sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"O AMOR PODE ESTAR DO SEU LADO..."

“Mas tudo que acontece na vida
Tem um momento e um destino
Viver é uma arte, é um ofício
Só que precisa cuidado...

Prá perceber
Que olhar só prá dentro
É o maior desperdício
O teu amor pode estar
Do seu lado...¨

As duas estrofes acima que pertencem a uma música do grupo JOTA QUEST, que sempre chamou minha atenção.


Certa vez, conversando com uma amiga bem mais velha que eu, comentei sobre relações que começam entre pessoas já comprometidas ou tão amigas, que se irmanam, fazendo a relação parecer incestuosa.

Ela surpreendeu-me e desafiando meu preconceito que esperava uma opinião reacionária, disse-me com a simplicidade e sinceridade que caracterizam sua personalidade, que “só nos apaixonamos por quem está próximo”. Hoje, além de achar que minha amiga tem razão e ter amadurecido, alio à sua sábia reflexão a descoberta que não existe amor impossível, existem relações inconvenientes.

Se o amor aconteceu é porque não era impossível. Acontece porque é da natureza humana amar sem submeter este sentimento a normas baseadas na sensatez e em parâmetros objetivos. O amor, portanto, é um sentimento insubordinado e revolucionário.

Como tal, muitas vezes, nem merece nem necessita transformar-se numa relação. Transgressor, o amor desconhece conveniências. Entretanto, forçado pela impulsividade que lhe é inerente, quer mostrar-se e ser reconhecido. A assunção da formalidade pode roubar-lhe a magia e, contaminado pela realidade, atirar-se na vala comum dos desamores. E o que era alegria, encantamento e esperança, transforma-se em amargura e saudade.

Com base nesta crença, meramente pessoal, observo pessoas solteiras ávidas por um parceiro, participando de turmas e programas na justa esperança de encontrar companhia. O método parece-me eficaz. Se nos escondermos, daremos menos chance à probabilidade de encontrar pessoas novas que possam vir a nos interessar.

Mas a vida tem métodos próprios e o acaso veste-se de tantos subterfúgios e surpresas que, na ansiedade de enxergar mais, acabamos ficando míopes para o óbvio e hipermetropes para o que está na “nossa cara”.

Voltando à conversa com minha amiga, quando afirmou com toda naturalidade que “só nos apaixonamos por quem conhecemos”, não desmereço o trabalho, muitas vezes eficaz, de Cupidos que lançam flechas por aí, aproximando e unindo pessoas que nunca se veriam, não fosse sua inestimável ajuda.


Entretanto, reitero, mais uma vez, a necessidade de prestarmos atenção ao recado do JOTA QUEST de que “tudo que acontece na vida, tem um momento e um destino” e que “só precisa cuidado... ". Muito cuidado para não deixarmos de perceber todas as pessoas que estão ao nosso lado. Despirmos-nos de conceitos e preconceitos e evitar a postura do “nunca faria” ou do “julgar quem já fez”, o que facilita “perceber que olhar pra dentro é o maior desperdício, porque teu amor pode estar do teu lado.”

Escrevi este texto a propósito de um fato tão comum e até certo ponto previsível, mas que não deixou de surpreender-nos. Meu sobrinho, a quem amo com a um filho está namorando e reciprocamente apaixonado por minha enteada, por quem também sinto carinho materno. Os dois conhecem-se e convivem desde que nasceram e só depois de vinte e cinco anos de convivência familiar, descobriram-se enamorados.

O amor esteve vinte cinco anos ao lado um do outro. Só agora o perceberam.


ALICE ROSSINI

8 comentários:

Fernando Trovador disse...

Alice

…Sem contar que esse amor nasce em decorrência de uma sólida amizade fruto de uma constante convivencia, que independente do que possa passar, jamais se desmontará.
Aliás, voçe sabe que eu posso confirmar, certificar e notariar as suas palavras.
Que bom! Um texto alegre, cheio de vida e de otimismo.

Fernando Trovador

Alice Rossini disse...

Fernando,

Foi exatamente a sensação das infinitas possibilidades que a vida oferece através de nossos filhos, de aprofundar laços já tão profundos, que nos encanta. Independente do desfecho que terá, haverá sempre o precedente de novos reencontros.

Vitória Régia disse...

Sei que o amor pode estar do nosso lado. Casei com um primo. Fomos criados juntos e so depois de 15 anos, deixamos aflorar o amor que nos unia.

Sorte para o novo casal.

Se forem os que estão ao lado, são lindos!

thiago disse...

Bem, esse texto é bastante inspirador para qualquer um - apaixonado-. Não é por a caso que as coisas acontecem na vida das pessoas, talvez um destino, talvez uma luta incessante para conseguir o "1º" lugar (o lugar ao sol), e aqui me refiro a estar ao lado de uma pessoa maravilhosa.
Conseguir conquistar a confiança, a admiração, o amor, a amizade de uma pessoa que sempre esteve ao seu lado, mas que agora, como nunca antes, divide seus dias é uma conquista, é subir no lugar mais alto do podium.
E agora perceber que todo esse tempo a pessoa sempre esteve ao seu lado faz-me acreditar que "... tudo que acontece na vida tem um momento e um destino...".

thiago disse...

E antes que eu me esqueça... obrigado pelo elogio da foto.

Paulo Maia disse...

Muito bom! Dá pra pensar, porque acontece muito!

Tô viciado em seu blog, todos os dias leio!

IZABEL disse...

Alice,

Estava lendo o seu texto ao tempo que vivenciava uma “cena” linda! Os personagens do seu “belo e emocionante” texto estavam aqui na cozinha do nosso apartamento, fazendo uma pizza para um lanche, ao qual também participei como mãe e sogra... Cheguei e me deparei com esta linda cena, que ilustra o seu texto! Jú e Thiago, num comportamento tão romântico e tão cúmplice - O AMOR PODE ESTAR AO SEU LADO...

Estes mesmos personagens estavam chegando do aeroporto, para receber “alguém” - EU, que chegava de Brasília - “tão distante” (1.600 km), vindo de um final de semana com, um amor tão intenso, que você também se refere no seu texto, quando diz: “não desmereço o trabalho, muitas vezes eficaz, de Cupidos que lançam flechas por aí, aproximando e unindo pessoas que nunca se veriam, não fosse sua inestimável ajuda.”...Veja como a vida é sábia e aproxima experiências tão diferentes e tão intensas, num mesmo ciclo...

Pois é, tenho a sorte de estar podendo vivenciar estas duas faces que o seu texto tão sabiamente e poeticamente coloca... Como também tive a grata satisfação de ler e ver o meu filho expressar os seus sentimentos de forma tão “bela”... “Sabe o que ele me disse?”... “Quando se ama a fala flui”! Dei um beijo na fronte do meu filho e de sua amada!
Tenho que agradecer e reverenciar ao AMOR.

Beijos,

Bel

Juliana disse...

Nossa... Fico até sem saber o que escrever, pois o texto já diz tudo!! E complementando o texto.. o melhor de tudo quando se conhece alguém a tanto tempo, mesmo não tendo um contato constante no decorrer da vida, é saber que ainda existe mais e mais a conhecer, e que cada dia que passa aprendo mais sobre meu namorado! Ontem completamos nosso
1º mês oficialmente juntos e posso dizer que sou muito feliz em ter uma pessoa tão especial ao meu lado.. Que venham mais comemorações!!