domingo, 22 de novembro de 2009

RISO

Há momentos na vida que ficam marcados para sempre, como um jantar, um passeio, uma viagem... São momentos que ficam gravados em nossas lembranças, são momentos que queríamos, do fundo de nossa alma, reviver, são momentos que ficam eternizados em nossa existência. Muitas vezes, são bem rápidos, e deixam uma saudade imensa, tal como a primeira viagem de ônibus sozinho ou o primeiro beijo. Existem ainda, aqueles mais duradouros, como uma gincana especial ou um passeio com os amigos.

E, muitas vezes, apesar de serem divertidos e excitantes, ficamos um tanto abatidos quando terminam, ainda mais quando não existe possibilidade de revivê-los. Quantas vezes você já não pediu a Deus para voltar à época de criança e repetir uma aventura inesquecível com os amigos? Quantas vezes não quis voltar à uma apresentação em grupo que lhe marcou pelo resto da vida?

A tristeza de quando esse bons momentos terminam é singular, mesmo existindo outros momentos por vir, os que já passaram deixam em nós tanto as alegres recordações quanto a triste saudade.

Essa questão sempre me deixou angustiado, me revirava a noite pensando no que fazer diante dessa saudade, era um dilema terrível. Quanto mais me lembrava de como foram bons estes momentos, mais me recordava que não poderia vivê-los outra vez. E, diante de tudo isso, não encontrava nenhuma solução para esse problema.

Mas, quando vivi mais um momento inesquecível de minha vida, decidi que não iria mais ficar sentindo saudade, não sentiria tristeza nenhuma, apenas felicidade. E como fazer isso? Encontrei a resposta no mais simples dos recursos humanos, um reflexo involuntário da nossa espécie que temos desde de que somos bebês e se mantém até o último suspiro de nossas vidas, um ato automático e incontrolável de qualquer ser humano. O riso.

O riso é um calmante, um calmante que não trás nenhum efeito colateral e, ao mesmo tempo, é o que agita as nossas vidas sem trazer nenhum mal. Seja através de uma piada, de uma boa recordação, de um momento feliz... Foi então que me toquei, que em todos os momentos alegres de nossas vidas, não nos esquecemos de rir. E é exatamente a partir disto que encontrei a resposta que tanto procurava.

Sempre que me lembrar de um fato alucinante, de um momento marcante ou de um acontecimento excitante, vou dar gargalhadas. Seja com os amigos que compartilharam tal momento, seja sozinho olhando para um álbum de fotos antigas. Por que o riso nos diverte, nos faz feliz, mas não nos faz sentir saudades nem nos deixa tristes. É diferente de ficar se recordando de um momento e ficar abatido por sentir sua falta; rir é filtrar apenas as coisas boas de uma recordação e senti-la na pele.

Por isso, caros leitores, digo a vocês: “Riam, Riam até não agüentarem mais”

RAFAEL NEVES ( Kachec ) - estudante de 15 anos

8 comentários:

Marco Rossini disse...

Rafa,
ainda não li seu livro. Mas esta crônica é um excelente trailler do que voce é capaz. Parabens. Esta bem escrito, com profundidade e com emoção. Você vai. com certeza, ser um grande escritor. Não deixe nunca de transmitir em letras suas emoções.

Alice disse...

Rafa,

Esta postagem teve para mim um sabor especial. Emocionada, vejo nascer daquele menininho contemplativo e com o "olhar de pergunta", um escritor sensível, atento às dores e às alegrias do viver, sabendo traduzir seus sentiemntos e reflexões em palavras.

E a palavra, quando escrita e lida, sempre modifica quem a escreve e quem a lê. Isto é muito bom!

Veja neste BLOG um espaço onde, junto com todos os seus colaboradores, voce exercerá livremente o direito de expressar tudo que se passa na sua cabecinha juvenil mas, com descobertas de adulto.

Luciano Silva disse...

Continue escrevendo e criando novos projetos... Que tal um livro?
Bjos, Lu.

Penha disse...

Garoto, voce já cresceu! Que texto lindo, principalmente quando sabemos que foi escrito por um jovem. Hoje, com esta falta de princípios, com tantas coisas ruins acontecenco, principalmente com quem é jovem, ver uma quase criança escrevendo coisas tão bonitas, nos enche de esperança.

Parabens e ocupe seu tempo com coisas boas

Mariana disse...

Parabéns RAFAEL! Adorei seu texto e achei muito profundo seu conselho que pretendo seguir: vou sorrir mais.

Continue escrevendo, voce será um grande escritor!

Izabel disse...

Que texto lindo Rafael... Sim, vamos substituir a "saudade melancólica" pelo riso! Grande sacada!!! Parabéns.

Continue transformando os seus pensamentos em textos.

Izabel

Fernando Trovador disse...

Rafael

Rir e sempre o melhor remedio.
Parabens pela seu texto que demonstra uma habilidade literaria bem formada.

Siga assim, e vamos todos rir!

Fernando Trovador

Vitória Régia disse...

Voce promete cara! Não desista! No nosso país, ser escritor e sobreviver da arte tem que ter talento, coragem e sorte. Talento voce tem. Lhe desejo sorte. A coragem fica por sua conta (risos)

Gostei.