terça-feira, 3 de março de 2009

MARIA DE LOURDES

Há muitos anos atrás, quando fui à Europa pela primeira vez, conheci uma cidade na França, considerada um dos centros de peregrinação mais famosos do mundo católico: O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. A que apareceu as três criançinhas e fez “aquelas” terríveis profecias, uma delas tão grave, que está guardada, até hoje, a sete chaves no Vaticano.

Confesso que me surpreendi com a densidade da fé dos que lá estavam e, principalmente, com o impacto daquela energia nas minhas emoções. Fiquei emocionadíssima e descobri que a crença é algo que se não encontra explicação na lógica é tão necessária, seja qual for sua natureza, que o homem transcende a todos os conceitos racionais e curva-se a ela.

Anos depois, através de algumas coincidências e motivos que nada tinham a ver com fé, aliás, seria apenas um evento social onde os anfitriões nos apresentariam seus convidados, estava presente outra Maria de Lourdes.
Mais um milagre estava se engendrando nos bastidores da vida, a amizade profunda entre duas pessoas que até então, nunca tinham se encontrado.

Vocês devem estar pensando qual a ligação entre as duas Marias, a Santa e a Mulher.

Essa Maria de Lourdes, humana, arquiteta simpática e alegre, percorreu os caminhos do meu afeto e batendo todos os recordes, cravou raízes profundas no meu coração. Tornou-se a Lú que, tal qual a Santa que apareceu às criancinhas, me surpreendeu pela densidade de seu espírito, pela força do seu afeto e pela beleza da compaixão com que contempla a vida, principalmente a dos outros.

Lú é uma pessoa maravilhosamente incrível! O verde profundo e atento dos seus olhos consegue fotografar a vida em todos os tons, inclusive os escuros, mas, principalmente os claros e alegres, pois o sorriso que mora em seus lábios e o otimismo e a generosidade características marcantes da sua personalidade, não deixam que a escuridão demore mais que o necessário. Lú tem luz própria e esta luminosidade clareia até as cores sombrias que, de vez em quando, teimam nublar-lhe o espírito límpido.

Como se o mosaico de seu ser já não fosse tão diversificado e cheio de surpresas, minha amiga é velejadora! Tem até carteira de Mestre concedida pela Capitania dos Portos! Sim senhor! Domina, com competência, todas as manobras necessárias para ancorar, fazer andar, içar e arriar velas, dar aqueles nós de marinheiro e todas aquelas manobras que só os velejadores sabem e entendem o que significam. Pisciana “das boas,”é intima das águas e sabe conviver com o movimento das marés, tanto as que navega, sempre que o sol e o vento a licencia, quanto quando brincam com seus sorrisos e testam sua força. Tal qual uma linda Sereia dourada, sua voz doce e macia entoa cantos, exala encantos e chega até a encantar.

Amigas incondicionais sabemos que contamos sempre uma com a outra. Tanto para rirmos, quando falamos das nossas venturas, quanto para chorarmos nossas desventuras, todas as “segundas feiras sem lei”, numa mesinha só nossa, na Crepreria Mariposa. O certo é que de lá saímos, leves e saltitantes e, depois de um caloroso abraço e algumas roskas, sentimo-nos mais fortalecidas para enfrentamos a vida. Vidas tão diferentes na forma, mas intimamente ligadas pelos mesmos e singelos anseios. O desejo de sermos felizes, de podermos amar e sermos amadas e saber que o respeito e a profundidade do afeto que nutrimos uma pela outra, seja eterno e infinito e que dure para sempre.

Hoje estou em festa, pois o aniversário de alguém a quem se pode chamar de AMIGO, é motivo de alegria na alma e de sorrisos fáceis.

Alice Rossini

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida amiga, não sei se mereço todos os tons com que me pinta, sei apenas que lhe dedico o mais profundo afeto, daqueles que se entregam apenas a pessoas verdadeiras e especiais, como você.

Cúmplices, parceiras, confidentes e confiáveis - coisa rara entre mulheres - assim vamos construindo nossa amizade, cada vez mais firme e forte, embalada pelas conversas e adocicada pelas roskas das já célebres "segundas sem lei"!

Tenho muito a lhe agradecer - sempre! - mas especialmente hoje, pois o meu dia já começou com uma boa dose de emoção e lágrimas ao ler sua tão carinhosa mensagem. E emoção é o que nos move e motiva, como nós mesmas costumamos dizer.

Obrigada, amiga, pela sua presença em minha vida!

Maria de Lourdes

Bruna disse...

Alice, fico muito feliz em saber que apesar de longe, tem alguém cuidando com tanto carinho da coisa mais preciosa da minha vida. Faço das suas palavras as minhas, em especial quanto às características maravilhosas e especiais que fazem da minha mãe o que ela é. Repito que faço dos seus escritos os meus, pois me faltam exatamente as palavras para descrever como é tê-la como amiga e como mãe, companheira para todas as horas independentemente da distância e dos problemas. Obrigada por tudo. Bjs, Bruna