quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O BAILE DOS DESALMADOS

É uma vergonha! E agora? O que eu digo aos meus filhos?

Toda a vida lhes ensinei o valor da verdade, sem ela a mentira prevaleçe e, pior ainda, a omissão e o descaso se cerram com um simples encolher de ombros. A mentira passou a ser determinante em todos os setores da vida pública. É até difícil hoje em dia convencer um jovem que o bom é ser fiel à verdade. Que exemplos temos para dar? A Moral é um conceito extinto e quase inexistente. A Ética politica só se conhece como um fóssil que raramente se encontra no deserto de Brasília. Ou seja, no que se refere a este capítulo: Eu fui o mentiroso que pintou um quadro irreal!

Fiz questão absoluta de lhes ensinar tudo o que pude sobre honestidade. Passei a minha vida me comportando exemplarmente para poder passar a menssagem aos meus herdeiros. Paguei minhas dívidas e meus impostos, sempre. Lutei ferozmente para subir na vida com meu trabalho e minha entrega. Nunca me meti em “maracutaias” nem em negócios escusos. Este foi sempre o exemplo que dei. No mundo em que meus filhos vivem, a todo o momento a menssagem é que talvez seja mais lucrativo ser malandro, esperto e, de preferência, legítimo representante do Povo no Congresso ou no Senado da República.

Menti de novo! Trabalhar faz calos! O bom mesmo é roubar!

Roubar é bom com o respaldo adequado, é fácil e lucrativo. Mas tem suas técnicas. Se voce rouba uma galinha ou um pote de margarina porque esta com fome, é imediatamente preso por vários motivos. Itens como a falta de cultura para se expressar em sua defesa, aparência miseravel que impressiona negativamente as autoridades que o prendem e necessidade absoluta e básica do item que roubou, entre outras, são justificativas determinantes para que se o mantenha enjaulado, muitas vezes, sem direito sequer a ser julgado.

Desculpem se o paragrafo acima foi curto. Me falta uma base de datos suficientemente sólida para me estender neste tema. Minha expêriencia em roubar se resume ao que leio nos jornais ou vejo na televisão.

O bom mesmo é ser politico ou ter influência sobre um deles. Aí o esquema funciona às mil maravilhas. As “maracutaias” outrora escondidas, hoje são claramente investigadas e comprovadas, mas arquivadas porque só pode apedrejar aquele que não tiver pecados. Isto é impossível de se encontrar em Brasilia. Nos palácios e nos castelos, os vampiros planejam na calada da noite a forma mais lucrativa de chupar o sangue dos inocentes, traduzido em cargas exageradas de impostos que são cobradas ao povo sem descanso. Alguns dos nossos algozes no poder, devem lamentar que o dia não tenha mais de 24 horas.

E agora que digo eu aos meus filhos? Só se vê neste País pessoas que roubaram e se deram bem. Só eles tem espaço na mídia. Não se vê nenhum órgão de informação gastando tempo com alguém que ficou bem de vida trabalhando e conseguiu sobreviver às taxas, tarifas e contribuições que lhe foram cobradas.

Estou no mato sem cachorro. Já não sei como ensinar o que é certo e o que é errado. Tanta proteção, tanto dinheiro público gasto, tanto espaço midiático, tanta nojeira para livrar um senador de ser oficialmente chamado de ladrão!

Imagino o que aconteceu quando foi presidente deste País, Patria Amada, Mãe Gentil...
Brasil, il, il, il, il, il, il

Com profunda tristeza

FERNANDO TROVADOR

9 comentários:

Marco Rossini disse...

pois é, fernando. nesse nosso brasil, sil, sil sil nada mais me causa espanto. o pior é que daqui a dois meses ninguem fala mais neste assunto e lula atingirá os 90% de popularidade. eu já joguei a toalha. infelizmente

Alice Rossini disse...

Fernando,

Esta sensação de falta de referências, em não ter em quem acreditar é horrível! Quando achamos que já chegamos no fundo do poço, descobrimos que o poço é maiss fundo e mais tétrico e escuro que imaginamos.

Sei que o homem transgride em todos os cantos do planeta mas, a banalização, a omissão, a impunidade que acontecem por aqui está contaminando a todos.

Sinceramente, não sei quem ou o que poderia ser feito a medio prazo pois está tudo corroído e apodrecido. A oposição não merece a menor confiança e tem um passado terrivel, também.

Amedontra-me a a mistura dos conceitos das instituições democraticas e os que a representam. O CONGRESSO NACIONAL não é corrupto e, muito menos desnecessário. NOS é que colocamos lá, pessoas indignas e venais.

Também não podemos generalizar, ainda existem os que resistem.

Como voce, estou indignada e com muita vergonha mas, vamos continuar passando valores de moralidade e ética aos nossos filhos. Do contrário, seria o caos.

Fernando Trovador disse...

Ja dizia Zeca Afonso:

Os Vampiros

“Na noite escura sob o astro mudo
Batendo as asas na noite calada
Eles vêm em bandos com pés de veludo
Chupar o sangue fresco da manada”

“Eles comem tudo, eles comem tudo
Eles comem tudo tudo e não deixam nada”

“No chão do medo tombam os vencidos
Ouvem-se gritos na noite abafada
Jazem nos fossos vítimas de um credo
Mas não se esgota o sangue da manada”

“Eles comem tudo, eles comem tudo
Eles comem tudo tudo e não deixam nada”

Albérico disse...

Maravilhoso artigo. Sério, atual, e patriótico. Excelente contribuição ao país.

Paulo Maia disse...

Simplesmente maravilhoso! É isto que está preso na garganta de muitos brasileiros. Uma vergonha! Um partido que se dizia o guardião da moralidade, hoje de mãos dadas com o que ha de mais atrazado no país, Collor, Sarney, Renan, etc. O PT está se prostituindo!!!

Agora eu quero ver a posição de Suplicy e Mercadante. Os outros ja não espero mais nada ha muito tempo!!!

O próximo evento, será a aprovação da reeleição! Porque a Ministra que estava acima do bem e do mal, ja começou a mostrar suas garras. Ou seja, o PT não tem nenhum nome que possa competir com ninguem!
Depois disso, se desmoralizou definitivamente! E pensar que eu dei meu voto a Lula...

Marco Rossini disse...

nando. zeca afonso foi mais incisivo ainda que vc para definir nossso congresso. nosso sistema político apodrecido por aqueles representantes ditos ¨do povo¨, que são eleitos pelo povo apodrecido pelos exemplos que recebem destes ¨políticos¨. é meu amigo. minha descrença com o brasil tem suas razões. é triste. muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito triste assistir o exemplo que nossos netos vão usufruir deste povo medíocre. voce ja viu que a classe estudantil não tá nem aí para o que esta acontecendo? cade a une? os diretórios das faculdades? ta tudo mamando patrocínio da petrobras para promover pseudos encontros que terminam em baladas memoráveis. é triste meu amigo. brasil, sil, sil sil sil sil.....

Penha Castro disse...

Trovador,

Voce deve ter sabido que Mercadante, uma das poucas vozes do PT a mostrar-se indignada e envergonhadoa pelos ultimos acontecimentos no Senado, voltou atras...

Ontem dormi esperançosa, hoje amanheci tão triste e envergonhada como voce.

Mas não abrirei mão de passar valores morais e éticos para meus filhos.

Vitória disse...

Este é o sentimento se todos (?) os brasileiros. Estamos numa crise moral. Não sabemos se quem é honesto é otário ou se quem é desonesto é esperto. O PT vai carregar o ônus de ter destruído os valores de um povo que ja não os tinha firmes e acreditou que "eles" iriam resgatar.

Enquanto Lula estiver dando esmolas a quem não trabalha, o prestígio dele continuará alto e a classe media, que sustenta qualquer economia, tem que aguentar a conciencia do drama que o país atravessa.

Anônimo disse...

enquanto estivermos pensando em bradar FORA SARNEY, estaremos jogando poeira em baixo do tapete. Já passou da hora de gritarmos FORA LULA, com todas as forças de nossos pulmões.