sábado, 30 de maio de 2009

IDAS E VINDAS

Longe de mim querer me igualar em talento e habilidade aqueles que aqui depositam seus textos para apreciação e deleite geral. Nao sou escritor nem fui educado para tão sublime e maravilhosa tarefa, mas, de vez em quando, sinto uma necessidade quase dolorosa de dar liberdade à pena, ou neste caso mais preciso, aos dedos, para que eles viajem pelo teclado do computador, traduzindo em palavras o que ocupa a minha mente no momento. Assim, aqui e ali vou depositando minhas ideias e sentimentos sobre tudo e sobre nada, isto, enquanto a gentileza da minha amiga Alice me permitir.

Sobre o que eu escrevo? Escrevo sobre coisas que me afligem, perturbam, alegram e/ou me entristecem. Brinco de escritor ou editorialista, falando sobre coisas simples ou complicadas, de fácil entendimento ou, pelo contrario, só entendidas por mim mesmo. Coisas ambiguas, complementares ou não, podem ser extremamente intensas ou ao contrario, bem “light” - desculpem o americanismo mas achei que ficava mais chic .

Enfim, coisas como os paragrafos que se seguem:

I- Até agora ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre o porquê do nosso querido Presidente vestir uma camisa vermelha cada vez que vai visitar o “POVO”. Ponho a palavra entre aspas porque para ele, e segundo o que se deduz dos seus tão interessantes e inteligentes discursos, "Povo" são os que não vivem em Brasilia, Rio ou Sao Paulo, com ABC incluído.


A camisa vermelha so pode ter sido presente de Hugo Chavez. A cor vermelha era a cor representativa do socialismo de estado. No passado, ser vermelho e barbudo era ser socialista, vanguardista, revolucionario. O azul ou verde definia o direitista, capitalista reacionario.
Aqui fica a minha dúvida. Por que uma camisa vermelha? Que vantagem eleitoral tem essa cor no contexto das inundações do Piauí ou do Amazonas, ou até nos deslizamentos na nossa querida Salvador?
Duas coisas são claras para mim. Primeiro, a cor dessa camisa é de um mau gosto inegável se levarmos em consideração o uso da mesma com calça de tergal. Vermelho com cinza escuro não "pegam". Por favor, estilistas de plantão, me ajudem nesta. Estarei errado?
A segunda coisa é que o Lula tem que se definir. Ou assume o seu socialismo acadêmico com o qual se deu a conhecer desde seus primordios de sindicalista atraindo tantos membros da classe media, incluindo eu mesmo, ou assume o capitalismo aberto que tem exercido o seu governo.
Neste momento, ele e uma das duas coisas abaixo, só não sei qual:
O Presidente Capilista mais socialista da historia, ou, O Presidente Socialista mas Capitalista da historia.
Só no Brasil, Capitalismo e Socialismo poderiam conviver numa relação tão intensa, quase sexual eu diria. Que beleza!
Seja o que for, deixemos os rotulismos de parte no que respeita a economia, e vamos seguir como estamos para não “mudar o time que está ganhando”.
No que respeita a camisa, por favor! Nem tem conteudo político nem estético nem eleitoral. Enfim, não entendo!
Ou será que é estratégia para agradar ao MST?

II- Detesto assistir a discussões acaloradas sobre religião. Evito participar delas sempre que posso. Foi meu destino viver em diversos países do mundo, de forma que contactei e vivi ombro a ombro com crenças diferentes e formas diferentes de ver a vida sob o ponto de vista religioso. Mas, uma coisa ficou clara: a Fé é o combustível de todas as crenças, sejam divinas ou não.
Aliás, a fé e o único elo em comum entre ateus e religiosos. Se os religiosos têm fé em seus deuses, os ateus têm uma fé ferrenha de que não há deus nenhum... Interessante isso.
Por conseguinte, em tudo o que me proponho fazer na vida, coloco a fé como alavanca para alcançar o meu objetivo. A fé como ferramenta de persistência é de uma eficiência inegável. Use a fé como aliada e sempre se dará bem.

III- Por que será que há tanta discussão sobre quem vai controlar a CPI da Petrobras? Por que o Governo está tão empenhado em não deixar os brasileiros saberem como a Petrobras faz, para esconder o astronômico lucro que tem com os combustiveis vendidos no mercado nacional? Por que nós temos que pagar por uma gasolina tão cara quando já somos, (ou sera que não?) auto-suficientes em petróleo? E mais, para onde vai todo esse lucro?
O que é que os politicos sabem que nós não sabemos?

IV-Precisamos, urgentemente, de indicações sobre o paradeiro da bruxa que lançou tão poderosas pragas contra o meu Fluminense. Necessitamos de outras ajudas ainda mais poderosas para sairmos desta situação vergonhosa e frustrante.
Em caso positivo, por favor, contactar o Sr. Carlos Alberto Parreia e toda a turma que trabalha com ele, incluindo jogadores, o presidente do clube das Laranjeiras e, porque não, a torcida. Todo o mundo tem que tomar um banho de folhas.

V- Dentro de poucas semanas vou cumprir 33 anos de casado. Mais 2 anos de namoro e mais os anos de coleguinha desde o jardim de infância atá o primeiro do cientifico, quase sempre na mesma sala, sao 47 dos 54 anos que tenho de vida, ou seja ,em 87% de toda a minha vida tenho repartido os meus dias, minhas emoções e meus sentimentos com mesma Mulher.
Eu facilito as contas para vocês. Casamos-nos e, ainda não havíamos completado 21.
Se eu fosse um matemático louco por estatistica e determinasse uma data específica, diria que nos estamos descobrindo há exatos 46 anos, 10 meses, 13 dias e algumas horas, até o momento em que escrevo estas linhas. Não sou matemático, mas sou muito apaixonado!

Em nenhum desdes anos, meses, dias e horas, eu deixei de descobrir algo novo e absolutamente maravilhoso na mulher com quem eu tenho rapartido todo este tempo, e com isso, me tenho tornado um ser humano mais feliz, mais rico espiritualmente, mais amigo, mais pai, mais amante, mais cúmplice, mais sereno, enfim muito melhor homem a cada dia que passa.

Aí, se me permitem os filósofos, que entra a grande questão: O que é mais gratificante, a felicidade ou a luta e o sacrificio para mante-la viva? Se estas duas coisas têm relação entre si, eu diria que 99% dos casamentos se desfazem por preguiça. Preguiça em lutar para criar uma relação feliz. Preguiça em lutar pelo que se tem e pelo que vem em beneficio de algo que nos parece mais saboroso e diferente. A diferença entre A e B não deveria ser motivo de separação entre duas pessoas já que, quando há luta por manter uma relação, uma pessoa pode ser quantas quiser. Se isso ajudar a consolidar a relação, logo, A pode muito bem ser igual a B ou B ser igual a A.
Espero que tenham entendido o que quis dizer. Se não entenderam, basta saberem o quanto sou feliz em estar com a mesma pessoa há 47 anos. Assim, fica fácil o entendimento
No próximo dia dos namorados não vamos estar juntos fisicamente, entretanto, mais do que nunca (eta Faustão!) estaremos unidos! Não tem sido fácil o caminho até chegarmos aqui, mas, quem quer coisas faceis? Eu repetiria tudo outra vez, e em dobro, se isso fosse necessario para duplicar ainda mais o prazer que é viver ao lado da minha Mulher.
Mais ainda, se eu pudesse voltar para trás numa máquina do tempo, repetiria tudo igualzinho...e sempre contigo, meu amor.

Desculpem se fui piegas, mas meu amor falou mais alto que minhas aspirações literárias

FERNANDO - O Trovador

3 comentários:

Selene May disse...

Que felicidade, esta união!
Será que a distância (que entendi frequente) colaborou para o enamoramento?

Mariana disse...

Alice, esta foi a declaração de amor mais convincente que ja vi na vida!!! O cara conhece a mulher ha 47 anos e ainda fala dela desta forma!? Pensei que estas coisas so existissem em novela!

E ainda se preocupa com a cor da camisa de LULA!!!

Anônimo disse...

Selene May:
Estou preparando um texto onde pretendo contar o que deu certo para nos. Essa certamente nao foi um dos factores

Mariana
Nao me preocupo, acho gozado e sem nexo. O resto e verdade sim e nao e novela, embora, ate pareca, inclusive a nos mesmos.

Jinhos do
Trovador