domingo, 15 de novembro de 2009

O JALECO BRANCO

Definitivamente, as medidas com que contamos o tempo impactam cada pessoa de forma diferenciada. Vejam! Já é Natal! Como este ano viajei muito, para mim passou depressa demais.

Mas a óbvia constatação que motiva este texto deve-se a um fato muito pessoal e de uma percepção mais pessoal ainda. Foi tão marcante que atravessou meus poros e encontrou guarida neste teclado, hoje, cúmplice silencioso, mas indiscreto dos meus sentimentos.

Há seis anos, entrei numa loja de uniformes para comprar o primeiro jaleco do meu filho. São eles, os filhos, nossas mais eficazes medidas para avaliar a passagem do tempo. Eu estava tão feliz que a luz, que eu devia emanar, chamou a atenção da vendedora. Comprei o jaleco que me pareceu mais próximo da beleza e da importância daquele evento. Coisas de mãe, afinal todos os jalecos são iguais.

Mas o tempo passa e com a velocidade que nossa emoção determina.

Permitam-me uma conta: 365 x 6 são 2190. Portanto, serão 2190 dias, com todas as suas horas, minutos, segundos, eventos bons de serem lembrados, os que teimo em esquecer, os que todos os relógios do mundo, compassadamente, não farão nenhuma concessão e nenhum calendário mudará suas páginas, antes que os trinta dias aconteçam.

Indiferente à dimensão que emprestei à minha espera, estamos hoje, meu filho e eu, quase 2190 dias depois daquela primeira compra, juntos, para a última compra do seu primeiro jaleco de médico. Desta vez não mais com o nome do curso sob o seu, mas com o título na frente. Sinto, então, que a vida é um ciclo e que as duas extremidades, inexoravelmente, encontrar-se-ão para que um ciclo se complete e outro recomece.

Neste novo ciclo, em que meu filho vai protagonizar, enormes desafios se interporão entre ele e seu objetivo - a cura. O sistema perverso de desigualdade em que vivemos que exigirá que seus princípios não se contaminem. A avassaladora produção de conhecimento que terá que absorver para que seja, cada dia, mais útil àqueles que o procurarão. O cansaço, as noites mal dormidas, os problemas pessoais que deverão ser menos importantes que a dor alheia, enfim, o primeiro jaleco é o recomeço de uma nova vida com um novo compromisso que espero, ele honre com a dignidade que o mundo espera dele.

Agora, com minha missão quase cumprida, abro as portas do meu coração para que meu último pássaro voe.

Além de dividir os fragmentos da minha emoção, porque ela inteira não cabe em palavras, quero concluir, impregnada pela felicidade que me invade, que tudo que fazemos na vida, por nós, por quem amamos, e até, por quem nem conhecemos, retorna de alguma forma, com vários sabores: o adocicado das vitórias, o amargo dos arrependimentos, o insosso das desistências, o agridoce das renúncias necessárias, os apimentados das ousadias.

Que tenhamos a gula de saborear todos os gostos e, se tivermos muita fome, lamber os beiços.

ALICE ROSSINI

13 comentários:

Lucia Araujo disse...

FILHA,

Quem diria! Um pedaço de pano, fios e fios de linha, orifícios feitos por uma máquina, manipulada por uma pessoa que jamais identificaremos e que também nunca saberá que sua produção foi tão impactante.

Felizmente, nosso imaginário consegue criar símbolos, para que pessoas, fatos e até objetos passam a ter diferentes significados em nossas vidas.

Filha,aquele jaleco, pendurado entre tantos outros, foi elevado a uma nova categoria. Ele agora é do teu filho, do meu neto, do nosso querido e incomparável “menino” que, pela sua jovem trajetória, sinaliza que será um grande homem, um competente profissional.

Parabéns e beijos de mãe.

LÚCIA

IZABEL disse...

Alice,
Que texto lindo!! Fui lendo e a emoção tomou conta de mim, pois sei o quanto você esteve e está presente na vida dos “nossos filhos”. Sim, nosso “menino” está prestes a alçar o grande vôo. E neste vôo ele irá saborear os mais diferentes ventos! Tenho certeza que ele honrará esta nobre missão, pois desde o seu nascimento, Teu demonstrou determinação e coragem...

Parabéns e obrigado por nos brindar com mais um texto – FANTÁSTICO!

Beijos,
Bel

Penha disse...

Pelo texto que se fortalece pelos depoimentos da avó e de quem acho, uma tia, muito próxima, posso perceber as motivações, o nivel de comprometimento com a vida do futuro quase médico e o entendimento da sua missão. Ser médico é grande para quem faz dela uma forma de viver. Ser mãe de um, lhe faz ajustar contas com a vida.

Achei linda e siginificativa a foto e a sensibilidade de valorizar coisas pequenas próprias de pessoas que, cada dia mais, tenho certeza que voce é.

Parabens!

Anônimo disse...

PELO QUE POSSO PERCEBER, A FORMATURA DO SEU FILHO SERÁ, DAQUI PRA FRENTE, MOTIVO SUFICIENTE DE SER CADA DIA MAIS SORRIDENTE E ILUMINADA.

Mariana disse...

Alice,

Desta vez voce se superou! Só uma mãe apaixonada como voce pode falar de um filho com tanta força e com tanta emoção. Rezo para que ele mereça a profissão que escolheu e a mãe que tem. Que voce seja testemunha de todas as vitórias e momentos marcantes da vida dele.

Beijos e mais uma vez parabéns

Anônimo disse...

Nem sei o que dizer diante de tanta emoção. Lindo texto e maior o amor de mãe que lhe inspirou.

Fernando Trovador disse...

Amiga

Sua missão nesta Terra se completa aos poucos, enquanto as missões de seus filhos começam. É ou não é lindo o mistério da Vida?
Te felicito por mais uma etapa cumprida!

Fernando Trovador

Vitória Régia disse...

Nunca vi emoção tão bem descrita. Lindo!Fiquei emocionada e não tenho o que dizer. Qualquer coisa é pequena diante de um texto como este.

PARABENS!

Sandra Cristina disse...

Alice,
Parabéns! Nessa hora a gente enche o peito de orgulho e sente que criamos homens de bem.
Que Deus abençõe todos os dias seu filho, ajudando-o a honrar o dom de cura que Deus lhe deu.
Também temos um filho por aqui que resolveu trilhar esse caminho, mas ele ainda está começando e, daqui a um tempo, ele também estará ostentando seu jaleco e estarei me sentindo como você... pena que não saberei escolher tão bem as palavras para dizê-lo.
bjs para vc e sucesso para ele,
Sandrfa

Marco Rossini disse...

êta menininihno danado esse matheuzinho. o mais interessante é que ele é médico desde que se entende por gente. ta chegando a hora..............

Ricardo disse...

Se todas as pessoas vissem a vida através de pequenos detalhes, das pequenas alegrias acho que serímaos mais felizes. Esta grande vitória do seu filho, voce curte, desde as pequenas conquistas até o fato de ele ser um bom médico, que tenho certeza, será. Só uma mulher(sou fã de todas) possuem esta sensibilidade.

Mais um vez sua criatividade e sensibilidade me impressionaram

parabens

Ana Clara disse...

(Matheus. É só pensar nesse nome que coisas boas são associadas na minha cabeça. Por que será?!)

Mais uma vez um ato cotidiano se torna um texto brilhante que encheu meus olhos d'água. O carinho que você teve ao registrar esses momentos é lindo. Não só nesse blog, mas a sensibilidade de pensar tudo isso. Coisa de mãe!
Que orgulho (mais uma vez).

Te amo!

Beijo,

Ninha.

luciana disse...

Liu:


Pelo seus olhos e suas palavras voltei ao tempo bem mais atras quando Teteu com seus olhinhos azuis ficava no meu colo e sorria aquele sorriso de nenen..... e a partir dai recordei a minha emoça do meu 1º jaleco, da responsabilidade apos os 6 amos de faculdade, da imensa missaõ que me esperava.hoje tantos jalecos se foram...tantas pessoas que cuidei tambem....mas a lembrança do orgulho que senti do jaleco com meu nome ainda é vivida.agora me vejo em Teu , começando.... os plantões, a residencias, as vitorias que serão muitas e as perdas que saõ inevitaveis.tenho certeza que o nosso doutor será será mais um anjo da guarda dessa nossa imensa familia qe tenho muito orgulho de pertencer

beijo

Lu