terça-feira, 17 de agosto de 2010

SAUDADE

No Aurélio a palavra SAUDADE é definida como “lembrança melancólica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa(s) ou coisa(s) distante(s) ou extinta(s)”

Li e reli a definição e achei-a burocrática e deficiente diante do turbilhão de sentimentos que experimenta uma pessoa quando diz sentir saudade. Mas, ainda assim, decidi desafiar o idioma e buscar dentro de mim, primeiro a motivação para falar sobre algo tão abstrato e inquietante quanto difícil de atender aos anseios e responder à percepção de quem o experimenta. Segundo, porque é um sentimento controverso, que muitos só o relacionam a algo negativo e outros o cultivam e o alimentam como se fosse uma seiva que as mantém vivas.

Sem querer fugir da resposta que propus responder-me referente à minha motivação sobre o assunto, o que me ocorre inicialmente é que qualquer sentimento manifesta-se, também, fisiologicamente. Nosso corpo é o espelho das nossas emoções. Das contrações musculares que podem atingir o mais importante dos músculos - o coração - adoecendo-o o ou fortalecendo-o até sorrisos, lágrimas ou o silêncio. Estes últimos podem ser confundidos com significados que não correspondem à verdade de quem os manifesta. Alguém pode estar a ouvir uma música que a remeta a uma situação que lhe traga felicidade ou muita tristeza. O silêncio pode ser uma forma de defender-se do sentimento, negando-o ou cultivando-o preservado, emudecido e sonolento na memória. Tanto o sorriso pode iluminar a lágrima, quanto a lágrima pode dar muitos significados ao sorriso. Podem estar de mãos dadas ou serem motivados por sensações contrárias.

Por estas e outras razões a saudade é um sentimento que possui um véu que tanto a desnuda quanto a revela. Portanto, jamais alguém deveria evitá-la. Quando decidimos que não queremos sentir saudade de alguém ou de algum momento, excluímos ou matamos mais uma vez a pessoa ou apagamos e negamos o momento que vivemos e faz parte da nossa vida que jamais deve ser mutilada, nem pelo esquecimento nem pela inutilidade de ser negada.

Resgato a saudade como um sentimento que só o experimenta quem um dia viveu o que lhe deu prazer ou com quem amava. Saudade pode ser um sentimento forte, que invade todos os nossos sentidos, mas jamais devemos evitá-la sob pena de apartar do passado o único elo que nos une às pessoas, sensações e tudo mais que acompanha os melhores momentos das nossas vidas.

ALICE ROSSINI

8 comentários:

Anônimo disse...

Querida amiga. Congratulo-me com voce quanto a definicao do sentimento SAUDADE. E a melhor forma de termos junto a nos a pessoa por quem sentimos saudade. E um balsamo para o nosso espirito,lembrar os momentos felizes que passamos juntos.
Gloria

Aparecida Matos disse...

Saudade, como dói este sentimento até que se transforme na "seiva que nos alimenta". Entendo, perfeitamente, quando voce diz que ao negarmos a saudade, matamos momentos e pessoas mais que o necessário.
Seu texto é de um delicadeza e sensibilidade emocionantes

Lu disse...

Amiga querida,
Interessante como estamos sempre afinadas nos sentimentos. O tema "saudade" é um dos que está na minha lista para escrever (e divagar) assim que meu coração pedir, mas certamente não com sua delicadeza e propriedade.
Sentir saudade não é ruim... só experimenta esse sentimento quem viveu coisas boas, e delas sente falta. Sinto saudade da minha filha que mora longe, mas não sofro porque assim me lembro dela e alimento sua presença em minha vida; então, ao contrário do que se pensaria, esta saudade que sinto dela acalenta o meu amor, e só aumenta minha vontade de revê-la e me aconchegar a ela a cada oportunidade que temos.
Seu texto está belíssimo. Você escreve sobre tudo com as mãos guiadas pelo coração...

P.S. Saudades dos nossos "happy hours"?? Sempre!!!

VIC disse...

Lindo texto para tão dificil sentimento. Ora dói, ora dá prazer mas sempre inexplicácel. Sua sensibildade conseguiu.
Parabéns

Neto disse...

O que escrevestes somente reforça a saudade que tenho de ti, de teus familiares e dos momentos felizes que juntos passamos. Repasse ao Marcão.

Neto.

RICARDO FARIAS disse...

ACHO QUE NINGUEM GOSTA DE SENTIR SAUDADE, AINDA QUE SEJA LEMBRANDO-SE DE COISAS BOAS. INFELIZMENTE NÃO PENSO COMO VOCE, PREFIRO ESQUECER A SENTIR SAUDADE.
MAS SEI QUE SUA SENSIBILIDADE LHE FAZ PENSAR DA FORMA QUE ESCREVEU, EMBORA, COMO DIZ, DEVE TAMBÉM SOFRER COM AS LEMBRANÇAS

Penha Castro disse...

Voce está cada dia escrevendo para nossos corações. Seus textos tocam fundo na nossa alma pela singeleza, simplicidade e humildade. Voce tem principios firmes mas não os impõe. Os questionamentos que nos leva a fazer, sinto que faz como se realmente tivesse duvidas. Isto além de bonito é saudável.

IZABEL disse...

Alice,
saudade é um dos mais abstratos e dicotômicos sentimentos...
Pois ao mesmo tempo em que nos faz sofrer... Ele nos
aproxima “daquele momento” ou de “alguém” que queremos
perpetuar!

Querida, parabéns pelo texto com um tema
tão próximo de todos nós.


Bjss,
Bel