quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ATIVIDADE FISICA E MENSTRUAÇÃO

Tecnicos de atletas femininas já trabalham nas fases do ciclo menstrual

As alterações psicológicas nesta fase do ciclo feminino são marcadas pela depressão-tristeza, tensão, irritabilidade, descontrole e agressividade. Todas essas alterações implicam em modificações comportamentais na maneira de se relacionar e desempenhar atividades, inclusive as físicas.

Atualmente, técnicos e profissionais que trabalham com atletas mulheres que praticam atividades físicas já trabalham com base nas fases do ciclo menstrual respeitando o ritmo biológico das mesmas e periodizando o treinamento de acordo com a particularidade de cada uma, para alcançar o máximo no seu desenpenho físico emocional.

A questão é que as mulheres respondem de diferentes maneiras as alterações hormonais, porque cada uma possui uma personalidade, um ritmo de vida e maneiras de se alimentar comportamentos e respostas singulares. Portanto, não há uma receita única de como trabalhar ou reduzir os sintomas da flutuação feminina.


Sabe-se porém, que é preciso partir do presuposto que essas fases existem e que a mulher não é linear. Para coseguirmos resultados efetivos a favor da mulher atleta e praticante de atividade física, é importante saber como cada uma reage as situações estressantes do ambiente, como o treino, trabalho, filhos e marido e como reage ao estress provocado pelas alterações hormonais somado as tensões psíquicas que cada uma sofre com suas cobranças e auto-exigências.

Conhecendo melhor o funcionamento do próprio corpo e se apropriando do gerenciamento de suas emoções, as mulheres ficam mais capazes de extrair o melhor de si para alcançar a performance física, o
equilíbrio emocional e autorealização na vida.


Equipe Workout Team
Responsável técnico: Professor Lucas Oliveira
Fontes: Medicina do Esporte, O Labirinto do Corpo Humano
Editora Ambiente

OBSERVAÇÃO DA EDITORA: Estamos inaugurando uma pareceria com a Equipe WORKOUT TEAM, sob a responsabilidade técnica do Professor Lucas Oliveira, cujo site www.workoutteam.com.br estará sempre à diposição dos leitores deste Blog

7 comentários:

Aparecida Matos disse...

Muito boa a abordagem de assuntos ligados à atividade fisica. No que se refere a fazê-la durante o período menstrual é um tema importantíssimo. Pois, assim com existem mulheres que passam por esta fase de forma indolor, existem as que padecem de cólicas e outros incômodos.
Adorei o texto e achei-o bastante elucidativo. Principalmente quando reconhece nossas diferenças, inclusive em relação a nós mesmas

Alice Rossini disse...

O texto, entre outros aspéctos relevantes, faz uma interessante correlação entre a atividade física e auto conhecimento. Na prática da Yoga, quando os movimentos(ásanas) são executados em estado de plena atenção; respiração, movimento e consciência, juntos, promovem uma perfeita execução,desenvolvendo no praticante uma consciência das sensações físicas. Sutilmente, este conhecer-se extrapola para uma consciência das emoções que nos habitam. Na musculação e na corrida, atividades que pratico com regularidade, sinto esta sintonia necessária(execução, respiração e concentração). Portanto, acho que o auto conhecimento soma-se aos outros beneficios que o atletismo propociona, justificando de forma mais contudente qualquer atividade que afaste, homens e mulheres do sedentarismo.

AMANDA disse...

Adorei o texto! O assunto nos interessa muito, além de reconhecer que somos diferentes e nem por isto, incapazes.
Parabéns!

RICARDO FARIAS disse...

AS MULHERES, EMBORA TENHAM LÁ SUAS TPM, SÃO CAPAZES DE QUALQUER COISA. NÃO FOI À TOA QUE A MELHOR ATLETA DO MUNDO É UMA MULHER E SOMOS PRESIDIDOS POR OUTRA.MUITO BOA A INICIATIVA DE FALAR DE ATIVIDADES FÍSICAS.
PARABÉNS!

Rose disse...

Otima a idéia de falar sobre atividades fisicas. Principalmente quando é mais voltadda para as questões femininas.

Penha disse...

Otima a crônica sobre atividade fisica e menstruação. Sou do tempo em que se usava menstruação como desculpa para não fazer ginástica. Hoje, sabemos que a indisposição é provocada pela TPM e uma das formas de enfrentá-la é fazer qualquer tipo de exercício.
Excelente a desmitificação de mais uma "mentira" que nos prejuducava com o álibi de nos poupar.

Anônimo disse...

Muto boa a idéia de falar sobre este assunto. Espero que o próximo seja unissex (risos)