domingo, 12 de julho de 2009

O VOTO DIÁRIO

Em meu posto de trabalho eu sou o único "cara" com mais de 30 anos de idade. O restante da minha turma são meninos e meninas recém graduados cheios de projetos e objetivos fiéis à pujança de suas idades e à tenacidade própria dos jovens. Eu sei bem como é porque também já passei por isto e ainda hoje guardo muitas dessas armas em meu arsenal. A diferença de gerações lhes dá o direito de pensarem em mim não só como tutor, mas também como único recurso para as suas dúvidas, no ambiente de trabalho.

Esta nova geração assiste com angustia a destruição em câmara lenta do nosso planeta e quer, de uma forma ou outra, fazer a diferença sobre o que estamos fazendo e o que deveríamos fazer para atrasar ou reverter o processo em curso. Frequentemente sou envolvido em discussões passionais. Em uma dessas, um deles disparou a queima roupa:“- Sr. Fernando, o que é Consumismo Ético?” Engasguei, fiz de conta que pensava e disse; “- Consumismo Ético é... espera, deixa-me pensar”. E esta agora? Como saio desta? Logo agora que ia começar o jogo do Brasil com a Itália...pô! Dei uma desculpa e saí de fininho.Assisti ao jogo pensando no tema, mas depois do nosso terceiro gol, o jogo não mais importava. Sentei-me a frente do meu amigo teclado e comecei a viajar sobre os mais prováveis conceitos que definem o tema.

Consumismo Ético poderia ser um termo subjetivo tanto para companhias como para consumidores, mas, no seu sentido mais cru, significa consumir sem dano nem exploração à pessoas, animais ou ao meio ambiente. E assim que eu vejo este negócio!
Na realidade, o importante seria aprendermos como o nosso estilo de vida afeta outras pessoas, o planeta, a fauna, e com isto, tomarmos nossas próprias decisões sobre o que constitui uma compra ética ou não. A estas, se juntam implicações relacionados com o livre e justo comércio, a sustentabilidade ambiental, a proteção à fauna e à flora, o desenvolvimento de comunidades, (que inclui o consumo de produtos produzidos localmente), e até a arte e o costume de comer de forma saudável (incluindo produtos orgânicos). Isto não significa que comecemos imediatamente a seguir uma lista de companhias e países que precisem ser boicotados por suas práticas ameaçadoras ao planeta. Trata-se, sobretudo, de delegar poder e dar liberdade a nós mesmos, consumidores!

Frequentemente nos sentimos impotentes diante de problemas globais como a destruição do meio ambiente e a exploração das populações do terceiro mundo. O Consumismo Ético pode ser uma força devastadora para efetivar muitas das mudanças que se fazem necessárias na solução desses problemas. Embora no Brasil já hajam imensos produtos considerados éticos, ainda é mais difícil e consome mais tempo buscá-los do que simplesmente ir ao supermercado da esquina e pegar o que houver e da marca que estamos habituados. Em tempo, paralelamente ao aumento da demanda, crescerá a oferta.

Quais seriam então os passos simples que podíamos dar para fazermos a diferença? Questionar-me parece mais fácil e proveitoso. Será que eu necessito realmente disto? Posso comprar usado? Posso pedir emprestado ou alugar? Posso fazê-lo em casa? Onde é feito? Posso comprar o nacional? Posso avaliar o impacto ambiental global ao comprar tal coisa, isto, incluindo o sistema de produção, a energia e a materia prima usadas na sua produção, o transporte, a publicidade com sua poluição visual e, o consumo de energia e a embalagem. Finalmente, como descarto a mesma? O produto é descartável ou posso seguir usando com intervalos longos de tempo? É renovável? Reaproveitável? Reciclável? Será que a fábrica garante receber o produto de volta e reciclá-lo quando este deixe de funcionar? Pergunta importante no caso da compra de celulares, televisões, geladeiras, liquidificadores, etc. Se é um produto importado, informar-se se existem normas ambientais obedecidas em sua produção. Os trabalhadores recebem um salário justo pela sua fabricação? Se voce acha que estas são perguntas exageradas para realizar uma tarefa tão simples como comprar, leia a seguir algumas verdades publicadas e nunca difundidas.

A produção de camarões tigre em tanques de crescimento, está relacionada com 3850 casos de abusos descarados aos direitos humanos em 4 países diferentes. Uma viagem intercontinental de avião contribui mais para o aquecimento global do que voce dirigindo seu carro diariamente o ano inteiro. Seu fundo de pensão privado pode estar sendo usado para financiar o fabrico de armas ou agrotóxicos e produtos químicos agressivos. As normas que regulamentam a comida orgânica incluem preceitos exatos de proteção animal. O Brasil consome anualmente mais de 300 milhões de dólares em produtos de maquiagem e toucador. Custariam apenas 120 milhões para realizar um programa de prevenção e cuidados ao aparelho reprodutivo a todas as mulheres que o necessitam a nível mundial. Poderíamos resolver os problemas mundiais de analfabetismo, com a soma economizada se usássemos apenas dois terços do perfume que se consome no mundo. Na verdade, a Sociedade priorizou o valor do consumo bem acima da Ética.

Comprando produtos éticos, voce estará apoiando diretamente companhias progressistas que trabalham para melhorar a situação. Ao mesmo tempo suas ações estarão impossibilitando outras que pelo "vil metal", abusam em suas práticas. Por exemplo, quando voce compra um detergente biodegradável para a cozinha, voce está dando ao fabricante do mesmo, fundos necessários para que ele possa investir em tecnologia limpa e propaganda a um mercado mais amplo. Ao mesmo tempo, se voce deixa de comprar outro produto sem as mesmas características estará fazendo com que este fabricante diminua suas vendas e seus lucros, forçando-o a pensar em melhorar seus produtos. Outro atrativo desta prática é a conveniência. Voce não pode evitar consumir a mais variada gama de produtos para cobrir suas necessidades, mas cada vez que o fizer com esta nova consciência, voce estará fazendo a “DIFERENÇA.”

Para a Sociedade em que vivemos os benefícios de comprar eticamente, são potencialmente de longo alcance. Motiva companhias e produtos inovadores e paralelamente desencorajam outros que ignoram as consequências sociais e ambientais de suas ações e delega ao consumidor o poder de especificar como um produto deve ser feito e como as companhias que os fazem devem conduzir seus negócios. Isso pode fazer muita diferença e em realidade já está fazendo.

Viver eticamente significa considerar o impacto de tudo o que fazemos no nosso dia a dia, às nossas familias, à outras pessoas e ao ambiente em que vivemos. Significa também pensar em todo o ciclo da vida de um produto, qual seja roupa, medicamento, computador, creme, eletrodoméstico, automóvel, desde a energia usada na sua fabricação, embalagem, manutenção, até ao descarte ou reciclagem do mesmo. Viver eticamente, nos motiva a sermos bem informados e a descobrir mais acerca de como lojas, companhias, bancos, e grupos de investimento operam por detrás do brilho ostensivo da vitrine, de como tratam seus provedores, seus funcionários, e que conceito fazem do Mundo em que vivemos.

Em resumo, viver eticamente significa agir responsavelmente, pondo as pessoas e o meio ambiente em primeiro lugar, ao mesmo tempo em que renovamos com carinho, amor e respeito, o nosso PlanetaImaginem nós todos votando diariamente por melhorias contínuas e sustentáveis, com a carteira ou o cartão de crédito.

Fernando Trovador

4 comentários:

ingsh disse...

Fernando,

Esta consciêcia deveria ser a de todo habitante do planeta SE tivéssemos, todos, independente de cidadãos e primeiro ou terceiro mundo, sido educados sabendo-nos parte de uma engrenagem que a todos interessa, não "QUEBRE".

Até nos países ditos civilizados, o consumo de bens e serviços tem como único critério o bem estar de quem paga por ele. Ninguém está se incomodando em lançar mais gás carbônico na atmosfera, em jogar seu lixo nas vias públicas, mares, rios, etc, em desmatar florestas, quando seu interesse pessoal e sua comodadade estão em jogo.

Nem se as escolas começassem a passar, através da filosofia do seu ensino, este sentido mais amplo de cidadania, ainda assim, os resultados só seriam sentidos a longo prazo. Fazemos parte de uma geração cansada e criamos filhos desengajados de uma proposta mais social de convivência.
Portanto, a geração que nos sucede ja está contaminada com os vicios de um modelo que, certamente chegará a um limite, que obrigará o homem a tomar providências radicais e emergenciais para garantir sua sobrevivência.

Fazendo o que faz com seus jovens companheiros, escrevendo sobre o assunto, ja faz sua parte. Pensa que não? Já é uma semente de reflexão que planta nas cabeças de quem tem o privilégio de ler texto tão lúcido quanto atual.

Parabéns por ter absorvido valores tão elevados. Agora, trate de passá-los adiante!

Alice Rossini disse...

Fernando,

agora não entendi nada mas, o comentario acima foi meu

Cristiana disse...

Este voto diário é o voto cidadão que esquecemos que somos.

Se penssássemos que cada decisão, por mais indivudual que seja, pode mudar o mundo, talvez tomássemos consciência do quanto somos importantes e tenho certeza que ninguem "se lixaria" para o que a gente pensa.

Muito bom!

Vitória disse...

Acho que teremos que fazer isso mesmo. Nos convencermos do nosso poder de cidadãos. Mas para que isto aconteça, pessoas que tem este tipo de comportamento e consciencia, tem que passar adiante, através da educação dos filhos, estes valores.

Excelente!