sobre assuntos diversos. Embora não impeça que seus colaboradores o façam, reservo-me o direito de ser fiel ao principio referido acima.

Entretanto, uma atitude do Presidente Lula, até prova em contrario humanitaria, na qual pede ao Presidente do Irã, Mahmoud Armadinejad que vá de encontro a um costume, cruel é verdade, mas que faz parte da cultura iraniana, que mata por apedrejamento mulheres que adulteram, tendo, antes, seus corpos enterrados até o pescoço, me fez abrir uma exceção para fazer alguns questionamentos.

Por uma questão lógica, um castigo tão severo não deve incentivar muitos adultérios. Até porque os princípios religiosos e culturais coíbem esta prática naquela cultura. Mas, durante toda historia dos povos islâmicos quantas mulheres sofrem estes e outros castigos, por adultério ou outras “contravenções”, a ponto de atearem fogo às próprias vestes, buscando na morte alternativa para a vida miserável a que são submetidas?

Que circunstâncias diferenciam Sakineh Mohammadi Ahsitiani, das “Elizas Samudios” que tornam cada vez mais elevada a montanha de cadáveres de mulheres, vítimas de violência no Brasil e no mundo? O que tem de especial esta iraniana das outras iranianas que morreram e vão morrer vítimas de atrocidades iguais ou piores do que esta, por “subverterem” os costumes ou por, simplesmente, irem de encontro às leis da natureza, envelhecendo?

Por que tanta compaixão do Presidente Lula? Ser parceiro comercial do Irã o leva pensar que Armadinejad iria contra um costume do seu povo, no qual vê justiça e pouparia da morte a mulher adúltera? Fatos como este acontecem no Irã cotidianamente, assim como as Delegacias de Mulheres em todo o Brasil recebem milhares de queixas de violência até que hottweiler's famintos de fim aos seus corpos mutilados.

Será que tanta preocupação com os problemas mundiais fez o nosso Presidente esquecer-se que foi reeleito para continuar a resolver os nossos problemas, que são muitos e passam, também, pela violência? Nego-me acreditar que o interesse pela vida desta pobre mulher tenha interesses políticos e econômicos. Esta dúvida pode tornar-se cruelmente crível de que os homens só agem em pró de outros homens quando movidos por interesses que os excluem!

Num país onde há 10 anos um jornalista famoso, réu confesso, matou com um tiro nas costas uma namorada que cometeu o erro de terminar o namoro, responde pelo crime em liberdade, por que o cidadão Luiz Inácio não usa das suas prerrogativas de Presidente da República para “agilizar” o processo? Pilhas de recursos se arrastam pelos tapetes mofados e dormem empoeirados nas gavetas entulhadas da Justiça. Por que uma instituição que se diz cega por achar-se equânime, não cumpre, enfim, seu papel e a morte desta mulher seja punida?

Achará o Presidente brasileiro que salvando a vida de uma iraniana vai redimir os sofrimentos milenares de todas as mulheres que vivem em culturas, onde a discriminação contra elas é institucionalizada?

Presidente, um titulo de defensor de causas humanitárias lhe cairia muito bem e talvez lhe fizesse merecedor de um cargo na ONU se, nosso país não estivesse ocupando o honroso oitavo e o terceiro lugares em desigualdades no Mundo e na América Latina, respectivamente.

ALICE ROSSINI

15 comentários:

IZABEL disse...

Querida irmã!
Quando ao ouvir uma música ela nos inebria, quando ao ler uma poesia lágrimas saltam em nossos olhos, quando um filme nos faz recordar momentos mágicos... É que o “autor” nos TOCOU! Irmã eu senti ao ler este texto – arrepios, suores, lágrimas saltaram em meus olhos... Batimentos cardíacos acelerados... Enfim, você organizou o meu pensamento em palavras! Obrigada querida, sinto-me representada! E com certeza minha alma está livre de sentimentos que eu queria exprimir! Amo-te muito! Estarei sempre com você!

Beijinhos,
Bel

Penha Castro disse...

O "serial killer" que está vitimando mulheres do mundo inteiro, nos faz debruçar sobre as nossas vitimas. Eliza Samudio está sendo procurada porque seu pretenso assassino era "alguem" conhecido. Quantas mulheres morrem, são estupradas, apanham, chegam a dar queixas que não são levadas à serio e nem ficamos sabendo?
O caso da iraniana ficou público porque achou um "protetor" do lado oposto do seu mundo que esquece-se que aqui, pertinho dele,mulheres são vitimas de assassinos impunes.
Muito pertinente seu texto. Como Izabel, também me senti representada. Parabéns.

Luiz Augusto Vaz disse...

Minha Querida Alice

Não mande cópia do seu artigo para o "ANTA",já que,êle não vai entender nada.O mais grave é que recebe orientação do Itamaraty tido e havido de expoentes de cultura,preparo intelectual etc.etc.Estamos entregues a uma quadrilha de safados orientando um debiloide.Parabens pelo texto.

Irani Rossini disse...

Acompanho todas as sua cronicas no seu blog Versoereverso, e as tenho em elevada conta.

Acho que voce deveria ter ficado atada a seu principio de nao tratar de assuntos politicos partidarios
pois desta vez voce pisou na bola.
Sem querer tentar defender o Lula, até porque existem milhões de defensores dele no Brasil, de acordo com as pesquisas de popularidade amplamente divulgadas, a atitude dele de pedir clemencia vai até contra os interesses comerciais do Brasil no Irã. Para um politico, se posicionar em uma atitude humanitaria será sempre despartido a curto prazo, e os ganhos só se reverterão a longo prazo.

Neste caso, se ele nao toma esta atitude seria criticado por estar de conchavo com o Ahmadinejad, por causa dos interesses comerciais brasileiros, que como voce sabe são fortissimos com o Irã. Ao tomar esta atitude ele preferiu comprometer os interesses comerciais brasileiros (e dele tambem, é claro) e defender uma causa humanitaria.

Ou voce será a favor da lei absurda de punir adulteras com apredejamento? Nao seja tão complicada com seus raciocinios e reduza o fato a sua expressao mais simples - contra o barbarismo e a favor do comportamento humano do homem. No mais, a complicação do seu raciocinio pode denotar realmente uma posição politico partidaria. Até com as comparações com a sociedade brasileira (Samudio e outras).

Pancho Gomes disse...

Devido à defesa da condenada, Lula foi chamado de ¨ingênuo e desinformado".
beijo

Aparecida Matos disse...

Alice,

Homens como Ahmadinejad não se comovem com pedidos de clemência. É um radical, acha que sua cultura é a que vai salvar a humanidade da decadência. E adultério é criticado em todas as culturas, imagine numa tão atrazada. Se é que se deve valorar culturas.

Pessoalmente acho que sim, porque em nome de costumes perversos, muitas crueldades são cometidas no mundo.

Nós, aqui, temos como traço cultural, respaldado pela nossa legislação cheia de brechas, de deixar impune crimes bárbaros. É igualmente deplorável.

Mas não tem pedido para que esta mulher não morra. Pode não ser apedrejada mas, o castigo será tão sádico quanto o apedrejamento.

Parabens pelo texto

RICARDO FARIAS disse...

ALICE,ENTENDI QUE VOCE QUIS FOCAR SEU TEXTO NA QUSTÃO FEMININA QUANDO QUESTIONOU A POSIÇÃO DO PRESIDENTE LULA. COMO MULHER VOCE "PUXOU A BRAZA PARA SUA SARDINHA" O QUE FEZ COM QUE DEIXASSE DE LADO A QUESTÃO MAIOR ONDE O PROBLEMA QUE VOCE COMENTOU ENTÁ INSERIDO.

o GOVERNO BRASILEIRO TEM MARCADO SUA POLITICA EXTENA COM UMA GRANDE INTIMIDADE E CONDESCEDÊNCIA COM GOVERNOS AUTORITÁRIOS, TIRANOS E TERRORISTAS, QUE É COMO CONSIDERO O IRANIANO.

COM O ÁLIBI DE INTERESSES COMERCIAIS, LULA MUDA DE DISCURSO QUANDO LHE INTERESSA. COM CHAVEZ, COM FIDEL E ATE COM O IRANIANO ELE FALOU QUE CADA GOVERNO TEM SUAS LEIS E QUE DEVEM SER RESPEITADAS POR OUTROS PAISES. COMO QUER UM CARGO NA ONU SENTIU PENA DA COITADA DA IRANIANA QUE VAI MORRER DE QUALQUER FORMA.

ENFIM, NINGUEM SABE QUAIS AS INTENÇÕES DELE. CONFESSO QUE ESTA PROXIMIDADE COM TIRANOS E TERRORISTAS ME CAUSA MEDO. MAS, COMO É LULA, QUE ESTÁ APAIXONADO PELA PRÓPRIA FIGURA E CONTA COM O APOIO PUPULAR, O QUE PARA MIM NÃO QUER DIZER NADA, TUDO É POSSIVEL.

MAS SEU TEXTO, PARA O QUE ELE SE PROPÔS ESTÁ OTIMO, COMO TUDO QUE VOCE ESCREVE

Anônimo disse...

Entendi sua ironia. O homem não ta interessado na vida de ninguem não. Se ele fosse humano não fazia vista grossa para tanta miséria no pais dele nem fazia ironias com presos politicos de Cuba que estavam em guerra de fome por liberdade. Esta é mais uma jogada para ir para a ONU e mostrar ao mundo que um metalurgico que nunca leu nada pode fazer parte de um dos organismos internacionais mais significativos da humnidade

Maurição do Vit disse...

Se tomassem essa atitude aqui no Brasil iriam sobrar poucas ou quase nenhuma mulher, eu sou a favor do apedrejamento as adúlteras. No meu ponto de vista o adulterio, a traição deveria ser considerado crime hediondo assim como assassinato e o estupro e a mulher que comete tal barbárie deveria ser morta com requintes de crueldade. A preocupação do presidente Lula é que se essa moda pega aqui no Brasil a primeira que seria apedrejada seria dona Marisa.Se eu falei alguma bobagem por favor me corrijam.

BBMP disse...

Maurição,
gostei de suas observações. Só não concordo com a parte final, de dona Mariza. Essa não é adultera. Quem de sã consciencia vai querer aquilo? Só se for pra puxar o saco do chefe. Soube, inclusive, que tanto ela, quanto Dilmão, estão com seríssimos problemas de próstata. rsrsrsrs

Maurição do Vit disse...

Eu mesmo em sã consciencia iria querer aquilo, imaginem vcs contarem após o ato que copularam com a mulher do presidente ou o seu ibope vai lá pra cima ou vc vai ficar com fama de porco e tarado.

ALICE ROSSINI disse...

Por princípio não pretendo me contrapor à opinião do Sr. Maurição do Vit. Até porque existem milhares de pessoas no mundo que pensam ou acham que pensam como ele. O objetivo deste registro é assegurar um nivel civilizado nos comentários, inclusive porque nosso idioma assim o permite.
Não se trata de censurar o mérito das opiniões mas, manter um padrão de linguagem educado no Verso&Reverso. O comentarista com o peseudônimo de BBMP deveria ser mais criterioso nas suas observações, além de evitar fugir completamnete do tema em questão.
Espero que este fato não mais se repita.
Atenciosamente

AMANDA disse...

Presidente, sossegue. A iraniana não vai mais morrer apedrejada. Sua morte acontecerá, o sehor duvidava? Ela, coitada, foi acusada de outro crime, assassinato! Vai morrer enforcada. Bem melhor né? Agradeço-lhe me seu nome, que é muito complicado.

Mas, por que o senhor não é tão humano com os presos que precisam recorrer à greve de fome para usufruir do direito à liberdade por terem cometido o "crime" de terem omitido opinião contrária ao do comandante???

Bicão disse...

E pra finalizar o assunto, só quem já passou por isso sabe a dor e a delícia de ser cornificado, sem mais.

IZABEL disse...

Alice,
adorei o seu comentário! Mais uma vez elegante e democrática, sem deixar de "mandar o seu recado"!!!

Beijos,
Bel