quarta-feira, 13 de maio de 2009

A “INTOLERÂNCIA” DE CRISTO



Mais uma vez a Igreja Católica, através dos seus Bispos, chama minha atenção.
Houve um encontro de 10 dias, à algumas semanas, da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), a quadragésima reunião da Entidade.

Num mundo conturbado e carente de proteção a Igreja senta-se para discutir questões internas. Fui informada dos resultados através da imprensa. Mais uma vez a instituição, que se diz porta voz dos anseios da humanidade, que se coloca na condição de ditar normas e julgar comportamentos de seus fiéis - que não são poucos - embora, com evidente diminuição do rebanho que pastoreia, não coloca como prioridade das suas preocupações, os dramas atuais que a humanidade enfrenta. Muitos e graves.

Indiferentes à desagregação das ovelhas, “assuntos internos” foram tratados e consensos reafirmados

Uma das relevantes conclusões das Eminências foi permitir que homossexuais pudessem optar pela carreira eclesiástica, desde que permaneçam celibatários. Parafraseando Dom Luis Soares Vieira: “Eles, (homossexuais) são pessoas humanas. Têm essa constituição e devem ser tratados com respeito. Agora, o que se exige do heterossexual para ser padre, se exige também do homossexual. Se ele entrar no celibato, tem que viver na castidade.”

Quanto avanço! Entretanto, o termo “homossexual”, foi excluído do documento “Diretrizes para a formação de presbíteros”, produto do encontro.

A “compaixão” da Igreja em relação ao ser humano foi mais além ou, permaneceu aquém, depende do ponto de vista. Ficou mantida a proibição de casais em segunda união de comungar, já que considera o divórcio uma “irregularidade”.

Que arbitrem sobre suas próprias “leis”, acho normal, mas dizer que um dispositivo legal, previsto em legislação específica, é irregular, parece-me uma intromissão indevida num Estado que se mantém laico.

Não vou aqui discutir o celibato, nem a aceitação de homossexuais nem a proibição da comunhão para casais divorciados (até porque a Igreja não nos dá este direito). Segue a carreira eclesiástica quem quer, como freqüentam os templos católicos quem acha que deve.

O que constato é que, mesmo quando quer ser condescendente e tolerante, a Igreja Católica discrimina. Quando se reúnem, o objetivo continua sendo a manutenção de dogmas arcaicos e desumanos, que nem eles mesmos conseguem cumprir, vide o ex Bispo, presidente do Paraguai, com sua enorme e recém descoberta prole e os terríveis casos de pedofilia, muitos dos quais reconhecidos pela Instituição. Como toda corporação que se preza, julgam a si próprios.

Em nome do que chamam de “disciplina” apartam seus membros das manifestações humanas mais básicas e naturais, discriminam e mantêm um preconceito velado por quem já é por ele vitimado, afastando-se do homem nos seus aspectos mais humanos.

Assim caminha a humanidade, sem que a “Igreja de Cristo”, como se auto define, abra uma fresta que seja das suas pesadas, bem trabalhadas e imponentes portas, para as angustias e necessidades humanas. Entretanto, suas escadarias continuam sendo cenários de chacinas e dormitórios de desvalidos.

ALICE ROSSINI

4 comentários:

Pancho disse...

Eu acho que a Igreja não deveria se meter com nada, só com almas e, quando interfere o faz erroneamente, Ser contra preservativos, falando para a África que vive um flagelo, é falta de misericórdia e caridade.
Durante a ditadura, os padres que seguiam Evangelho da Libertação e outros, fizeram o bom trabalho, mas sem o apoio do Vaticano. O padre Leonardo Boff foi condenado ao silêncio.
Acho que as igrejas, todas no mesmo saco, não deveriam interferir em assuntos laicos

Vitória Régia disse...

Oi amiga!

Voltou em alto estilo hein? Batendo forte em quem muita gente tem vontade mas, tem medo de "ir para o inferno" (risos9, conforme nos foi ameaçado durante toda nossa vida! Esses caras, que se dizem porta vozes de Deus, so se preocupam em manter seu "poder" sobre um povo ignorante e faminto que está debandando para outros cativeiros. Os templos evangélicos e outros estão aí, com sua manada deixando o que não tem, para que eles mantenham suas mansões! Só não vê quem so tem o próprio umbigo para olhar.
Muito bem! Abaixo os porta vozes de todos os preconceitos!
beijos!

Anônimo disse...

OI LINDA!

DESTE JEITO VOCE VAI ACABAR SENDO A PROXIMA EXCOMUNGADA DA IGREJA. PELO VISTO NÃO SE IMPORTA, NÉ?
ADOREI O TEXTO, DO SEU JEITO, CLARO E FORTE
BEIJOSSSS

Selene May disse...

Alice, meu bem, ideologia e sensibilidade à toda prova. beijos