quinta-feira, 13 de maio de 2010

AMIZADE, UMA NECESSIDADE BÁSICA

Fazendo uma faxina em minha memoria e pensando nas pessoas que conheci, troquei experiências e convivi me deparei com um débito de amigos. Tenho muito poucos, mas muito bons! Gostaria de ter muitos mais!

Alguém disse que a amizade é desnecessária, como a filosofia ou como a arte se as compararmos com as outras necessidades humanas. Não lhes dão valor para a sobrevivência humana. Mas, ao contrário disso acredito, sem sombra de dúvida, que a amizade é o ponto central da minha e de todas as vidas. Algo que valoriza a vida e torna a sobrevivência amena.

É através da amizade, da troca que fazemos com nossos amigos que assumimos a forma da pessoa que fomos, somos e seremos.

O valor da verdadeira amizade é infinito e impagável. Nada pode ser comparado ou jamais substituir a conexão genuína entre duas pessoas que não somente se compreendem, mas desejam apenas o melhor entre si. É um presente, um tesouro!

Uma amizade sustentável e longa é rara e muitas vezes quase impossível de se encontrar, manter ou, até mesmo, de ser crível. Entretanto, quanto mais fé eu tenho em mim e mais amor eu me dou a mim mesmo, mais conexões genuínas eu serei capaz de atrair e manter em longo prazo. Parece simples, não é? E em realidade me parece que é assim simples e direto.

Embora existam fórmulas para o sucesso, assim como um sem número de mapas ilustrativos, a vida nem sempre segue caminhos pavimentados. Infelizmente, emergências imprevistas e outros fatores inesperados, podem levantar obstáculos nos nossos caminhos, sombras e folhagens que obscurecem a nossa visão e nos deixam inseguros, cegos e perdidos na nossa "viajem".

A minha natureza confiante tem sido ao mesmo tempo, um presente e uma fraqueza. Quando uma pessoa me diz alguma coisa, eu sempre tomo essa assertiva pelo seu valor nominal. Nem sequer me ocorre inferir algum outro significado. Aceito a mensagem como sua palavra de honra e depois me certifico da mesma, observando as ações que solidificam as palavras.

Eu confio! Quem me conhece bem sabe que assim sou! Isto tem mantido meu coração aberto a muitas possibilidades na vida. Mas tem me dado de igual modo, muitas decepções que me deixam confuso e inseguro sobre a melhor forma de decifrar os seres humanos.

Convivendo com este “zig” e “zag”, hoje percebo muitos mais “zigs” que “zags”. O tempo e as lições aprendidas me levam hoje a ter uma visão mais cristalina e ampla, vendo algumas pessoas pouco claras, escondidas por traz de armaduras, com formatos mutantes, mas que no final, sempre terminam por definir-se. E isto é o que importa!

Um tema que sempre flutua nas minhas incursões ao reino da confiança, é a minha intuição. Posso afirmar, orgulhosamente, que ela raramente me engana! Posso até ter demorado mais tempo que o necessário para tomar iniciativas, mas administradas pelos os meus instintos, as minhas ações me guiaram ou me alertaram para o fato de que algo não se assentava comodamente em meu coração.

As minhas lições, por conseguinte, minimizavam o tempo de espera e por causa disso eu sou infinitamente agradecido aos meus instintos. É aí que a presença da verdadeira amizade se torna infinitamente inestimável. Um amigo verdadeiro sempre nos faz lembrar tudo que nos enche o coração. Nossos amigos são o espelho quando nós, invariavelmente, perdemos de vista ou esquecemos quem somos e no que acreditamos.

Eles nos recordam que as pessoas não se ferem propositalmente e podem tratar uns aos outros como se o fizessem a si mesmos. Eles nos lembram que o amanhã nos reserva infinitas saídas e iguais possibilidades que nos enchem de energia e autoconfiança para que sigamos o nosso caminho seja como, quando e onde escolhamos segui-los.

Para sempre eu serei grato a todos os meus genuínos e verdadeiros amigos. Serei grato em cada momento da minha vida. Eles fizeram que eu tomasse consciência do meu verdadeiro valor como ser humano, ampliou a intensidade da minha gratidão por todas as intermináveis alegrias que a minha vida hoje reflete e as que ainda estão por acontecer.

Não caminhes à minha frente, pois serei capaz de não te seguir.
Não caminhes atrás de mim, pois serei capaz de não te liderar.
Caminha ao meu lado e seremos amigos!

FERNANDO TROVADOR

6 comentários:

Alice Rossini disse...

A amizade, acho, é o sentimento que permeia todas as relações. Sem ela não há tolerância, paciência, compaixão, solidariedade. Sem amizade so nos conectamos com os aspectos ruins do outro. Não nos alegramos com suas alegrias, não nos regozijamos com suas vitórias.

É bom ter amigos que nos apoiem nos momentos difíceis. Mas é melhor ainda ter amigos que sorriam conosco, que vivam nossas alegrias como se deles fossem.

Não sei se tenho muitos ou poucos amigos. Nunca os "medi" pela quantidade mas, os que tenho são capazes de encher um estadio de pesar ou de felicidade por mim.

VIC disse...

Embora nunca tenha lido nada que coloque a amizade e a filosofia em patamares inferiores nas necessidades humanas, seu texto é uma forma de engrandecimento e valorozação ao sentimento mais importante e único que tem chance de ser eterno: a amizade.

Ter poucos mas bons amigos é uma dádiva que so recebe quem, tambem, é amigo.

Parabéns pelos valores que dão o tom do texto.

Namaste! disse...

Meu pai, um homem sábio, me disse a uns dias que o mais interessante na vida é que as pessoas não pensam nela como "vida" somente ao perceberem que podem perdê-la. Interessante por que os amigos verdadeiros nos veem ao longo da "vida" e a permeia de episódios felizes tristes mas sempre compartilhados. Meu pai e eu somos amigos pois compartilhamos desde a nossa filosofia de vida até os amigos fiéis.
É maravilhoso nos darmos conta de que temos realmente amigos, não é?
Obrigada, Trovador, pois engrandeceu meu coração e alma o seu poético e verdadeiro texto.

Penha disse...

Amizade é um sentimento dificilimo. Conheço varios casais que se dizem apaixonados e não são amigos, irmãos que se adoram e não são amigos e amigos que se dizem amigos e não são amigos. Simplesmente porque a amizade tem um único pré-requesito para ser classificada como tal, o respeito à individualidade do outro. O que não exclui críticas nem invalida discussões. Mas aceitar o outro é ser amigo.

Anônimo disse...

NINGUEM DUVIDE, SEM AMIGOS NINGUEM SOBREVIVE. ACHO QUE AMIGOS NOS AJUDAM A CARREGAR AS TRISTEZAS E FAZEM NOSSAS ALEGRIAS FICAREM MAIS ALEGRES. ACHO QUE MORRERIA SE PERDESSE MEUS AMIGOS. SÃO POUCOS MAS SÃO VERDADEIROS

rosario disse...

Amigos para toda a vida, eu fiz. E neles, estás, como não podia deixar de ser, incluído, bem a nossa querida Jana. E nem a distância abala nossa amizade. Os teus dotes como trovador, é que eu desconhecia. Mas tenho tido acesso à tua escrita. Estás de parabens. Do fundo do coração, aquela abraço.
Rosário