sábado, 9 de maio de 2009

PORQUE GOSTO DE SER MÃE E AVÓ

As mães se sentem realizadas quando seus filhos estão felizes e são adultos independentes, trabalham e têm famílias constituídas. Eu me incluo nesta lista, mas minha felicidade é plena, completa, porque, mesmo sendo uma anciã;

- reúno-me com meus filhos para estudar Filosofia;

- recebo como presente o livro Discurso do Método de Descartes com dedicatória que traduz, além de afeto, o “privilégio de percorrer este caminho juntas;”

- recebo um telefonema, às 10 horas, de um dia “chamado útil” para ouvir o poema Ismália e um trecho de Ferreira Gullar

-e o telefonema da neta com declarações de amor;

- recebo, ainda, pedidos para marcar consultas médicas, tirar dúvidas de Português ou pedir indicações para conserto de fogão;

- sou chamada para compor a “comissão familiar” para discutir textos de convites de formaturas;

- recebo convites para sair a fim de comprar o perfume preferido, o sapato falado há dias ou somente para espairecer;

-seleciono crônicas, artigos, notícias, indicações e incentivo a leitura, exortações sobre a responsabilidade com o estudo, para distribuir entre eles;

- andar de “carona” com os netos;

- desfilar nos shoppings, de mãos dadas, recebendo beijos da neta, sem nenhum constrangimento da “idosa companhia”;

- ouvir textos com pedidos de análise e correções e tantos outros motivos que poderia aqui descrever.

O que me importa, o que me alenta é sentir que faço parte do mundo dos meus entes queridos. Sou aceita, chamada e continuarei a ter uma atuação proativa, procurando mudar situações, colaborando, repensando atitudes, aprendendo, ensinando e contribuindo para, através deles, melhorar o mundo, sem a cômoda posição da “revolta do sofá”, quando se ouve as mazelas do mundo pela TV, faz-se o discurso, mas nenhum ato positivo.

O que espero é que meus filhos e netos continuem a jogar pétalas da flor chamada FELICIDADE sobre o meu cotidiano para que eu sinta que “Viver valeu a pena”

LUCIA ARAUJO

5 comentários:

IZABEL disse...

Mainha,
lindo o seu texto... Será um texto, ou um testemunho de VIDA? Vida vivida com ética, sabedoria, acolhimento, respeito, resignação, cumplicidade e mais que tudo – AMOR!

Você é uma guerreira! Este texto revela a forma como você trilhou o seu caminho, chegando ao ápice da sua existência de forma tão presente e amada por todos aqueles que te cercam.

Te agradeço por ser uma referência em nossas vidas!

Te amo,
Bel

Ana Clara disse...

Ai, como minha v'o 'e linda!!

Eu pensei em escrever um texto no meu blog sobre a importancia das mulheres de nossa familia na minha vida. Queria que todos soubessem o quanto eu me orgulho da forca, da inteligencia, do carater maravilhoso que todas elas t^em. Agora me deparo com esse texto simples e maravilhoso de minha vo, com referencias a mim, a meus irmaos (primos), a meus tios e a minha mae e fico feliz de saber que todo meu orgulho nao 'e em vao!

Amo voces, mulheres da minha vida, me orgulho bastante de fazer parte desse cl~a, e espero fazer jus um dia, ou so chegar perto do que todas voces sao: uma sintese de inteligencia, sabedoria, etica, solidariedade, muito amor pra dar... Grandes maes de todos n'os!

Vitória Régia disse...

Lucia,

Quando tiver sua idade,quero ser assim, como a senhora. Útil, participativa e moderna. Agora eu descobri, em detalhes, o porque Alice lhe admira tanto! Aliás, seu gen é muito forte, viu?
Alice, descobri seu "segredo"...rsrsrs
Tenho certeza que seu dia ontem foi ótimo
Beijos

Selene May disse...

lúcia é realmente uma sábia!!!
beijos para voces. Parabens!!!!!

Unknown disse...

Poxa, Alice, fiquei com uma vontade enorme de conhecer sua mae! Muito bonito o texto.